Publicado por Sara de Paula em Liturgia - 23/11/2018
Liturgia - Dia internacional da pessoa com deficiência
Sugestão de liturgia para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro
BAIXE EM .PDF
Acolhida:
Leitura Bíblica: 1 Samuel 16:6,7
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
O dia internacional da pessoa com deficiência, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 1992. É uma oportunidade importante para refletirmos sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência ainda enfrentam e como podemos atuar para promover, cada vez mais, a inclusão deles e delas em todos os espaços. Hoje, convidamos a todos e todas, para refletirmos sobre a falta de ação missionária junto as pessoas com deficiência, e a valorizarmos a sua participação na comunidade.
Toda igreja que tiver entre seus membros pessoas com deficiência devem inseri-las nesta liturgia promovendo desta maneira a inclusão.
Adoração
Cântico: Lar Cristão hino 497 do hinário evangélico.
- Oração de adoração
Chamado a confissão
Leitura Bíblica: Deuteronômio 27:18
"Maldito quem fizer o cego errar o caminho". Todo o povo dirá: "Amém! "
Oração de confissão: Senhor, Tua Igreja pede perdão por não enxergar o(a) cego(a), por não ouvir os/as surdos(as), por não falar com os(as) mudos(as); pedimos-Te perdão por não caminhar com os/as deficientes físicos(as), por nossas mentes ainda não serem abertas as pessoas deficientes mentais, por nossas indiferenças aos(as) “diferentes”, Te suplicamos perdão, amém.
Proclamação do perdão.
Leitura Bíblica: Salmos 139:14-17
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!
Compromisso comunitário: Senhor, que Teu perdão seja traduzido em uma prática do amor para com as pessoas com deficiência, como Igreja, uma vez restaurados/as de nossa deficiência missionária, vamos em busca de contribuir para que, assim como expressou o profeta Isaias, os coxos saltem de alegria pelo acolhimento, os(as) cegos(as) vejam como é lindo Teu amor, os(as) mudos(as) cantem a graça de pertencer a Ti; Graças Te damos o Pai, por nos fazer entender que em Seu reino todas as pessoas são contempladas e podem ser chamadas e vocacionadas. Deficientes ou não, Senhor, somos um povo só, somos Tua igreja e é de mãos dadas que devemos caminhar hoje e sempre, amém.
Louvor sugestões
- Ousado amor - Isaías Saad (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wSKKEAnLTDw)
- Coração igual ao teu - Diante do Trono (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MAVbgm0aPdc)
- Maravilhado - Nívea Soares (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kbFEWYFJfOo)
- Raridade - Anderson Freire (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Di_tzB_uRWw)
Edificação
Sugestões de textos: Êxodo 4.1-12, João 9.1-7, Lucas 18.35-43, Marcos 2.1-12 2 Samuel 9.
Dedicação:
Ceia do Senhor
Poema de Mário Quintana “Deficiências”
(preferencialmente feita por um jogral de crianças)
“Deficiente” é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade e que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e querer garantir seus tostões no fim do mês.
“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
“Diabético” é quem não consegue ser doce.
“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.
Benção Apostólica.
Liturgia elaborada por Reverendo Enoque Rodrigo de Oliveira Leite, coordenador da Pastoral Nacional de Inclusão e Por Gabriela Tovar O. Leite.
Veja também >>> Pastoral da Inclusão divulga vídeo convidando para celebração do Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência