Publicado por Sara de Paula em Geral - 29/12/2016

Plano Nacional Missionário 2017-2021

 
 
O Plano Nacional Missionário para o período de 2017-2021 já está disponível para download. Nesse espaço, você pode baixar gratuitamente o seu exemplar, e entender as ênfases e prioridades da ação missionária da Igreja Metodista no Brasil para o próximo quinquênio. Confira abaixo um trecho da introdução do material.
 
 
 
O Plano Nacional Missionário (PNM) compreende as bases, ênfases e prioridades da ação missionária da Igreja. O fortalecimento das ênfases missionárias contidas neste PNM possibilitará, sob a graça de Deus, dar continuidade as ações da nossa Igreja.
 
Nossa dinâmica é conciliar, episcopal e conexional, cujo movimento deve caminhar a partir de uma perspectiva teológica, como bem apontou o relatório do Colégio Episcopal ao 15º Concílio Geral: “precisamos de uma pneumatologia (doutrina do Espírito Santo) profética, crítica e transformadora da realidade brasileira; carismática (vivida na sua diversidade dos dons, ministérios e serviços concedidos pelo Espírito Santo, livremente, a todos os crentes), comunitária (o povo sobrepondo à máquina burocrática e às lideranças personalistas) e missionária (voltada para fora da instituição metodista em direção ao povo brasileiro)”.
 
Um novo conceito de planejamento surgiu na vida da Igreja Metodista a partir da elaboração dos chamados Planos Quadrienais de 1974 e 1978. No ano do Jubileu de Ouro da Autonomia da Igreja Metodista (1981) foi realizada uma consulta nacional com o objetivo de identificar os desafios para a tarefa missionária, em termos de vida, missão, identidade, testemunho e serviço à luz do compromisso da Igreja com a realidade do povo brasileiro.
 
Como resultado dessa consulta foi construído o Plano para Vida e Missão da Igreja (PVMI), posteriormente aprovado no 12º Concílio Geral da Igreja Metodista. Este documento passou a ser, ao lado de outros, um referencial da nossa prática missionária e tem inspirado cada Concílio Geral a aprovar um PNM, a fim de orientar nossas Igrejas, suas lideranças, bem como todo o povo chamado metodista à missão, no exercício dos dons e ministérios, na perspectiva de um discipulado santificador e transformador.
 
 
 
Clique no botão abaixo para fazer o download do documento na íntegra.
 
 
 

 

Assista abaixo ao vídeo da apresentação do Plano Nacional Missionário 2017. O evento aconteceu no dia 1 de abril de 2017 na Faculdade de Teologia (FaTeo) Metodista, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Apresentação realizada pelo Rev. Nicanor Lopes no encontro de Pessoas de Referência da área nacional da Igreja Metodista no Brasil. 
 


Tags: PNM


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Época de cheias deixam desabrigados no Rio Grande do Sul

Confira como a Igreja Metodista se mobiliza para ajudar os moradores da cidade

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães