Publicado por José Geraldo Magalhães em Social - 13/09/2013

Sombra e Água Fresca

Sombra e Água Fresca

 

Projeto Sombra e Água Fresca


- Nossa missão

Formar uma grande rede metodista de apoio e proteção à criança e ao adolescente

- O que é a Rede de Projetos Sombra e Água Fresca?

Projeto Sombra e Água FrescaÉ uma rede de projetos da Igreja Metodista no Brasil, desenvolvida pelas igrejas locais e instituições para atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

O Projeto foi organizado para ajudar igrejas locais a desenvolverem atividades sócio-educativas como uma alternativa às ruas e às situações de risco. As igrejas são desafiadas a organizar atividades extra-escolares para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, contribuindo para seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional, espiritual e social. A finalidade maior é oferecer às crianças e adolescentes melhores condições de vida e a possibilidade de desenvolvimento como pessoas e cidadãos.

"Sombra e Água Fresca" significa espaço para vivência das coisas de Deus, de seu Reino de direitos e de coisas boas; lugar de acolhimento, cidadania e educação integral.

- 10 Passos para organizar um Projeto Sombra & Água-Fresca

1. Organizar uma Equipe Local
Procurem identificar pessoas na igreja e comunidade, que se identifiquem com a proposta e que gostem de trabalhar com as crianças e adolescentes. Essa equipe será responsável para se reunir, estudar o material, planejar, executar e avaliar juntos/as, afinal, não se faz nada sozinho/a. Lembrando que todas as pessoas que contribuem o fazem de forma voluntária.

2. Oficializar na CLAM
É imprescindível que essa equipe busque o apoio do/a pastor/a e sua oficialização num Concílio Local e ou pela CLAM, para que o projeto tenha o "abraço" e a responsabilidade de toda a igreja.

3. Conhecer a realidade das crianças da comunidade (Diagnóstico)
Uma boa identificação da realidade local será de muita importância para elaboração e execução do projeto. Procurem reunir informações com as famílias, escolas, conselhos tutelares e de direitos, associações e principalmente as próprias crianças, sobre as maiores necessidades apresentadas e os potenciais disponíveis.

4. Divulgar o Projeto e Inscrever as crianças e adolescentes
Apresentar o projeto à comunidade, seja por carta ou cartazes e inscrever as crianças e adolescentes.
Mas antes é importante elaborar alguns critérios para o atendimento: idade, situação econômica, local de moradia, por chegada?

5. Planejar as ações
Baseados nos recursos disponíveis: materiais (com o quê fazer? Quais parcerias?), físicos (onde fazer?) e humanos (quem fará?), a equipe local deve propor as atividades (o quê e como oferecer? quais os dias de funcionamento?).
Temos recomendado que funcione de 2 a 3 vezes por semana, em horário alternado à escola dos/as participantes.

6. Encontrar periodicamente
Após iniciadas as atividades, é importante que a equipe local se encontre, semanal ou quinzenalmente para oração, capacitação, planejamento e avaliação das ações, além de momento para encontros com as famílias.

7. Partilhar com a igreja local
A equipe local deve apresentar à igreja, os frutos e dificuldades do projeto; pode integrar com a Vigília anual que ocorre pela Criança e ter participações nos cultos e encontros da igreja.

8. Participar de encontros regionais e distritais
A equipe regional te organizado encontros regionais e distritais de capacitação, onde a equipe local tem momentos de troca de experiência, capacitação e fortalecimento para a caminhada.

9. Buscar integração na comunidade
Além de contar com o apoio da igreja local, para oferecer um atendimento de qualidade às crianças, o projeto deve buscar parcerias com toda a comunidade, incluindo comerciantes, escolas, conselhos, associação de bairros e outros.

10. Festejar
Todo projeto também é convidado a celebrar de forma comunitária as etapas e conquistas ao longo do ano, integrando a igreja, escolas, voluntários/as, parceiros, famílias e as crianças e adolescentes. É o momento de dizer: "Até aqui nos ajudou o Senhor".

- Como fazer contatos com o Projeto Sombra e Água Fresca?

Avenida Piassanguaba nº 3031 - Planalto Paulista
São Paulo/SP - CEP 04060-004
Tel: (11) 2813-8600
E-mail: projetosaf@metodista.org.br


Posts relacionados