Publicado por Sara de Paula em Mídia - 30/03/2016
Paquistão é alvo de ataque terrorista na páscoa

No último domingo (27), dia de celebração da Páscoa, um homem-bomba matou cerca de 70 pessoas em um parque de Lahore, Paquistão. A autoria do ataque foi reivindicada pela facção Jamaat-ul-Ahrar, vinculada ao grupo radical islâmico Taleban. O porta voz do grupo confirmou o alvo como cristãos que costumam ocupar o parque. A detonação aconteceu próximo ao balanço para crianças, que somam a maioria das vítimas. No Paquistão, o islamismo é a religião declarada por 95% da população, enquanto apenas 2% compartilham a fé cristã, sofrendo constantes perseguições. O país está na 6° posição no mapa de classificação de perseguição religiosa, divulgado anualmente pela Missão Portas Abertas. Acesse.
A organização de Igrejas Metodistas Unidas publicou no dia 28 uma nota sobre o acontecimento. A autoria do texto é de Thomas Kemper, secretário da junta geral de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida.
Declaração Metodista Unida sobre ataques no Paquistão

Estendemos nosso pesar às famílias das vítimas, feridos e à Igreja do Paquistão ante essa série interminável de ataques violentos contra a minoria cristã no país. Oramos pela paz, pela reconciliação e segurança de todos os habitantes da região em meio aos tantos problemas. Apesar de condenarmos suas ações, oramos também pelos autores, pedindo a Deus que os leve a justiça da não violência.
A Igreja Metodista Unida tem trabalhado durante muito tempo com a Igreja do Paquistão, uma denominação protestante unida em seu trabalho ministerial, incluindo a educação e o serviço humanitário. Manteremos uma estreita relação com os indivíduos e instituições que são parte da igreja, e já temos em alta estima seu atual líder, o Bispo Samuel Robert Azarías, com quem estamos em contato desde os ataques em Lahore. O Bispo frisou que entre as vítimas fatais e os feridos não são só cristãos, mas pessoas de diferentes credos religiosos que compartilhavam o parque.
O cristianismo no Paquistão tem suportado décadas de violência nas mãos de facções extremistas dentro de uma grande população mulçumana, mas tem mostrado resistência e perseverança admirável, o que constitui um exemplo para os seguidores de Jesus Cristo em toda parte. A população cristã no Paquistão é um exemplo e fortaleza frente a adversidade e de fé no amor de Deus, em meio as circunstâncias difíceis.
Traduzido do site oficial das Igrejas Metodistas Unidas. Acesse o conteúdo original.
Foto: Thomas Kemper (centro) acompanhando Insar Gohar (direita) e sua esposa Uzma Insar em 2014.
Foto: Thomas Kemper (centro) acompanhando Insar Gohar (direita) e sua esposa Uzma Insar em 2014.
Iraque
Um ataque terrorista também foi registrado na sexta-feira (25) na cidade de Iskandariyah, Iraque, bem próximo da capital Bagdá. Um homem-bomba realizou a ação em um pequeno estádio de futebol deixando 29 mortos e 70 feridos. A ação foi reivindicada pelo Estado Islâmico (EI), que também realizou os ataques em Bruxelas, Bélgica na semana passada (leia aqui).
Terrorismo ao redor do mundo
Diversas facções terroristas espalhadas pelo mundo fizeram 32.685 vítimas fatais apenas em 2015, sendo que 78% das mortes aconteceram em apenas cinco países, que pouco ganham destaque na mídia: Afeganistão, Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria. Nos últimos quatro meses, as vítimas fatais de ataques terroristas já somam mais de 300 pessoas na Europa, África e Oriente Médio.
É responsabilidade da igreja interceder e se posicionar contra toda forma de injustiça e violência, assim como se comprometer com ações missionárias que trabalham para reconstruir vidas tanto na Europa quanto no Oriente Médio, África e por todo o mundo.
O relatório com índices de terrorismo ao redor do mundo é atualizado anualmente pela agência Vision of Humanity. O conteúdo do site está em inglês, mas contém ilustrações dinâmicas de fácil entendimento. Clique aqui para acessar.

Posts relacionados
Missão Indigenista Metodista: download dos vídeos para celebrar a semana dos povos indígenas
Foram 18 dias de viagens em três estados brasileiros: Roraima, Ceará e Mato Grosso do Sul. Tempo necessário para visitar as aldeias onde há missionários/as indigenistas da Igreja Metodista. Assita aos vídeos e conheça o trabalho invísivel da Igreja Metodista com os povos indígenas.
Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias
A história da Igreja Metodista com povos indígenas começou em 1928. De lá pra cá, diversas ações foram desenvolvidas em favor dessas comunidades. Saiba mais sobre missão indigenista e conheça os trabalhos da Igreja!
Consciência Negra: estatísticas demonstram de forma inequívoca que faltam oportunidades para mais de 100 milhões
Vivemos em uma sociedade onde não há democracia racial e as pessoas são discriminadas por serem negras. As estatísticas demonstram de forma inequívoca que faltam oportunidades para mais de 100 milhões de brasileiros/as alcançarem melhor condição de vida. Saiba mais!
Caminhando com as crianças: uma conversa com pais e educadores!
"Crianças aprendem mais com nosso exemplo do que por aquilo que falamos a elas". Confira a reflexão da coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças!
Brasil assume pela primeira vez a presidência mundial da educação metodista
A conferência que elegeu o novo presidente foi realizada em Hiroshima, no Japão, entre os dias 24 a 28 de maio.