Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Discipulado - 13/09/2014
Sete oficinas de capacitação são oferecidas durante o Encontro Nacional de Discipulado e Missão!

Os 667 participantes do Encontro Nacional de Discipulado e Missão da Igreja Metodista foram distribuídos em seis oficinas no evento. O pastor Danilo Figueira, de Ribeirão Preto (SP) que palestrou sobre "Novas Formas de Evangelismo" afirma que, todo convertido pode ser usado para o reino, basta que ele esteja comprometido.
"Às vezes preparamos demais as pessoas para evangelizar e perdemos a paixão que ela tinha por Cristo nos primeiros meses de conversão", destacou Figueira. Já a curitibana Laíze Porto Alegre defende uma base sólida para que a pessoa possa crescer com segurança, mas entende que a Igreja precisa de novas estratégias para alcançar vidas. "Essa oficina muda minha visão de como devemos trabalhar com as pessoas", declarou.
A gaúcha de Caxias do Sul Roberta Machado fez a oficina "Discipulado como estilo de vida", ministrada pelo bispo Adonias Pereira do Lago. Líder de um pequeno grupo, a jovem declarou que participar deste workshop a trouxe de volta ao foco. "Além de acrescentar muito à minha vida enquanto discipuladora, aprendi muito. Discipulado é o que vai manter a nossa Igreja viva. Realmente um estilo de vida que adotei".
Durante todo o encontro serão oferecidas sete oficinas na sexta-feira e sábado. Os participantes inscritos puderam se inscrever até quatro delas conforme abaixo.
• Discipulado como estilo de vida.
• Como desenvolver líderes para grupos de discipulado.
• Como cuidar do fruto.
• Repensando o discipulado depois de dez anos.
• Parcerias e levantamento de recursos.
• Crescimento e plantação de igrejas.
• Novas formas de evangelismo.

"Vivemos realidades muito semelhantes, como tráfico de drogas, roubo, e estar no meio dessas pessoas, num primeiro momento é assustador, mas é necessário e vital. Se a Igreja não for em atrás de jovens e pessoas comprometidas com o reino, ela irá morrer. Precisamos buscar em Deus nosso sustento, nossa segurança, e amar essas pessoas. É somente através do amor que conquistaremos essas vidas para o Senhor".
Para quem já está com a metodologia do discipulado implantado na Igreja, o encontro ofereceu uma oficina específica: "Repensando o discipulado depois de dez anos" ministrada pela pastora da Quarta Região Eclesiástica, Rosangela Donato. De acordo com Eunice Simão, do Rio de Janeiro/RJ, a maior dificuldade é como permanecer na visão em grandes centros e a resposta está no início de tudo.
"Se nossos bispos estiverem totalmente nesta visão e todos os nossos pastores forem conquistados e acompanhados, liderados, ministrados e discipulados, eles saberão que o caminhar, cair, levantar continuar, e prosperar fazem parte do processo. Se a nossa base for forte, todos nós seremos fortes", destacou Eunice.
O pastor acadêmico, Jhonatan Cândido, pastor acadêmico e o pastor Willian de Melo de São Paulo participaram da oficina "Parcerias e levantamento de recursos". "Bispo João Carlos Lopes fez uma oficina de motivação aos participantes", declarou Willian. Já Jhonatan afirmou que foi um aprendizado para o futuro daqueles que querem seguir a carreira ministerial.
O Encontro Nacional de Discipulado e Missão da Igreja Metodista começou na noite de quinta-feira, dia 11, e segue até sábado à noite em Curitiba/PR. Há representação de todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias no evento.
Christianne Machiavelli
Veja também:
Álbum de fotos em alta resolução do encontro - Uso permitido com os devidos créditos dos fotógrafos (os créditos estão nas legendas das fotos)
Tags: discipulado
Posts relacionados
Diálogo em tempos de crise | Distanciamento social, crise, e valorização da vida
No episódio de hoje da série Diálogo em tempos de crise, você confere reflexões sobre a missão em tempos de distanciamento social, os desafios ad crise no Brasil e América Latina, e a importância da valorização da vida humana. Confira!
Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti
Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós.
Câmara Nacional de Discipulado se reúne em Belo Horizonte
Representantes da Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista está reunida em Belo Horizonte/MG. O encontro com a liderança iniciou dia 12 e termina nessa quinta-feira (14). O pr. Paulo Mazoni da Igreja Batista Central de Belo Horizonte participou dia 11 onde compartilhou as experiências vivenciadas nas áreas de discipulado e células.
Expositor Cristão terá 30 mil exemplares em junho
Jornal também vai ganhar novo visual e melhor distribuição pelo Brasil