Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 01/08/2015

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Em setembro de 2011, conheci um grupo de mulheres metodistas norte-americanas que estava no Brasil participando da Jornada Ubuntu. O nome do evento me deixou um ensinamento marcante. Ubuntu é uma palavra africana para expressar solidariedade, compaixão, perdão e amor ao/à próximo/a. Significa “sou o que sou pelo que nós somos”.
 
Ubuntu fala da capacidade do ser humano em entender e aceitar o/a semelhante. Passa a ideia de que precisamos uns dos outros para vivermos. Somos seres interdependentes, criados/as para viver em coletividade. A tolerância, portanto, é uma virtude fundamental e alcançá-la faz parte da missão da Igreja.
 
A intolerância tem deixado um rastro de morte na história da humanidade. Inúmeras guerras e conflitos foram motivados por diferenças de raças, classes socais, opções religiosas e políticas. Temos acompanhado casos recentes de preconceito contra homossexuais, negros/as, estrangeiros/as e religiosos/as em várias partes do mundo. Agressões verbais, ameaças, brigas e assassinatos alimentam as estatísticas.
 
O princípio da palavra Ubuntu, resumido tão bem pelos povos africanos, é o cerne do ensino de Jesus. O Mestre alertou que não há maior mandamento do que amar a Deus de todo coração e amar ao/à próximo/a como a nós mesmos (Marcos 12.28-31). Jesus deu o exemplo: amou, mas não foi conivente com os erros das pessoas. O compromisso com Deus gera intolerância com o pecado e amor incondicional pelo/a próximo/a.
 
Não haverá unanimidade em torno de temas que pautam a sociedade, porém somos chamados/as a promover a paz. A frase de Agostinho de Hipona (354-430 d.C.), apreciada e usada pelo fundador do movimento metodista John Wesley, reforça essa reflexão: “No essencial, unidade. No não essencial, liberdade. E em tudo, amor”. 
Deixe esta edição do Expositor Cristão inspirar você. Boa leitura!
 
Boa leitura!
 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 


 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

 

 


Tags: Expositor Cristão, Igreja Metodista, Tolerância, Agosto, 2015


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de novembro: tempo de agradecer!

Novembro nos remete ao Dia Nacional de Ação de Graças. Certamente temos motivos para agradecer. Saber ser grato/a por benefícios recebidos é atitude de grandeza humana. Devemos ser gratos/as a todos/as que nos fazem bem. O tesouro mais precioso que recebemos é a vida e os benefícios que a natureza nos dá. Deus é bom.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de maio: Família | Saiba como a pandemia afetou as famílias brasileiras

Não é a primeira vez que abordamos na matéria de capa o tema da família. Desta vez trouxemos uma abordagem diferente. Como manter os laços familiares em tempos de pandemia? Parte da pergunta já foi respondida na palavra episcopal desta edição, escrita pelo Bispo Adonias Pereira do Lago. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Tema da família é capa do Expositor Cristão de maio. Faça o download!

Família pastoral, filhos/as de pastores/as, divórcio, reconstrução do lar são alguns assuntos na edição de abril do Expositor Cristão. Confira!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

Surfar nas ondas da internet possibilita inúmeras formas de comunicar o Evangelho. Mas até que ponto a Igreja aproveita as ferramentas virtuais para cumprir a missão? Quais são os perigos?