Publicado por Sara de Paula em Liturgia - 23/11/2018

Liturgia - Dia internacional da pessoa com deficiência

Sugestão de liturgia para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro
BAIXE EM .PDF

Acolhida:

Leitura Bíblica: 1 Samuel 16:6,7

E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

O dia internacional da pessoa com deficiência, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 1992. É uma oportunidade importante para refletirmos sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência ainda enfrentam e como podemos atuar para promover, cada vez mais, a inclusão deles e delas em todos os espaços. Hoje, convidamos a todos e todas, para refletirmos sobre a falta de ação missionária junto as pessoas com deficiência, e a valorizarmos a sua participação na comunidade.

Toda igreja que tiver entre seus membros pessoas com deficiência devem inseri-las nesta liturgia promovendo desta maneira a inclusão.

Adoração

Cântico: Lar Cristão hino 497 do hinário evangélico.

- Oração de adoração

Chamado a confissão

Leitura Bíblica: Deuteronômio 27:18

"Maldito quem fizer o cego errar o caminho". Todo o povo dirá: "Amém! "
 

Oração de confissão: Senhor, Tua Igreja pede perdão por não enxergar o(a) cego(a), por não ouvir os/as surdos(as), por não falar com os(as) mudos(as); pedimos-Te perdão por não caminhar com os/as deficientes físicos(as), por nossas mentes ainda não serem abertas as pessoas deficientes mentais, por nossas indiferenças aos(as) “diferentes”, Te suplicamos perdão, amém.

Proclamação do perdão.

Leitura Bíblica: Salmos 139:14-17

Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!


Compromisso comunitário: Senhor, que Teu perdão seja traduzido em uma prática do amor para com as pessoas com deficiência, como Igreja, uma vez restaurados/as de nossa deficiência missionária, vamos em busca de contribuir para que, assim como expressou o profeta Isaias,  os coxos saltem de alegria pelo acolhimento, os(as) cegos(as) vejam como é lindo Teu amor, os(as) mudos(as) cantem a graça de pertencer a Ti; Graças Te damos o Pai, por nos fazer entender que em Seu reino  todas as pessoas são contempladas e podem ser chamadas e vocacionadas. Deficientes ou não, Senhor, somos um povo só, somos Tua igreja e é de mãos dadas que devemos caminhar hoje e sempre, amém.

Louvor sugestões

- Ousado amor - Isaías Saad (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wSKKEAnLTDw)

- Coração igual ao teu - Diante do Trono (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MAVbgm0aPdc)

- Maravilhado - Nívea Soares (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kbFEWYFJfOo)

- Raridade - Anderson Freire (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Di_tzB_uRWw)

 

Edificação

Sugestões de textos: Êxodo 4.1-12, João 9.1-7, Lucas 18.35-43, Marcos 2.1-12 2 Samuel 9.

Dedicação:

Ceia do Senhor

Poema de Mário Quintana “Deficiências”
(preferencialmente feita por um jogral de crianças)

“Deficiente” é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade e que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.

“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.

“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e querer garantir seus tostões no fim do mês.

“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

“Diabético” é quem não consegue ser doce.

“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.

E finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.

 

Benção Apostólica.

 

Liturgia elaborada por Reverendo Enoque Rodrigo de Oliveira Leite, coordenador da Pastoral Nacional de Inclusão e Por Gabriela Tovar O. Leite.

 

Veja também >>> Pastoral da Inclusão divulga vídeo convidando para celebração do Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência 


Posts relacionados

Liturgia, por Sara de Paula

Sugestões para celebrar o Dia da Bíblia 2021

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã- Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Liturgia, por Sara de Paula

Liturgia para o Dia das Crianças 2020 | DNTC

  Baixe a Liturgia para o Dia das Crianças 2020, produzida pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) da Igreja Metodista. “Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo. Porque o Senhor Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.” - Salmo 47.1,2

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o dia dos pais 2017

Confra a sugestão de programação e liturgia para celebração do Dia dos Pais, que acontece em 13 de agosto, segundo domingo do mês.

Liturgia, Destaques Nacionais, Pastoral dos Direitos Humanos, por José Geraldo Magalhães

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja material de apoio para refletir e celebrar!

Em momentos de crise social, aumento da percepção da criminalidade, impunidade e injustiça, não poucas vezes a população de um país recorre a soluções populistas e demagógicas, cujos efeitos nunca trazem os benefícios prometidos. Veja arquivos disponbíveis para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos.