Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 03/06/2014

Novo ciclo do Expositor Cristão

fonte: Marcelo Ramiro / 
A Igreja Metodista no Brasil é uma das pioneiras na comunicação cristã, sendo a detentora do único jornal evangélico, fundado por missionários no século 19 ainda em atividade: o Expositor Cristão. Ao longo dos 128 anos de história, o jornal já passou por dezenas de modificações gráficas e estruturais. Houve sempre a preocupação de atualizar e aprimorar o trabalho desenvolvido.
 
Desta vez, a mudança contempla o projeto gráfico, tiragem e estratégia de distribuição (confira aqui). O ponto de partida para as alterações foi a pesquisa do Expositor Cristão que ouviu 1.112 pessoas nos meses de agosto e setembro de 2013 pela internet. Dados importantes foram coletados.
 
A pesquisa mostrou que o maior público do jornal tem entre 41 e 50 anos de idade (25,9%), seguido pelos/as leitores/as com 31 a 40 (22,9%) e 51 a 60 anos (20,7%). O resultado revela que as novas gerações de metodistas não conhecem o Expositor Cristão, o que pode ser explicado pelo baixo número de exemplares impressos enviados às igrejas.
 

Os/as metodistas que responderam ao questionário, relataram também insatisfação em relação à tiragem.  Quase 29% disseram que gostariam de exemplares mais acessíveis nas igrejas locais e 16% pediram uma tiragem maior. A pesquisa detectou que o jornal precisava de melhorias gráficas, na escolha dos temas e também na distribuição (confira o resultado completo da pesquisa em www.metodista.org.br).
 
O projeto desenvolvido é uma resposta aos problemas detectados pela pesquisa. Inauguramos nesta edição uma tiragem 10 vezes maior. Com 30 mil exemplares mensais, o EC terá mais força nas igrejas locais e os/as metodistas mais acesso às notícias e doutrinas da Igreja.
 
Queremos atender também a expectativa dos/as leitores/as que pediram um jornal mais aberto ao diálogo com temas da atualidade. Com leveza e objetividade, vamos abordar assuntos que edificam e orientam os/as metodistas, conforme as decisões conciliares e norteadoras do Plano Nacional Missionário.
 
O próximo desafio do Expositor Cristão é avançar na internet. Atualmente, utilizamos plataformas que facilitam a leitura do jornal em tablets e smartphones, mas temos outros projetos para nossa versão virtual. Novas mídias apontam oportunidades para maior alcance e divulgação do informativo metodista e sinalização do Reino de Deus.
 
Nosso desejo é, acima de tudo, promover um novo ciclo do Expositor Cristão sem perder as raízes que marcaram a origem do jornal entre os metodistas. Vamos permanecer sintonizados/as com os novos tempos e os desafios apresentados. 
 
 
Veja também:
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista,


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Igreja Metodista contra a Corrupção

  As Igrejas protestantes históricas do Brasil, incluindo a Igreja Metodista, fez um manifesto sobre o pecado da corrupção, onde apontam as causas, os prejuízos para a sociedade e a esperança por um país justo onde o combate a corrupção seja um enfrentamento sério de toda a sociedade.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Inscrições para o Treina Jovem 2015 estão abertas!

A imperdível capacitação nacional para líderes de jovens acontece de 4 a 6 de junho na cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Paulo Lockmann é o novo integrante do Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil

O bispo Paulo Lockmann, líder da Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro passou a integrar o Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB). Ele tomou posse na segunda-feira, (9), durante a Sessão de Abertura do Ano Sócio-Cultural da AELB, promovido na Igreja Metodista do Catete.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Palavra Episcopal: Expositor Cristão para todos/as

Vivemos num tempo de grandes avanços nas formas de comunicação. Apesar da crença de que livros, revistas e jornais em papel acabariam, provavelmente essa realidade está longe de acontecer. Obviamente, ocorreu a diminuição de material impresso, devido aos desafios ecológicos e à possibilidade de termos o mesmo conteúdo eletronicamente ou em dispositivos de fácil manejo. fonte: Bispo Adonias Pereira do Lago