Publicado por José Geraldo Magalhães em Discipulado, Destaques Nacionais - 12/09/2014

Renovação da Igreja: Jerusalém até os confins da terra é tema do segundo dia do Encontro Nacional de Discipulado

Quase 700 metodistas reunidos em Curitiba com um único propósito: aprender um pouco mais sobre discipulado. No segundo dia do Encontro Nacional de Discipulado e Missão da Igreja Metodista o preletor da manhã foi do coordenador internacional do Global Kingdom Partnerships Network (GKPN), pastor Elias Dantas que abordou sobre a importância da renovação da Igreja e dos desafios na atualidade. “Quando os confins da terra são alcançados está na hora de voltar a Jerusalém porque o evangelho é dinâmico”, disse.
 
De acordo com o pastor, um dos grandes desafios é o tribalismo. “É a melhor maneira de evangelizar alguém porque a pessoa quer aprender outra língua para entender o que os outros estão falando”, afirmou citando a importância de criar os grupos homogêneos que falem a mesma língua, por exemplo, advogados, professores entre outros.
 
Outro desafio mencionado por Dantas foi o ciclo da vida com o ciclo da vida congregacional. Na explicação do ciclo congregacional a Igreja passa por quatro etapas: visão, inclusão, programas e administração. 
 
“O ‘volante’ nas igrejas mais maduras são: relacionamentos, programas, visão e administração. A pergunta é: quem está no volante de sua Igreja?”, indagou o pastor. A grande pergunta é saber o como fazer. Ao aparecer um modelo novo, as pessoas “pulam nele”. Segundo o preletor a pergunta mais importante é saber o por quê que irá definir “o quê fazer”. Quando essa mecânica é bem articulada, a igreja caminha na graça de Deus porque entende o DNA cristão”.
 
A pergunta “por quê missões?” também foi indaga pelo preletor que apontou alguns caminhos teológicos em Gn 3.9 (Deus que busca); At 1.8 e 9.31 (Jope) a implicância no sacerdócio de todos os crentes I Pd 2.9 -2.5 (pedras vivas) e concluiu dizendo que a única maneira de manter o foco correto. “Sem auto promoção ou auto flagelamento”. 
 
Representação - o encontro está com uma representatividade de todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias. São 667 pessoas que vieram de Norte a Sul do país em busca de capacitação.
 
1ª Região - 100
2ª Região 70
3ª Região 72
4ª Região 62
5ª Região 76
6ª Região 202
Remne 9
Rema 70
Total de participantes 667 pessoas
 
 
AGENDA DO DIA 12 
11h30 - Workshops
Bispo Adonias Pereira do Lago - Discipulado como estilo de vida.
Pra. Rosangela Donato - Repensando o discipulado depois de dez anos.
Bispo João Carlos Lopes - Parcerias e levantamento de recursos.
Pr. César Sitta - Crescimento e plantação de igrejas.
Pr. Danilo Figueira - Novas formas de evangelismo
Pr. Ubiratan Silva - Como desenvolver líderes para grupos de discipulado.
13h - Almoço
15h - Workshops
Pr. Ewander Macedo - Discipulado como estilo de vida.
Pr. Elias Dantas - Como desenvolver líderes para grupos de discipulado.
Pr. José Odilon Vergara - Como cuidar do fruto.
Pra. Carla Alves - Repensando o discipulado depois de dez anos.
Pr. Carlito Paes - Parcerias e levantamento de recursos.
Pr. Paulo de Tarso Pontes - Crescimento e plantação de igrejas.
Pr. Jonas Barreto - Novas formas de evangelismo.
16h30 - Intervalo
19h30 - Culto - Canal da Música - R. Júlio Perneta, 695, Mercês.
Palavra de Acolhida: Bispo João Carlos Lopes
Dirigente: Pr. Luis Carlos Lima Araújo
Louvor: Nelson Junker Jr.
Pregador: Pr. Daniel Ho

Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Coordenação Geral de Ação Missionária inicia reunião extraordinária para ouvir a Câmara de Finanças

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), iniciou uma reunião extraordinária no início da noite dessa sexta-feira (26), nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O motivo do encontro já havia sido agendado na reunião anterior  no final de maio. O órgão que decide no interregno do Conscílio Geral quer  ouvir a Câmara de Finanças do Conselho Superior de Administração (Consad). O objetivo é entender e estudar as realidades enfrentadas pelas instituições metodistas frente ao cenário econômico no Brasil.

Social, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Equipe nacional do projeto Sombra e Água Fresca realiza a última reunião de 2014

Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista está reunida hoje (13), nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo. A pauta da reunião consiste em avaliar o projeto nível nacional, apresentar relatórios de atividades desenvolvidas durante o ano, parcerias missionárias captação de recursos e elaboração de projetos entre outros. A reunião termina no final da noite de hoje.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Missionária, por Herbert

Discipulado é o tema do Expositor Cristão de setembro

Conheça as bases do discipulado na Igreja Metodista e saiba como esse modo de ser igreja tem fortalecido relacionamentos e ajudado a consolidar o processo de expansão missionária!

Missionária, Expansão Missionária, Discipulado, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista se reúnem em São Paulo

Colégio Episcopal da Igreja Metodista está reunido em São Paulo para discutir assuntos administrativos e sobre a missão da Igreja. Veja os detalhes!