Publicado por Sara de Paula em Pastoral do Combate ao Racismo - 08/03/2016

Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial

A igreja Metodista tem se comprometido com a luta pelo fim da discriminação racial. Com as pastorais do combate ao racismo, a igreja tem se posicionado constantemente contra todo tipo de desigualdade. Leia aqui a Carta Pastoral Oficial sobre o tema.

No dia 21 de março se comemora o Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial. A data foi criada em 1969 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também elaborou a Convenção Internacional para eliminação de todas as formas de discriminação racial. A maioria dos países da organização, assinaram o acordo governamental, inclusive o Brasil.

Por isso, as Congregações e Igrejas Metodistas são convidadas a incluirem em sua liturgia do dia 20 de março, domingo, um momento de oração pela causa.

"Nós, da Pastoral de Combate ao Racismo (1° região), temos sido escolhidos por Deus para sermos uma ferramenta no cumprimento desse acordo governamental. Deus já havia estabelecido desde a criação que seres humanos devem ser vistos como sua imagem e semelhança, e que a diferença de cor, origem ou histórico de vida, não fazem com que uns sejam superiores aos outros", diz a Coordenadora da Pastoral de Combate ao Racismo da 1° região, Maria da Fé.

A irmã Maria também sugere aos organizadores, que além de incluírem momentos de oração pela causa durante o culto, mencionem acontecimentos recentes de racismo, seja no futebol, na mídia, com artistas de novelas ou ainda sobre os assassinatos de jovens negros e mulheres negras, que são vítimas de violência em maior número segundo as estatísticas.

Devemos lembrar de refletir que Deus nos orienta a buscar alivio para todos os problemas em sua palavra, e isso inclui as dores dos que sofrem discriminação racial. A coordenadora também ressalta que ainda há em nosso meio o pecado do racismo, às vezes velado ou declarado em piadas e brincadeiras. Por isso sugere a leitura do Salmo 67, para reforçar a verdade de que todos os povos são importantes para Deus de igual maneira.

A edição de janeiro do Expositor Cristão também abordou a questão do racismo, destacando inclusive o Manifesto das Pastorais e Ministérios Regionais de Combate ao Racismo. Na mesma edição você também confere a entrevista com o pesquisador José Roberto Alves de Loiola, defensor da ideia de que a igreja metodista tem força para combater o racismo. Leia aqui

Para fazer o download da Convenção da ONU sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, clique aqui.

Assim também ao vídeo do Pronunciamento oficial da Igreja Metodista contra o pecado do Racismo. 


Tags: Pastoral do Combate ao Racismo, Racismo,


Posts relacionados

Pastoral do Combate ao Racismo, por Comunicação

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

O Humano Desafio de Lutar Contra a Discriminação Racial - um texto do Rev. Luiz Daniel Nascimento, Coordenador da Pastoral de Combate ao Racismo da 1ª Região Eclesiástica que enfatiza a importante luta pela eliminação da discriminação racial. Confira!

Pastoral do Combate ao Racismo, por Comunicação

Live Pastoral Contra o Racismo

 Acontecerá nesta sexta-feira, 23, a Live da Pastoral Contra o Racismo. Será realizada às 20h, no Canal do Youtube da Igreja Metodista. Não fique de fora, confira mais informações!

Geral, Pastoral do Combate ao Racismo, por Sara de Paula

Cristo, volte meu olhar #ConsciênciaNegra

No mês da consciência negra, a Pastoral Nacional de Combate ao Racismo da Igreja Metodista te convida a olhar para as questões que impactam negativamente a vida da população negra, dentro e fora da comunidade de fé. “Cristo, volte meu olhar”, é uma oração que nos desafia a olhar para os problemas que muitas vezes queremos ignorar.

Geral, Pastoral do Combate ao Racismo, por Sara de Paula

Por uma cultura antirracista | Diálogos no pós-abolição

  No dia 13 de maio, às 19h30, acontece a transmissão ao vivo "Por uma cultura antirracista | Diálogos no pós-abolição", promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura da Univerdade Metodsita de São Paulo, e Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista. 

Pastoral do Combate ao Racismo, por Sara de Paula

Vidas negras importam | uma série da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista

  A Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista lança a sua nova série de vídeos: Vidas Negras Importam. Quem apresenta a mobilização, é a pessoa de referência da pastoral, Juliana Yade. Esse projeto nasce como uma resposta ao tempo violência que temos vivido no Brasil e no mundo contra os corpos negros. A cada semana, você terá acesso a um vídeo novo sobre o que a Igreja pensa sobre o pecado do racismo, com uma das pessoas de referência da pastoral atuante em todo o país. Conheça a série.