Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 02/06/2014

Reflexão: Copa do Mundo - Ópio do Povo?

fonte: Pra. Gladys Barbosa Gama / 
Agente da Pastoral Universitária e Escolar da Umesp
 
O texto do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses nos incentiva a ler, assistir e conhecer de tudo um pouco, mas reter apenas o que é bom. O cristão ou a cristã tem que ser uma pessoa bem informada, e principalmente atualizada com o que está à sua volta. Precisa inteirar-se das novidades tecnológicas, da política, do esporte, da ciência, enfim, de todos os assuntos da vida. 
 
O próprio Jesus pediu ao Pai que não tirasse os/as Seus/as do mundo, mas sim que os/as livrasse do mal. O lugar do/da cristão/ã é no mundo para ser fermento, sal e para transmitir a mensagem da cruz para todos/as. Quando nos informamos, sabemos como fazer e saberemos, com certeza, a melhor linguagem para falarmos das verdades do Reino de Deus.
 
Quando examinamos tudo, é preciso ter os olhos críticos e muito atentos para reter o que é bom. É necessário atenção para não sermos influenciados/as e levados/as por ventos de doutrina. Todo cuidado é pouco para não sermos enganados/as pela mídia ou por aqueles e aquelas que desejam ocultar fatos e acontecimentos de maior importância. 
 
Por exemplo, neste ano, o assunto mais comentado até o momento é futebol. A Copa do Mundo parece ser o tema mais importante em nosso país. Em todas as rodas de conversas falam-se da Copa, dos estádios feitos (quase feitos), dos jogadores convocados e outros tais referentes ao mesmo assunto. O tema tem permeado os pensamentos de todos/as e de cada um/a neste país. 
 
A Copa do Mundo ocupa boa parte dos noticiários e das propagandas. Seja o produto que for, tem a Copa como pano de fundo e as cores verde e amarelo. Será mesmo que esse é o assunto mais importante? Problemas de nosso país como saúde, educação, transporte, habitação e segurança já foram resolvidos? E as eleições deste ano? Também estamos atentos para elas?
 
Como cristãos e cristãs estamos utilizando o critério que o apóstolo Paulo nos ensinou ou estamos sendo levados/as pela enxurrada de sons e imagens e nos esquecendo de examinar e reter o que é bom?
 
Não estou dizendo que não devemos falar, assistir ou participar de alguma forma desse grande evento em nosso país. O que quero chamar a atenção é para o nosso papel enquanto igreja neste momento. É só falar de futebol ou é também olhar para as demais questões que afligem nosso país e que merecem também nossa atenção?
 
Como igreja, você tem falado mais de futebol ou de assuntos como eleições, falta de água no sudeste do país, corrupção na Petrobrás, CPI sendo instalada, violência tirando a vida de inocentes, drogas assolando nossas casas, famílias sendo destruídas, trabalho infantil, pedofilia, homofobia e crimes pela internet?
 
O apóstolo Paulo nos chama a examinar tudo e reter o que é bom. Não se deixe levar apenas pelo o que todos/as falam, mas fale de tudo para que se possa reter o que é bom e principalmente, para que possamos fazer Cristo conhecido e para que a história de nosso país seja mudada. Não permita ser enganado/a pela mídia. Não permita que o futebol impeça a compreensão da realidade.
 
A Copa do Mundo no Brasil deve ser lazer e esporte e não um evento que nos distancia da realidade e do verdadeiro trabalho: falar de Cristo a todo povo. 
 
Veja também:
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!
 

Tags: Copa do Mundo, Expositor Cristão,


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Comunicação

Edição de Setembro do Expositor Cristão

  Confira a edição de setembro do Jornal Expositor Cristão!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão recebe Prêmio Areté de melhor jornal

O dia 12 de agosto vai ficar marcado na história da Igreja Metodista. O jornal Expositor Cristão foi eleito o melhor jornal evangélico do Brasil! 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais

Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. 

Intercessão, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Missão de interceder!

Interceder é estender as cordas da oração na direção de mulheres, homens e projetos nos quais queremos ver a intervenção divina. fonte: Soraya de Lima Junker  / 

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Liturgia: As cores do tempo da graça

A pregação do Evangelho é tanto mais eficaz quanto melhor for a comunicação da Igreja. Comunicação é mais do que discurso, pois se dá no nível verbal e no nível não-verbal. Luiz Carlos Ramos / 

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Meio ambiente: papel intransferível da Igreja

Mesmo quem não mora na cidade de São Paulo/SP, sente-se também preocupado/a com a diminuição contínua dos níveis de água dos reservatórios que abastecem a maior cidade brasileira. Não é somente o risco de racionamento que perturba a muitos de nós, mas acima de tudo, as causas da falta de água. fonte: Pr. Levy da Costa Bastos / 

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Filme NOÉ: crítica e reflexão

Fica claro que o filme não é fiel à narrativa bíblica de Noé. Todavia, também é muito claro que os diretores não possuem nenhum compromisso em expor as Escrituras com fidelidade