Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
projeto sombra e água fresca
7 anos de Projeto Sombra e Água Fresca
17 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente,
O ano de 2007 é muito importante para nossa caminhada junto à infância e adolescência do Brasil: em fevereiro comemoramos os 7 anos do Projeto Sombra e Água Fresca e em julho comemoraremos os 17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Sabemos que a Igreja Metodista sempre preocupou-se com a questão da justiça social, sempre agiu solidariamente e em prol dos pobres e oprimidos.
Vários documentos da igreja, além dos projetos, demonstram esta preocupação: Credo Social, Plano para a Vida e Missão da Igreja, Pastoral dos Direitos Humanos, Pastoral Indígena, Pastoral da Terra, Pastoral da Criança.
Acompanhe as bases do Projeto Sombra e Água Fresca de acordo com vários documentos da Igreja Metodista e do País:
* "Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, porque delas é o reino de Deus" - Jesus Cristo (Lucas 18:16)
* A Igreja Metodista afirma sua responsabilidade cristã pelo bem-estar integral do ser humano como decorrente de sua fidelidade à Palavra de Deus expressa nas escrituras do Antigo e Novo Testamentos (Credo Social da Igreja Metodista - I.1)
ÞA ação social da Igreja Metodista, como parte da missão, é nossa expressão humana do amor de Deus.É o esforço da igreja para que na Terra seja feita a vontade do Pai. Isso acontece quando, sob a ação do Espírito Santo, nos envolvemos em alternativas de amor e justiça que renovam a vida e vencem o pecado e a morte, conforme a própria experiência e a vida de Jesus Cristo. (Plano Para a Vida e a Missão da Igreja 1996, pág. 23)
* É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". (ECA- Art. 4º)
O ECA foi sancionado no dia 13 de julho de 1990, após vários anos de mobilização da sociedade e políticos. A Igreja Metodista participou da luta por sua elaboração e implantação. O ECA tem ajudado nossa sociedade a ver as crianças como cidadãs com direitos e deveres, merecedoras de cuidado e proteção. O Estatuto em si já é um avanço e algumas mudanças começam a ser percebidas, mas sabemos que somente a lei não tem força para mudar a situação. Por isso, devemos nos empenhar em promover o ECA e colocá-lo em prática.
O Projeto Sombra e Água Fresca é uma das maneiras de fazer isso. Acompanhe como o Projeto se relaciona com o Estatuto:
Atividades do Sombra e Água Fresca |
Artigos do Estatuto da Criança e Adolescente |
Educação cristã Busca de vivenciar com a criança a compreensão da vida através de uma prática libertadora, segundo os ensinamentos de Jesus Cristo. |
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: III - crença e culto religioso; |
ACOMPANHAMENTO ESCOLARRealização de atividades que contribuem para desenvolver nas crianças, as competências cognitivas básicas, tais como expressão oral e escrita, cálculo, raciocínio lógico, solução de problemas, capacidade de decisão e habilidades de comunicação e interação social. |
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. |
ESPORTE E RECREAÇÃO Atividades que contribuem para a consciência do próprio corpo, para o desenvolvimento do espírito de coletividade, da convivência social,da capacidade de concentração e da coordenação motora. |
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;
Art. 71 - "direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. |
CULTURA E EXPRESSÃO ARTÍSTICAAtividades que vivenciam com as crianças o sentido de que Deus dá a oportunidade de participarmos de Sua Arte: a criação. Permitem à criança resgatar sua história e origem. |
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: II - opinião e expressão; Art. 58 - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura. |
SAÚDEPromoção da saúde no sentido de refletir com as crianças como se percebe ou se entende a saúde e como ela se insere no cotidiano de suas vidas. |
Art. 7° - A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde. |
CIDADANIADesenvolvimento de valores e atitudes que promovam a capacidade criativa e o espírito crítico. As crianças aprendem seus direitos e deveres, a tomar decisões, construir relações saudáveis, reconhecerem-se como sujeitos ativos dentro do grupo social e a buscar soluções a fim de alterar a realidade. |
Art. 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI - participar da vida política, na forma da lei; |
INFORMÁTICACapacitação em computação para favorecer o entendimento da cidadania, a alfabetização, a ecologia, a saúde e os direitos humanos, assim como proporcionar em adolescentes de comunidades menos favorecidas melhor oportunidade de ingresso ao mundo do trabalho. |
Art. 69 - O adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros: II - capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho. |
Ainda, O Projeto Sombra e Água Fresca tem como princípio o desenvolvimento de ações conjunta com os pais, igrejas e comunidades. |
Art. 53 Parágrafo Único - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. |
Sugestão de atividades:
1 - Estudo Missão e Cidadania em classes de crianças ou adolescentes:
- Inicie com oração, cântico e apresentação do grupo;
- Selecione previamente materiais para pesquisa sobre o ECA, cadernos do SAF, textos bíblicos e documentos da IM sobre justiça e defesa da criança/adolescente, reportagens sobre infância no Brasil (conquistas e violações de direitos);
- Organize a classe em 4 grupos: grupo 1 (aponte situações em que crianças e adolescentes têm seus direitos respeitados e/ou violados), grupo 2 (levantamento de versículos bíblicos, citação de trechos de documentos da Igreja), grupo 3 (levantar artigos que defendem direitos no ECA), grupo 4 (apontar ações do SAF que atendem direitos da criança);
- Cada grupo apresenta sua produção em cartazes, música criada ou pequena cena teatral;
- Buscar cruzar os resultados encontrados, analisando se existe complementaridade entre Bíblia, Documentos da Igreja Metodista, Estatuto da Criança e Adolescente e Projeto Sombra e Água Fresca.
- Momento para a classe discutir e propor ações práticas na comunidade.
2 - Outra sugestão: Convidar pessoa para falar do ECA e do Projeto Sombra e Água Fresca, com bate-papo ao final.
- Boletim Recriar (encarte Sombra e Água Fresca), nº 18, 19, 20, 23, 24
- Credo Social e Plano para a Vida e a Missão, da Igreja Metodista;
- Estatuto da Criança e do Adolescente, versão CESE, 1996
- Escola Bíblica de Férias "Todas as Crianças são Nossas Crianças", Igreja Metodista, 2004
Contatos:
Projeto Sombra e Água Fresca
Rua Curimatã, 300- São Gabriel
Belo Horizonte - MG
Cep. 31980-670
Tel. (31) 3447 0373 -Email: projetosaf@yahoo.com.br
Coordenação Nacional de Ação Social
Email: social@metodista.org.br
Tel.: (11) 6813-8600