Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 31/07/2014

Música como instrumento missionário - Expositor Cristão Agosto 2014

É difícil imaginar a expansão do movimento metodista sem a influência da música. São atribuídos a Charles Wesley (1707-1788), irmão de John Wesley, a autoria de nove mil hinos e poemas sacros. São melodias inspiradas sobre diversos temas: amor de Deus, Ceia do Senhor, crianças, funerais, vigília, intercessão... a lista é extensa.

"Oh! Mil línguas eu quisera ter para cantar louvores ao meu grande Redentor!", expressou Charles Wesley em 1739 para comemorar o primeiro ano de sua marcante experiência religiosa. Em tempos de hostilidade e perseguição, a música foi instrumento de encorajamento. "Muitas águas não poderão apagar esta pequena chama que o Senhor acendeu, nem a enxurrada da perseguição a afogará", cantavam os/as metodistas.

A dedicação em expressar pela música os sentimentos tornou o movimento metodista diferenciado. "Uma das maiores bênçãos com que Deus agraciou os metodistas, depois da Bíblia, são suas coleções de hinos", declarou o líder metodista John Fletcher (1729-1785).

Quase 300 anos depois, a música continua sendo um canal de sensibilização e propagação do Evangelho. Na Igreja Metodista, há sempre espaço reservado para os cânticos nas reuniões e celebrações. No entanto, é preciso ampliar a reflexão em torno do conteúdo das músicas que cantamos.

Vivemos um período de expansão do "mercado gospel". Cantores/as se tornaram celebridades e suas músicas estão presentes em nosso repertório. Muitas canções possuem conteúdo teológico distante das nossas raízes. Algumas letras difundem o individualismo, triunfalismo, a judaização da igreja e estimulam o experiencialismo desassociado de verdades bíblicas.

Esta edição do Expositor Cristão desafia você e sua comunidade local a meditar sobre o tema. Reflita sobre o conteúdo das músicas e sobre os reflexos na comunidade local. Que nossas canções expressem o que de fato anunciamos e conduzam a Igreja em missão. Boa leitura!

Marcelo Ramiro
Editor

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Webinar do Metodismo Mundial

O webinar será realizado nos sábados do mês de agosto, dias 1º, 8, 15, 22 e 29, pela manhã, das 8h30 às 12h, e contará com palestras, diálogos e painéis, além de uma sessão especial opcional das 19h às 20h30 (horário de São Paulo, Brasil). As sessões ocorrerão através da plataforma de videoconferência Zoom.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de setembro: Igreja e Meio Ambiente

Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade. 

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Por que o diferente nos incomoda tanto? É papel da Igreja combater todo tipo de intolerância e promover a unidade. Saiba mais no Expositor Cristão de agosto!   Edições Anteriores Fale Conosco

Expositor Cristão, Mídia, por Herbert

Confira como foi o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista

A alegria contagiante, a hospitalidade calorosa, o fervor missionário fortalecido a cada encontro, plenária, conversa. Foi nesse clima que ocorreu o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista, de 6 a 12 de agosto, em Recife/PE.

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Liturgia: As cores do tempo da graça

A pregação do Evangelho é tanto mais eficaz quanto melhor for a comunicação da Igreja. Comunicação é mais do que discurso, pois se dá no nível verbal e no nível não-verbal. Luiz Carlos Ramos / 

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Namoro segundo o coração de Deus?

Há muitos jovens que realmente querem honrar a Deus, mas também há muitos que vivem o relacionamento como se nunca tivessem ouvido a respeito de Jesus

Expositor Cristão, Jovens, Geral, por José Geraldo Magalhães

Copa John Wesley movimenta juventude metodista

Torneio chama atenção para a situação das crianças de rua