Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 02/01/2019

LOGO: Cuidam do Meio Ambiente

O ano de 2019 começou, e com ele o novo tema da Igreja Metodista: discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente. 

O Plano Nacional Missionário afirma que "é um relevante elemento da missão o comprometimento com a preservação do meio-ambiente, isso expressa a mordomia cristã e o cuidado com a criação de Deus. Do mesmo modo, é missão da Igreja trabalhar pela integridade da vida". 

O documento segue defendendo que, "considerando as atuais condições de vida no planeta Terra – como a devastação das áreas verdes, a escassez de água, o acúmulo de lixo etc. – a atuação missionária, em sua vertente social, também deve “apoiar, incentivar e participar das iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente” (PVMI). Trata-se de denunciar os pecados cometidos contra o meio ambiente e de defender a natureza como parte da criação de Deus (Gênesis 1).

Você acessa o Plano Nacional Missionário completo em nosso site. Clique aqui.

Logo

O Jornal Expositor Cristão publicou em sua matéria de capa na edição de janeiro, as principais informações sobre a campanha, incluindo os detalhes do logo para 2019. Faça download gratuito da versão digital do EC clicando aqui. 

Disponibilizamos abaixo o Manual de Identidade visual para que você, sua região e sua igreja local posssam aplicar a marca com o tema do ano em sites, redes sociais e até em produtos, como camisetas ou canecas. Clique abaixo para baixar o manual e todas as aplicações disponíveis.

 

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O LOGO EM PNG.


 

VEJA MAIS OPÇÕES DE DOWNLOAD:

BAIXE AGORA O MANUAL DE IDENTIDADE COMPLETO.

BAIXE O ARQUIVO COM TODAS AS APLICAÇÕES.

 

 

Confira abaixo o texto completo que trabalha através da 5ª ênfase missionária da Igreja Metodista as questões ligadas à preservação do meio ambiente, e as sugestões de ações para a sua comunidade de fé se mobilizar esse ano. O conteúdo também está no Plano Nacional Missionário.

Ênfase 5: Implementar ações que envolvam a Igreja no cuidado e preservação do Meio Ambiente

O exercício da ética da santidade deve ser o princípio de toda a ação ministerial da Igreja (social, educacional, teológica e missionária).

Considerando-se a necessidade do cuidado, preservação e uso sustentável do meio ambiente e seus recursos naturais ameaçado por: intervenção humana, mudanças climáticas e fenômenos que têm gerado desastres naturais, sofrimento e mortes. A atuação missionária do povo metodista deve “apoiar, incentivar e participar de iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente” (PVMI). Assim, cada igreja local e congregações devem promover ações que caminhem na direção da preservação de nossa biodiversidade e de um desenvolvimento sustentável, conforme o princípio da criação de Deus.

OBJETIVOS:

1) Estabelecer, a partir da Palavra de Deus e da herança teológica wesleyana, uma pauta de estudos e discussão que promova consciência ambiental, responsabilidade social e ações práticas voltadas à educação ecológica e aos processos de defesa e preservação do ecossistema;

2) Enfatizar nos documentos da Igreja, nas revistas da Escola Dominical e nos estudos bíblicos que o projeto de Deus não é individualista, mas coletivo, envolvendo toda a criação;

3) Educar cada membro metodista para que se conscientize do compromisso com o meio ambiente e se responsabilize por ações de preservação desse meio.

SUGESTÕES DE AÇÃO:

• Promoção da educação ambiental aplicável e viável ao cotidiano do povo metodista, gerando responsabilidade pessoal e comunitária em relação a preservação do meio ambiente;
• Desenvolvimento de um programa de educação ambiental que contemple os seguintes temas: consumo consciente, uso racional da água e da energia, combate à poluição, tratamento adequado do lixo, alimentação saudável, reciclagem etc.;
• Apoio, incentivo e participação das iniciativas de preservação do meio ambiente; demarcação das terras indígenas e quilombolas; do combate a pesca predatória, a poluição das nascentes, mares, rios e sonora; de denúncia da falta de saneamento básico e do desmatamento.

Dúvidas e divulgações

Tem dúvidas sobre a campanha, ou sobre como promove-la em sua igreja local ou região? Entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@metodista.org.br. Você também pode ligar para a Comunicação da Sede Nacional no número +55 11 2813-8600. 

Para compartilhar as iniciativas de sua comunidade de fé para o tema de 2019, escreva para o Jornal Expositor Cristão, nosso veíduclo oficial de comunicação: expositorcristao@metodista.org.br. Você ainda pode enviar seu vídeo através do projeto Você Repórter, ou publicar sua notícia no site do EC, contando o que sua igreja tem realizado para inspirar outros/as metodistas pelo país.


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Metodistas oram por Bruxelas

Missionarios contam experiências durante os ataques terroristas

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Caráter do metodista é uma das marcas da experiência religiosa do rev. John Wesley em 1738

A experiência religiosa do rev. John Wesley em 24 de maio de 1738 - o que no Brasil a Igreja Metodista celebra como o Dia do Coração Aquecido - passa pelo perdão sincero, além da transformação do caráter.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Conapeu elege mesa representativa em reunião na Sede Nacional da Igreja Metodista. Veja os detalhes!

A reunião aconteceu dia 28 de abril na Sede Nacional da Igreja Metodista. Foram eleitas presidente, vice e secretária. Confira os detalhes!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Música e Arte, Mídia, por José Geraldo Magalhães

As músicas que cantamos na igreja possuem conteúdos questionáveis?

A matéria de capa do jornal Expositor Cristão de agosto aborda a importância da música nas igrejas. Leia e compartilhe na íntegra!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispa e bispos da Igreja Metodista se pronunciam contra a violência no país

Bispa e bispos da Igreja Metodista emitem pronunciamento a respeito da situação que vive o país, cidades e área rural, tomadas pela violência, injustiça e desordem de todas as formas, inclusive com a queima de ônibus, e destruição de lojas e patrimônio público. Atos estes que param serviços básicos, trazendo prejuízo para toda a população.