Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 11/01/2017

Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: alcançam as cidades

 

Como em todo período eclesiástico, o Colégio Episcopal determina os subtemas que serão trabalhadas por todas as Regiões Eclesiásticas no decorrer do ano. Para 2017, a Igreja Metodista no Brasil segue o tema "Discípulas e discípulos nos caminhos da missão: alcançam as cidades", conforme publicado no Plano Nacional Missionário

 

A mudança de quinquênio não trouxe alteração para as Ênfases Missionárias da Igreja Metodista, mantendo todos os textos, inclusive o da sexta ênfase, que fala sobre promover maior comprometimento e resposta da Igreja ao clamor do Desafio Urbano. "Reafirmamos para o novo período eclesiástico, as seis ênfases já priorizadas pelo Colégio Episcopal. Essas ênfases são pedagógicas, estabelecendo prioridades em função da abrangência das ações missionárias que, conjugadas, colaboram para a implementação do PNM. Elas estão perfeitamente em consonância com a nossa visão de missão contida nos nossos documentos", afirma o documento.

 

Confira como o Plano para Vida e Missão da Igreja (PVMI) apresenta a ênfase em questão: 

 

"O PVMI (Plano para Vida e Missão da Igreja) desafia a Igreja a fazer uma leitura de conjuntura e, igualmente, estar atenta aos sinais dos tempos, a fim de que a mensagem do Evangelho tenha ressonância prática no momento histórico que vivemos. A questão urbana é de extrema importância, pois os indicadores apontam que mais de 80% da população brasileira concentra-se nas áreas urbanas. Isto significa que o Brasil, hoje, tem a sua configuração mais urbana do que rural, e isto é um fenômeno irreversível.

 

Sem dúvida, a concentração urbana traz no seu bojo os mais variados problemas estruturais e, consequentemente, sociais. Grandes problemas afetam a população urbana em setores essenciais, como por exemplo saúde, educação, emprego, habitação e transporte. A dignidade do ser humano, cada dia mais, é ameaçada pela violência estrutural, conjuntural e pessoal, presente nas diversas esferas deste contexto.

 

O Brasil experimenta “na pele” as rachaduras de um sistema excludente e sem acesso aos bens fundamentais para uma sobrevivência digna, em consonância com os valores do Reino de Deus."

 

O documento ainda trabalha os objetivos da ênfase e traz sugestões de ações que podem ser desenvolvidas nas igrejas no decorrer do ano. 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PNM NA ÍNTEGRA EM PDF.

 

Logotipo

 

Em nosso site você pode fazer download gratuito do logotipo da ênfase de 2017, em alta qualidade. A imagem pode ser aplicada livremente em sites locais e regionais, redes sociais e peças produzidas para divulgação de eventos da Igreja Metodista no Brasil, contanto que não sofra alteração. Clique na imagem ao lado para fazer o download. 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Redação Metodista

Plano Nacional Missionário 2023

O Plano Nacional Missionário (PNM) orienta a ação da Igreja Metodista no território nacional. Ele contém as bases bíblicas, ênfases doutrinárias e prioridades da ação missionária em cada área de vida e trabalho da Igreja, apontadas pelo Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI).   Adquira em pré-venda o seu exemplar do Plano Nacional Missionário 2023 no site da Angular Editora. 

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Dia do coração Aquecido | Anuncie as boas notícias da graça através do seu testemunho

Em 24 de maio, metodistas do mundo inteiro celebram o Dia do Coração Aquecido. A data marca a experiência religiosa de John Wesley, fundador do movimento metodista. Confira materiais de apoio para celebrar a data.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Uma criança: Deus entre nós!

Uma criança: Deus entre nós! Leia e compartilhe o nosso Cartão de Natal 2020. Disponível também em inglês e espanhol. 

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: existe competitividade no Ministério Pastoral?

A suposta “profissionalização do pastor e da pastora” tem introduzido gradativamente uma mentalidade de competitividade. Os modelos de megaigrejas, presença na mídia, subsídios acima da realidade média de boa parte da sociedade são tidos como ministérios bem-sucedidos e, de forma geral, acabam por gerar a aspiração do alcance de tais patamares como um meio lógico da demonstração da bênção divina. Na verdade, muito aquém da bênção divina, percebemos que essa suposta competitividade tem sido um entrave para a vida e para a missão da igreja.