Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
O destino de nossos filhos e filhas
Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Criança e Adolescente
Recebi nesta manhã um convite para participar da Audiência Pública para análise da situação de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado de Rondônia no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado e me veio à mente este tema: O destino de nossos filhos e filhas, quando me lembrei que os patriarcas tinham por tradição dar às crianças nomes que determinavam o futuro delas em sua trajetória terrena. Assim, os nomes tinham significado. O livro de Provérbios, por sua vez, é pródigo em frases que aconselham processos educativos que podem evitar sofrimentos futuros (instando a uma boa educação). No século XVIII, Susana Wesley, após ter recebido o seu filho são e salvo do fogo que destruiu a sua casa, ficou convicta de que Deus tinha um propósito especial para o seu filho Joãozinho de 6 anos e resolveu ministrar com maior dedicação sobre a vida dele, e realmente o futuro daquela criança todos nós metodistas o sabemos.
Entretanto, no século XX e agora no século XXI, desde o advento da mídia em suas múltiplas formas, o destino das nossas crianças tem se tornado incerto. Os crimes de ordem sexual multiplicam-se a cada dia, pois temos nos tornado uma geração movida pelo sexismo onde crianças e adolescentes sofrem violências diversas, mui especialmente virtuais. Lamentavelmente muitos pais não estão amando e muito menos educando seus filhos e filhas, deixando-os a mercê da televisão e da rua.
Necessitamos aprimorar nossos cuidados às crianças por meio da Escola Dominical, bem como estimular e multiplicar em nossas Igrejas locais o projeto: SOMBRA E ÁGUA FRESCA da Fundação Metodista.
De igual forma, é necessário estimular os cultos vespertinos para crianças, pois a partir de tais esforços onde haja interação da Igreja e Família, nós teremos contribuições valiosas e eficazes para que nossas crianças e adolescentes tenham um futuro bem melhor. Que Deus nos ajude a fazer diferença.
Bispo Adolfo Evaristo de Souza
Região Missionária da Amazônia, em mensagem divulgada à Federação de Mulheres
Veja também:
Vida em abundância para todas as crianças.