Publicado por Sara de Paula em Social - 29/03/2016

Tornado em Santa Mariana

Na última quarta-feira (23), um tornado atingiu Santa Mariana no Paraná deixando a cidade em estado de calamidade. A Defesa Civil atualizou hoje os números da tragédia informando que em todo estado foram 1.233 pessoas atingidas e 533 casas danificadas. A chuva atingiu nove municípios do estado no total, e o município de Santa Mariana é um dos mais afetados com 286 pessoas e 320 casas prejudicadas pelos fortes ventos e chuva de granizo. 
 

Segundo a Pastora da Igreja Metodista, Michele Andrade de Oliveira, a conexão com a internet foi reestabelecida apenas ontem para que pudessem informar a situação. “A velocidade dos ventos e rajadas de granizo apavoraram os moradores, deixando rastros calamitosos por toda parte. Houve a passagem do primeiro tornado, o segundo da mesma proporção perdeu as forças graças a Deus”, conta a pastora. Em uma publicação na sua página pessoal, Michele mostra as fotos de como o templo foi afetado e também diz que as pessoas estavam desesperadas, aos prantos por causa das perdas que tiveram. Os desabrigados foram encaminhados para escolas e ginásios até a situação se regularizar. 
 
O templo da Igreja Metodista também foi parcialmente destruído. Os fortes ventos arrancaram telhas, quebraram vitrais, e vigotas voaram nas casas de vizinhos. Apesar da situação alarmante, não há registro oficial de mortes, e o registro é de dois feridos na cidade. O Deputado Federal Diego Garcia divulgou fotos das ações promovidas pelas Secretaria de Assistência Social para amenizar o problema das famílias. Confira aqui. A situação da cidade ainda não está sendo divulgada como deveria nos meios de comunicação, por isso a mobilização de igrejas e instituições locais fazem a diferença.
 
Para ajudar
 
Polo de arrecadação Igreja Metodista
Rua Liberato Spagola, 458 - Centro
Responsável: Pastora Michele de Oliveira
Telefone (43) 9690-1884 
E-mail chele.and@gmail.com 
  A Igreja pede que os interessados em fazer doações entrem em contato antes de se dirigir ao templo.
 
Polo de arrecadação Secretaria Municipal de Assistência Social
Vila Santa Rita
Telefone (43) 3531-2232
E-mail assistenciasocial@santamariana.pr.gov.br 
 
O que mais precisam: alimentos e telhas
O que já recebram: A Igreja já recebeu muita doação de roupas, portanto pede para que doem mais alimetos. 

Tags: santa mariana, paraná


Posts relacionados

Social, por José Geraldo Magalhães

Metodistas se mobilizam em Campanha Nacional de Doação de Sangue

A Campanha Nacional de Doação de Sangue realizada pela Igreja Metodista chega em sua 8ª Edição. Com o tema: "Um Doador de Sangue Salvou Minha Vida", todas as igrejas podem participar. Nos anos anteriores, normalmente o período era de março até setembro. A partir desse ano, não há uma data específica para você fazer sua doação. Vale para o ano inteiro. Basta você ou sua comunidade local ir até um Hemocentro de sua cidade e praticar esse ato de solidariedade.

Social, por José Geraldo Magalhães

Barco Metodista recebe equipe do projeto Saúde Integral em Foco do Izabela Hendrix

Entre os dias 12 e 19 de abril, dezenove voluntários estudantes e professores do Izabela Hendrix participaram do projeto de extensão Saúde Integral em Foco - Barco Metodista. O projeto foi realizado em Manaquiri, estado do Amazonas, em parceria entre a Fundação Metodista de Ação Social e Cultural, o Projeto Sombra e Água Fresca e o Izabela Hendrix.

Social, por Julyana Rodrigues

Conheça as atividades do projeto em Alto da Bondade - Olinda/PE

Este projeto é parte de um projeto maior que está sendo desenvolvido na comunidade no Alto da Bondade em Olinda, estado de Pernambuco na área de eduação e criação de cultura de paz.

Social, por José Geraldo Magalhães