Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 10/07/2014

Novas revistas para a Escola Dominical

Pra. Andreia Fernandes 
Coordenadora do Departamento Nacional da Escola Dominical
Foto: Marcelo Ramiro
 
Parte da equipe do Departamento Nacional de Escola Dominical trabalhando na produção das revistas.
 
Chegar a unidade da fé, viver em santidade e crescer no conhecimento de Jesus Cristo são objetivos que a igreja deve perseguir. Discípulos e discípulas comprometidos/as com o anúncio do Evangelho, precisam aperfeiçoar-se cada vez mais para a obra do ministério. Jesus desejou esse aperfeiçoamento e, para isso, fez a opção de ensinar caminhando junto com as pessoas. 
 
A Escola Dominical é um espaço de conhecimento e estudo da Palavra de Deus para que nos aperfeiçoemos tendo a Jesus como modelo de perfeição! Essa tem sido a inspiração das revistas de Escola Dominical. A partir das orientações propostas pelo Concílio Geral da Igreja (2011), chegamos a edição que contempla a ênfase 4: Fortalecer a Identidade, Conexidade e Unidade da Igreja. Assim nos provoca o Plano Nacional Missionário:
 
“As pessoas são, em grande número, levadas por “todo o vento de doutrina”, “agitadas de um lado para outro”. Na verdade, há uma busca intensa de algo que traga às pessoas esperança e vida. No meio de toda essa situação, corre-se o risco de perder a configuração de nossa identidade e o sentido de nossa finalidade – a vocação para a qual fomos chamados/as” (Igreja Metodista, PNM 2012-2016, p.24).
 
A partir dessa prerrogativa, as revistas de juvenis, jovens e adultos desejam fortalecer a essência do cristianismo para que, neste tempo marcado por heresias e ventos de doutrinas, a igreja se mantenha firme. O povo cristão é um só, proclama um só Espírito e possui uma base de fé vigorosa que une todos/as os/as irmãos e irmãs. Manter-se nessa visão exige crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. 
 
A proposta para as crianças e pré-adolescentes é que reconheçam nossa identidade cristã, fortaleçam a unidade e comunhão entre o povo de Deus. A cada estudo, ressaltamos que somos diferentes uns/as dos/as outros/as, porém, nossa identidade e unidade sustentam-se na proposta do Reino de Deus. Assim, esperamos contribuir para o desenvolvimento da fé em Cristo Jesus. 
 
As revistas de Escola Dominical desejam ser um guia de estudos sem pretensão de afirmarem-se por si mesmas. O que queremos dizer é que a preparação e o engajamento da equipe docente, são determinantes para que os temas sejam contextualizados e dialoguem com a realidade de cada igreja local. Destacamos a importância de se adquirir a revista dos/as professores/as, nela, encontram-se os aportes e dinâmicas de aula.
 
Uma escola dominical comprometida em preservar a identidade metodista a partir do estudo da Bíblia, colabora para a unidade da Igreja. O uso das nossas revistas fortalece a nossa conexidade.
 
Agradeço a equipe de redação, revisão, editoração e aos escritores e escritoras que, com um coração comprometido com a Missão, se dispõem a construir este material. Há muito que melhorar e caminhar, seguimos motivados a fazer cada vez melhor. Estamos à disposição por meio do e-mail ­escoladominical@metodista.org.br.
 
A Deus toda honra, glória e louvor! 
 
 

Tags: Escola Dominical, Expositor Cristão


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de novembro: tempo de agradecer!

Novembro nos remete ao Dia Nacional de Ação de Graças. Certamente temos motivos para agradecer. Saber ser grato/a por benefícios recebidos é atitude de grandeza humana. Devemos ser gratos/as a todos/as que nos fazem bem. O tesouro mais precioso que recebemos é a vida e os benefícios que a natureza nos dá. Deus é bom.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de junho | Igreja, lugar de cuidado!

Em boa parte dos estados brasileiros, a Igreja está com as portas fechadas devido à pandemia da Covid-19. As celebrações estão sendo realizadas on-line para continuar com o cuidado de seus membros. Ela sempre foi um lugar de cuidado, um lugar para cuidar das feridas da alma, razão pela qual escolhemos o tema desta edição. Acesse gratuitamente.

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Resgatando o Zelo Evangelizador na vida da Igreja

A Bíblia, nossa regra de fé, estabelece ênfases missionárias. A primeira dentre todas elas, é a do perfil evangelizador que a Igreja cristã precisa assumir (Mateus 28.19-20, Marcos 16.15-16, Lucas 24.47).

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Juname 2015 reúne cerca de mil adolescentes metodistas de todo o Brasil

Cantando e dançando a coreografia da música “Somos Um”, cerca de mil adolescentes metodistas promoveram uma cena profética e espetacular. Foi um dos momentos mais marcantes da Juname 2015. Com camisetas da mesma cor, o grupo formou um mar vermelho e mostrou que é possível cumprir a missão com dinamismo e criatividade. 

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Namoro segundo o coração de Deus?

Há muitos jovens que realmente querem honrar a Deus, mas também há muitos que vivem o relacionamento como se nunca tivessem ouvido a respeito de Jesus