Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 11/01/2017

Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: alcançam as cidades

 

Como em todo período eclesiástico, o Colégio Episcopal determina os subtemas que serão trabalhadas por todas as Regiões Eclesiásticas no decorrer do ano. Para 2017, a Igreja Metodista no Brasil segue o tema "Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: alcançam as cidades", conforme publicado no Plano Nacional Missionário

 

A mudança de quinquênio não trouxe alteração para as Ênfases Missionárias da Igreja Metodista, mantendo todos os textos, inclusive o da sexta ênfase, que fala sobre promover maior comprometimento e resposta da Igreja ao clamor do Desafio Urbano. "Reafirmamos para o novo período eclesiástico, as seis ênfases já priorizadas pelo Colégio Episcopal. Essas ênfases são pedagógicas, estabelecendo prioridades em função da abrangência das ações missionárias que, conjugadas, colaboram para a implementação do PNM. Elas estão perfeitamente em consonância com a nossa visão de missão contida nos nossos documentos", afirma o documento.

 

Confira como o Plano para Vida e Missão da Igreja (PVMI) apresenta a ênfase em questão: 

 

"O PVMI (Plano para Vida e Missão da Igreja) desafia a Igreja a fazer uma leitura de conjuntura e, igualmente, estar atenta aos sinais dos tempos, a fim de que a mensagem do Evangelho tenha ressonância prática no momento histórico que vivemos. A questão urbana é de extrema importância, pois os indicadores apontam que mais de 80% da população brasileira concentra-se nas áreas urbanas. Isto significa que o Brasil, hoje, tem a sua configuração mais urbana do que rural, e isto é um fenômeno irreversível.

 

Sem dúvida, a concentração urbana traz no seu bojo os mais variados problemas estruturais e, consequentemente, sociais. Grandes problemas afetam a população urbana em setores essenciais, como por exemplo saúde, educação, emprego, habitação e transporte. A dignidade do ser humano, cada dia mais, é ameaçada pela violência estrutural, conjuntural e pessoal, presente nas diversas esferas deste contexto.

 

O Brasil experimenta “na pele” as rachaduras de um sistema excludente e sem acesso aos bens fundamentais para uma sobrevivência digna, em consonância com os valores do Reino de Deus."

 

O documento ainda trabalha os objetivos da ênfase e traz sugestões de ações que podem ser desenvolvidas nas igrejas no decorrer do ano. 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PNM NA ÍNTEGRA EM PDF.

 

Logotipo

 

Em nosso site você pode fazer download gratuito do logotipo da ênfase de 2017, em alta qualidade. A imagem pode ser aplicada livremente em sites locais e regionais, redes sociais e peças produzidas para divulgação de eventos da Igreja Metodista no Brasil, contanto que não sofra alteração. Clique na imagem ao lado para fazer o download. 


Posts relacionados

Liturgia, Destaques Nacionais, Pastoral dos Direitos Humanos, por José Geraldo Magalhães

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja material de apoio para refletir e celebrar!

Em momentos de crise social, aumento da percepção da criminalidade, impunidade e injustiça, não poucas vezes a população de um país recorre a soluções populistas e demagógicas, cujos efeitos nunca trazem os benefícios prometidos. Veja arquivos disponbíveis para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças abre incrições para encontro nacional

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista em parceria com a Faculdade de Teologia (Fateo) realizam o 23º Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças entre os dias 25 a 27 de setembro. O encontro será em São Bernardo do Campo nas depedendências da Fateo e as inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Dia do pastor e da pastora: 2º Domingo de abril. Não deixe de abençoá-los!

A Igreja Metodista celebra o Dia do Pastor e da Pastora no 2º domingo de abril. Não deixe de orar por seu(a) pastor(a)!