Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/04/2012

Movimento Metodista: vida religiosa e a ação educativa caminham juntas

Desde o início, o metodismo percebeu que o processo de estudos para santificação e perfeição cristã era incompatível com o analfabetismo. E entendeu que a educação compreende não somente o preparo para o mercado de trabalho e auxílio ao acesso a alimentação, saúde, lazer, maior qualidade de vida e cidadania. Mas também como ação divina na vida humana, graça de Deus que possibilita seu pleno desenvolvimento.

O comprometimento do metodismo com a educação ultrapassa fronteiras, abrange mais de 150 países, nos 5 continentes, com 775 instituições de ensino comprometidas com os valores e princípios cristãos e milhares de igrejas e seus projetos sociais e ambientais que instruem para a vida cristã e cidadã.

No Brasil fomos pioneiros em promover a educação para mulheres, com a primeira escola metodista brasileira, o Colégio Piracicabano, fundado em 1881.

A ação educativa da Igreja Metodista acontece de diversas maneiras: por meio da família, igreja local, escola dominical, púlpito, grupos societários, projetos sociais e ambientais, instituições de ensino, ação comunitária e de comunicação.

Portanto, a Igreja Metodista considera “a educação, como parte da Missão é o processo que visa oferecer à pessoa e comunidade uma compreensão da vida e da sociedade, comprometida com uma prática libertadora, recriando a vida e a sociedade, segundo o modelo de Jesus Cristo” (PVMI, 2001, p.26).

 

Outras atuações:
O Projeto Sombra e Água Fresca, idealizado pela Igreja Metodista no Brasil, possui 68 projetos e atende mais de 3.000 crianças em todo território nacional. Os projetos são desenvolvidos pelas Igrejas Metodistas em nível local e suas instituições, visando atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com atividades no contraturno escolar, que proporcionam vivências da fé, cidadania, saúde integral, esportes, recreação, cultura, arte, conteúdos escolares e informática. Cada região possui Equipes Regionais que orientam e acompanham os projetos locais e se comunicam com a Agente Nacional, coordenadora desses grupos.

A Igreja Metodista ainda é parceira do movimento de longo prazo e sem fins lucrativos  Educar para crescer que objetiva estimular boas práticas e destacar a importância da Educação para o crescimento do Brasil e de seus cidadãos.

Veja o Guia da Educação em Família – 10 ideias simples para você participar da vida escolar da sua filha e filho.

 

Nayara Landim Mendonça - Assistente da Ação Social da Igreja Metodista

Rev. Eber Borges - Secretário Nacional de Educação Cristã


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Dia Mundial da Terra, 22 de abril CMI lança nova ferramenta de apoio ao engajamento dos jovens

Depois de lançar em 2020 o artigo de pesquisa Cooler Earth - Higher Benefits: Actions by those who care about children, climate and finance (Terra Mais Fria - Maiores Benefícios: Ações de quem se preocupa com as crianças, clima e finanças), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está lançando uma ferramenta para ser usada online ou impressa, incentivando os jovens a promover escolhas financeiras em resposta à crise climática.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães