Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 03/06/2014

Expositor Cristão: Canal para o diálogo e unidade

fonte: Conselho Editorial / 
 
foto: Fábio Mendes
Quando o Conselho Editorial do Expositor Cristão (EC) se (re)encontrou em fevereiro de 2013, certamente imaginava que havia muito o que fazer. Afinal, o centenário órgão oficial da Igreja Metodista, mesmo bem cuidado pelos editores/as e demais colaboradores/as ao longo dos anos, carecia de mudanças.
 
O grupo estava certo. Tarefas editoriais, gráficas, necessidade de inovação, davam a tônica do trabalho. Só não contávamos que o que chamávamos de “um novo ciclo” do jornal, pudesse nos entusiasmar tanto. O que estava em jogo e ocupava as nossas mentes nos debates e reflexões — e isso não pode ser negociado — é o fortalecimento de nossa unidade/conexidade e tornar o Expositor Cristão canal de proclamação do Evangelho nas regiões do país. Ou seja, meio de tornar visível a presença da Igreja Metodista na esfera pública e divulgar o seu posicionamento diante de situações da realidade mais ampla do Brasil. Aliás, missão e comunicação são prioridades do Plano Nacional Missionário 2012-2016, aprovado no 19º Concílio Geral.
 
Questionamentos - Esses desafios nos fizeram pensar questões essenciais do informativo: qual é a vocação do Expositor Cristão? Como democratizar o seu acesso para que grande parte dos/as metodistas possa lê-lo? É possível aproveitar as novas tecnologias da informação para disponibilizar o seu conteúdo em dispositivos móveis? Como tornar a publicação mais dialógica? De que modo resgatar o espírito de pertença dos/as metodistas em relação ao jornal?
 
Não há dúvidas a respeito da importância do Expositor Cristão. E não é apenas porque os Cânones apontam que a “Igreja Metodista cumpre a sua Missão na área de Comunicação Cristã usando (...) o Expositor Cristão como instrumento da unidade, formação e comunicação visando ao envolvimento da Igreja na Missão”. Entendemos que o veículo é o canal oficial por meio do qual se tornam públicos os posicionamentos doutrinários a respeito dos acontecimentos ou de situações que exigem a presença da Igreja Metodista, bem como se evidenciam sinais da graça de Deus presentes nos atos de misericórdia visíveis em diversos projetos em prol da solidariedade, paz, justiça, dignidade e da vida.
 
Missão - Uma publicação que desempenha esse papel, cumpre uma fantástica missão e constitui inspiração para todas as pessoas que o leem. Por isso, o EC vai apresentar novidades em seu projeto editorial, a fim de buscar garantir que histórias sejam contadas, testemunhos compartilhados, diretrizes ofi­ciais divulgadas, projetos anunciados, tudo isso com o objetivo de mostrar a relevância de nosso papel como metodistas e como cristãos/ãs na tarefa da construção do Reino de Deus. 
 
Todavia, não basta que a Igreja disponha de um instrumento de comunicação que seja porta-voz para informação e formação dos membros e canal de transmissão do Evangelho. De pouco adiantam também reformulações gráficas, projetos modernos se não houver quem leia. É fundamental que ele chegue a todas às comunidades metodistas e que alcance o maior número de metodistas que puder. Por essa razão, esta edição inaugura uma nova tiragem — passa de 3 mil para 30 mil exemplares — que será cuidada para que mais metodistas tenham acesso ao EC em todas as regiões Eclesiás­ticas e Missionárias.
 
Se somarmos a esse número de exemplares impressos a possibilidade de leitura do informativo pela internet (www.metodista.org.br), potencializaremos ainda mais o acesso às informações. Isso sem falar em estudos para utilização de tablets, telefones celulares e outros dispositivos móveis para disponibilizar o conteúdo do jornal. O caminho para que todos/as os/as metodistas leiam o Expositor está aberto e vamos alcançar esta meta!
 
A dimensão dialógica é uma característica que deve ser marca de nossa publicação, seja na versão impressa, seja na versão eletrônica. Isso pode se dar tanto na forma de comentários e apontamentos a respeito de assuntos tratados nas edições, quanto de sugestões de pautas e temas a serem abordados no EC em ocasiões futuras e em temas que devem abranger aspectos que inspirem nossa prática cristã. Acreditamos que uma comunicação se constrói a partir da contribuição/participação de todos/as aqueles/as que comungam dos mesmos objetivos da construção do Reino de Deus, ainda que pontualmente defendam pontos de vista distintos. Como nos ensina Santo Agostinho: “no essencial, unidade; no não essencial, liberdade; em tudo, o amor”.
 
É importante destacar que nós, os membros do Conselho Editorial — bem como o editor — fomos acolhidos/as pelo Colégio Episcopal quando nos propusemos a repensar o Expositor Cristão. Na verdade, mais que isso: fomos desafiados/as pelos bispos e bispa a realizar esse trabalho. Em troca, assumiram conosco o compromisso de incentivar as lideranças a que estimulem os membros das comunidades a lerem e a divulgarem a publicação. Que tal abraçarmos a ideia de que cada metodista pode ser um/a leitor/a do Expositor Cristão? A Deus, toda a honra e toda a glória! Amém! 
  

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista,


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de outubro: última sessão do 21CG

Terminou o 21º CG. Sim, a terceira fase do 21º Concílio Geral foi encerrada em clima de harmonia, paz e direção do Espírito Santo, em sua última sessão on-line, que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro. Foram esclarecidas e debatidas várias propostas, as quais haviam sido encaminhadas anteriormente às delegações regionais.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Bispo Paulo Lockmann emite nota sobre encontro com Papa

No mês de abril, o presidente do Concílio Mundial da Igreja Metodista se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano

Expositor Cristão, Geral, por Sara de Paula

Terremoto no Equador: já são 350 mortos

Os tremores de magnitude 7.8 na escala Richter foram sentidos no país inteiro

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de setembro: Igreja e Meio Ambiente

Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade. 

Colégio Episcopal, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Vídeos, Oficial, Mídia, Geral, por Marcelo Ramiro

Jornal Expositor Cristão completa 129 anos de história

A Igreja Metodista está em festa! O Expositor Cristão completou 129 anos de história. É o jornal evangélico mais antigo ainda em circulação no Brasil!

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Recepção calorosa ao novo Expositor Cristão

30 mil exemplares do jornal metodista foram distribuídos para todo o Brasil.