Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Mídia, Expositor Cristão - 28/01/2015

Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015

Lembro-me da primeira Juname que participei, no Sesc Grussaí/RJ no ano 2000. O tema do encontro “Cumpra em mim os teus planos”, marcou minha adolescência. Foi inesquecível conhecer juvenis metodistas de várias partes do Brasil e presenciar a unidade em meio à tanta diversidade. Esta é uma das maiores riquezas da nossa Igreja Metodista.

Quinze anos depois, tive o privilégio de acompanhar mais uma edição da Juname. Evento que reuniu cerca de mil adolescentes em Sumaré/SP e proporcionou cenas espetaculares: juvenis sendo impactados/as por Deus e saindo das “quatro paredes” para anunciar Jesus. Uma multidão marchou pelas ruas da cidade, cantou e dançou com alegria contagiante em uma praça.

A Juname sempre nos mostra como é importante investir nos/as adolescentes! Eles/as vivenciam um período marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. São pressionados/as a tomar decisões em relação ao futuro, a assumir responsabilidades e estão sujeitos/as a propostas enganosas diariamente. Sem o auxílio devido da família, escola e também da igreja, muitos/as experimentam as drogas, o sexo antes da hora e a violência.

No Brasil, a gravidez precoce tem se transformado em problema de saúde pública. O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos/as de mães adolescentes. Há sérios problemas ainda em relação à educação. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, 59 terminam e apenas 40 concluem o ensino médio.

A depressão é a principal causa de doença entre os/as adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os três principais motivos de morte, nesta faixa etária, são os acidentes de trânsito, a aids e o suicídio.

Jesus nos desafia a sair das “quatro paredes”, a ser sal e luz, para alterar essas e outras estatísticas. Por isso, nossas igrejas devem estar mobilizadas em atrair e cuidar dos/as adolescentes. Eles/as devem receber atenção e cuidado para construirmos um futuro melhor e para que muitas outras Juname’s sejam realizadas.

Que este Expositor Cristão inspire você e sua comunidade de fé neste propósito. Deus abençoe sua vida! Boa leitura.

 

 

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

                       

 
 
 
 

Leia online

 

 

Tags: Expositor Cristão, juname, Igreja Metodista, Fevereiro, 2015, juvenis


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho: vocação, um chamado divino

"Para os/as cristãos/ãs, esse chamado é algo especial. É uma relação de profunda intimidade com Deus, em que o Criador nos vocaciona para desenvolver um  determinado ministério na comunidade local. Os processos de formação das pessoas vocacionadas, no caso na Igreja Metodista, precisam de uma formação teológica para aqueles e aquelas que desejam seguir o caminho pastoral." Leia a edição digital gratuita.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de abril: Páscoa | Ainda há esperança

Uma das datas mais significativas do calendário cristão é celebrada na chamada Semana Santa – a Páscoa. Lamentavelmente, há dois anos não temos celebrado como gostaríamos devido à pandemia da Covid-19, que tem impedido as igrejas de realizar reuniões em seus templos. No mês passado, o Brasil registrou mais de 300 mil mortes pela doença. Muitas famílias não terão pessoas amadas nesta Páscoa, no Natal, no dia a dia de suas vidas, porque elas faleceram em decorrência da Covid-19.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC março aborda tema sobre os desafios da juventude metodista

Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós”. Essas foram as palavras de João escritas em uma de suas cartas. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, faz exatamente um ano que a Igreja Metodista, assim como todo o país, enfrenta tempos difíceis devido à pandemia do novo coronavírus, que já causou a morte de 260 mil pessoas, dentre elas, muitos/as metodistas.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Metodistas da Angola e Moçambique visitam a Sede Nacional da Igreja Metodista

Seis pastores e duas pastoras das Igrejas Metodistas de Angola e Moçambique estiveram na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo na tarde de hoje (10). A visita faz parte do acolhimento de mais uma etapa do Projeto SOL-África - Solidariedade  com a África.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispa e bispos da Igreja Metodista se pronunciam contra a violência no país

Bispa e bispos da Igreja Metodista emitem pronunciamento a respeito da situação que vive o país, cidades e área rural, tomadas pela violência, injustiça e desordem de todas as formas, inclusive com a queima de ônibus, e destruição de lojas e patrimônio público. Atos estes que param serviços básicos, trazendo prejuízo para toda a população.