Publicado por José Geraldo Magalhães em Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social - 22/12/2015

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. 
 
Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
 
Um fato isolado, mas que foi repudiado imediatamente por todos/as os/as conciliares e pelo presidente do conclave, bispo Paulo Lockmann, que nomeou uma Comissão para cuidar do caso. No mesmo dia, o  bispo Lockmann publicou um manifesto repudiando toda e qualquer ação discriminatória na vida da Igreja. O episódio ganhou uma repercussão negativa nas redes sociais rapidamente.
 
Quando será que as pessoas vão entender que a cor preta é apenas uma cor, assim como o branco, pardo, amarelo? A Igreja Metodista tem uma posição muito clara em relação ao amor ao próximo e à diversidade, seja ela qual for, de cor, sexo ou religião. Lembro-me das palavras do apóstolo Paulo quando escreveu aos Gálatas que “não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”, ou ainda o próprio título desse editorial registrado em Romanos 12.5.
 
Ao retomar esse assunto procurei ouvir não somente as pessoas envolvidas no caso, mas também aquelas que são referência da Pastoral de Combate ao Racismo. É preciso reforçar quem, de fato, é o povo  chamado metodista, a identidade, ideologia e, sobretudo, nosso amor. Somos um em Cristo Jesus!
 
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor
 
 
 
 
 

Tags: Expositor Cristão, Colégio Episcopal, Racismo, Concílios, Impeachment, SAF, Cogeam, Angular Editora, Pastoral, Palavra Episcopal, SBB,


Posts relacionados

Educação, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Angular Editora da Igreja Metodista lança Bíblia com Hinário Evangélico

É com enorme satisfação que apresentamos a Bíblia com o Hinário Evangélico. Uma obra única que reúne as Escrituras Sagradas e as músicas sacras para o povo de Deus, produzidas por irmãs e irmãos de várias denominações em todo o mundo durante vários séculos.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Coordenação Geral de Ação Missionária inicia reunião extraordinária para ouvir a Câmara de Finanças

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), iniciou uma reunião extraordinária no início da noite dessa sexta-feira (26), nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O motivo do encontro já havia sido agendado na reunião anterior  no final de maio. O órgão que decide no interregno do Conscílio Geral quer  ouvir a Câmara de Finanças do Conselho Superior de Administração (Consad). O objetivo é entender e estudar as realidades enfrentadas pelas instituições metodistas frente ao cenário econômico no Brasil.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Luiz Vergilio fala sobre a realidade das instituições de ensino da Igreja Metodista

O Metodismo continuará a exercer sua missão educacional no quer for possível economicamente; cuja origem passou pelas antigas escolas paroquiais, para o atendimento às crianças pobres, e para a promoção do Evangelho; fundadas no exemplo do que fez o Rev. John Wesley ao instituir a Escola de Kingswood, em 1748, e que continua funcionando até hoje.