Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Saiu regulamento da ordem diaconal

Ordem Diaconal foi regulamentada

Em sua reunião de novembro o Colégio Episcopal aprovou o Regulamento da Ordem Diaconal.

Antes do 18º Concílio Geral aconteceu um Fórum sobre a Ordem Diaconal, que gerou documentos definindo a missão desta ordem na Igreja Metodista. O Concílio elegeu um grupo de trabalho que encaminhou ao Colégio Episcopal a proposta de Regulamento da Ordem Diaconal.

Os Cânones assim definem a ordem: "Ordem Diaconal é a categoria eclesiástica leiga, na qual a Igreja Metodista, com a autoridade e direção do Espírito Santo, acolhe, em nome de Deus, pessoas que ela reconhece vocacionadas para a prestação de ministérios especiais, reconhecidos pela Igreja, sem distinção de sexo, consagrando-as e ordenando-as para o desempenho da Missão."(Cânones 2007, art. 16)

Os Cânones (art. 19) estabelecem os seguintes deveres e direitos para os membros da Ordem Diaconal: Os deveres e direitos do membro da Ordem Diaconal são os seguintes: I - pôr-se à disposição do Bispo ou Bispa presidente para prestação de serviço não pastoral; II - cumprir as obrigações inerentes à sua nomeação; III - receber subsídio quando nomeado com ônus; IV - gozar vitaliciedade na ordem, respeitados os dispositivos canônicos; V - gozar de todos os direitos de membro leigo da Igreja; VI - desligar-se, voluntariamente, da ordem; VII - ser membro do Concílio Regional, quando eleito. Parágrafo único. O membro da Ordem Diaconal não exerce funções pastorais.

Conforme o Regulamento aprovado a Ordem se organizará em dois níveis de colegiados. No nível nacional é estruturada de forma confederada e governo colegiado, constituído pelos presidentes dos Conselhos Diaconais Regionais, denominada "Confederação da Ordem Diaconal". No nível regional é estruturada na forma de Assembléia Diaconal e Conselho Diaconal. A Confederação da Ordem Diaconal é subordinada ao Colégio Episcopal, enquanto a Assembléia Diaconal e o Conselho Diaconal são subordinados ao/à Bispo/a Presidente da Região.

São funções e atividades do (a) diácono e diaconisa: exercer ministério de serviço, no relacionamento da Igreja com o mundo e suas necessidades; atuar no ensino e, quando necessário, na proclamação da Palavra; auxiliar na ministração dos sacramentos; atuar na formação de pessoas; apoiar todas as iniciativas que preservem e valorizem a vida humana.O/A Diácono(isa) está vinculado(a) aos serviços da Igreja em todas as áreas ministeriais.

Clique aqui  para ver  Regulamento da Ordem Diaconal na íntegra (Documento em PDF). Agora se inicia o tempo do chamado, capacitação e ordenação desta Ordem, que renasce na Igreja de Dons e Ministérios.

Bispo Stanley Moraes

Secretário Executivo do Colégio Episcopal

VEJA TAMBÉM:

Uma entrevista com a diaconisa Jane Blackburn. Ela fala sobre os desafios do ministério diaconal.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães