Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/04/2012
Movimento Metodista: vida religiosa e a ação educativa caminham juntas
Desde o início, o metodismo percebeu que o processo de estudos para santificação e perfeição cristã era incompatível com o analfabetismo. E entendeu que a educação compreende não somente o preparo para o mercado de trabalho e auxílio ao acesso a alimentação, saúde, lazer, maior qualidade de vida e cidadania. Mas também como ação divina na vida humana, graça de Deus que possibilita seu pleno desenvolvimento.
O comprometimento do metodismo com a educação ultrapassa fronteiras, abrange mais de 150 países, nos 5 continentes, com 775 instituições de ensino comprometidas com os valores e princípios cristãos e milhares de igrejas e seus projetos sociais e ambientais que instruem para a vida cristã e cidadã.
No Brasil fomos pioneiros em promover a educação para mulheres, com a primeira escola metodista brasileira, o Colégio Piracicabano, fundado em 1881.
A ação educativa da Igreja Metodista acontece de diversas maneiras: por meio da família, igreja local, escola dominical, púlpito, grupos societários, projetos sociais e ambientais, instituições de ensino, ação comunitária e de comunicação.
Portanto, a Igreja Metodista considera “a educação, como parte da Missão é o processo que visa oferecer à pessoa e comunidade uma compreensão da vida e da sociedade, comprometida com uma prática libertadora, recriando a vida e a sociedade, segundo o modelo de Jesus Cristo” (PVMI, 2001, p.26).
Outras atuações:
O Projeto Sombra e Água Fresca, idealizado pela Igreja Metodista no Brasil, possui 68 projetos e atende mais de 3.000 crianças em todo território nacional. Os projetos são desenvolvidos pelas Igrejas Metodistas em nível local e suas instituições, visando atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com atividades no contraturno escolar, que proporcionam vivências da fé, cidadania, saúde integral, esportes, recreação, cultura, arte, conteúdos escolares e informática. Cada região possui Equipes Regionais que orientam e acompanham os projetos locais e se comunicam com a Agente Nacional, coordenadora desses grupos.
A Igreja Metodista ainda é parceira do movimento de longo prazo e sem fins lucrativos Educar para crescer que objetiva estimular boas práticas e destacar a importância da Educação para o crescimento do Brasil e de seus cidadãos.
Veja o Guia da Educação em Família – 10 ideias simples para você participar da vida escolar da sua filha e filho.
Nayara Landim Mendonça - Assistente da Ação Social da Igreja Metodista
Rev. Eber Borges - Secretário Nacional de Educação Cristã