Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Jovens, Mídia, Geral - 02/06/2014

Igreja em Campo na Copa

fonte: Renato de Oliveira / 
Ex-presidente da Confederação Metodista de Jovens
 
Foto: Henrique Moraes
A Copa do Mundo no Brasil é esperada pelas pessoas que querem que o evento seja um sucesso, uma festa, que seja uma alegria para a nação, mas também, é aguardada pelas pessoas que querem aproveitar para fazer os manifestos, pelas que querem que o mundo realmente veja a realidade do país, pelas que querem mostrar que o Brasil não é apenas o país do futebol, mas também o país da pobreza, da violência, da corrupção, da desigualdade social, do baixo índice de desenvolvimento humano, do tráfico de drogas. 
 
Cá entre nós, realmente esse evento vai mostrar as mazelas do país, queiramos ou não. Se houver manifestações e protestos, certamente elas demonstrarão que o país investe mais em festa do que em saúde pública e educação, por exemplo. Além das denúncias internas, o Brasil também está sendo criticado internacionalmente, principalmente pela falta de estrutura e planejamento das ações de mobilidade do evento, e é o próprio país que está fornecendo os motivos para isso. O fato dos governantes deixarem as coisas para a última hora, acaba piorando tudo. Esse tem sido o cotidiano dos noticiários de todo o país. A frase “Imagine na Copa” já está na boca de todo mundo.
 
Ocorrendo os protestos e manifestações, torço para que sejam para provocar realmente uma mudança de postura nos governos estaduais e federal, e também no povo que os elege. 
 
Mas, para nós, esta será uma oportunidade rica que teremos de impactar as pessoas. Que momento maravilhoso teremos para mostrar que Jesus é a solução dos males deste mundo. No ano passado, tivemos as manifestações e protestos populares, que se iniciaram com a decisão do aumento dos vinte centavos do transporte público, os quais atingiram grandes proporções e reivindicações do povo. Mas, notaram que foi uma oportunidade perdida no meio evangélico? Muitos de nós também foram às ruas (e era para ir mesmo), participaram das passeatas, reivindicaram justiça, mas me parece que deixamos de ser contundentes no sentido de manifestar que a solução para os problemas da sociedade é Cristo. É pela falta Dele, que há tantas crises em nosso país.
 
No entanto, temos uma chance de pagarmos essa dívida com a nação. É hora de analisar esse evento esportivo, de maior repercussão mundial, como o grande momento de testemunhar que Jesus salva, cura e liberta. Pessoas de todo o planeta nos visitarão, muitas delas, virão para celebrar esse momento especial do esporte, outras virão para curtirem o momento, mas sabemos que muitas virão para turismo sexual, para o tráfico de drogas, para satisfazerem a própria carne. Essa é a realidade que temos ciência.
 
É o momento oportuno para nos tornarmos verdadeiramente portadores/as das boas novas do Evangelho e mostrar que Cristo é o único caminho para esse povo, conforme declarado em João 14.6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
O desafio está lançado para nós. E oportunidades não faltam, várias entidades cristãs sérias como MPC, Atletas de Cristo, Atletas em Ação, SBB, Jocum, entre outros, estão se mobilizando e se organizando em levar de forma estratégica a Palavra de Deus. É o momento de focar e colocar em prática tudo que temos aprendido do Reino de Deus e lançar a semente. 
 
A juventude metodista também não está de fora disso. Ela estará engajada, juntamente com jovens de outras denominações, ao redor dos estádios, na entrega de materiais evangelísticos (inclusive na língua inglesa e espanhola) que atestam que o maior gol que cada um/a pode fazer, é aceitar Jesus como Salvador de suas vidas 
 
Certamente é um tempo profético em nossa nação. É momento de prepararmo-nos e nos revestirmos da armadura de Deus e irmos ao campo. Sabemos que, se tivermos a unção de Cristo, muitas conversões genuínas, milagres e sinais nos acompanharão. 
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!

Tags: Expositor Cristão, Copa do Mundo, Confederação de Jovens


Posts relacionados

Colégio Episcopal, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Vídeos, Oficial, Mídia, Geral, por Marcelo Ramiro

Jornal Expositor Cristão completa 129 anos de história

A Igreja Metodista está em festa! O Expositor Cristão completou 129 anos de história. É o jornal evangélico mais antigo ainda em circulação no Brasil!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães