Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

O destino de nossos filhos e filhas

Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Criança e Adolescente

            Recebi nesta manhã um convite para participar da Audiência Pública para análise da situação de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado de Rondônia no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado e me veio à mente este tema: O destino de nossos filhos e filhas, quando me lembrei que os patriarcas tinham por tradição dar às crianças nomes que determinavam o futuro delas em sua trajetória terrena. Assim, os nomes tinham significado. O livro de Provérbios, por sua vez, é pródigo em frases que aconselham processos educativos que podem evitar sofrimentos futuros (instando a uma boa educação). No século XVIII, Susana Wesley, após ter recebido o seu filho são e salvo do fogo que destruiu a sua casa, ficou convicta de que Deus tinha um propósito especial para o seu filho Joãozinho de 6 anos e resolveu ministrar com maior dedicação sobre a vida dele, e realmente o futuro daquela criança todos nós metodistas o sabemos.

            Entretanto, no século XX e agora no século XXI, desde o advento da mídia em suas múltiplas formas, o destino das nossas crianças tem se tornado incerto. Os crimes de ordem sexual multiplicam-se a cada dia, pois temos nos tornado uma geração movida pelo sexismo onde crianças e adolescentes sofrem violências diversas, mui especialmente virtuais. Lamentavelmente muitos pais não estão amando e muito menos educando seus filhos e filhas, deixando-os a mercê da televisão e da rua.
            Necessitamos aprimorar nossos cuidados às crianças por meio da Escola Dominical, bem como estimular e multiplicar em nossas Igrejas locais o projeto: SOMBRA E ÁGUA FRESCA da Fundação Metodista.

            De igual forma, é necessário estimular os cultos vespertinos para crianças, pois a partir de tais esforços onde haja interação da Igreja e Família, nós teremos contribuições valiosas e eficazes para que nossas crianças e adolescentes tenham um futuro bem melhor. Que Deus nos ajude a fazer diferença.


 Bispo Adolfo Evaristo de Souza

Região Missionária da Amazônia, em mensagem divulgada à Federação de Mulheres

 

Veja também:

Vida em abundância para todas as crianças.


Posts relacionados

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Caminhando com os meninos e as meninas: uma conversa com pais e educadores/as

Leia a reflexão da Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães