Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Estudo sobre doação de sangue Bispa Marisa

Um Doador de Sangue salvou minha vida.

 

Você me lembra muito a sua mãe (ou o seu pai). É a cara dela.

Esta é uma frase afirmativa que se ouve corriqueiramente. Traços físicos permitem que identifiquemos a imagem de alguém em um/a outro/a alguém. Pode-se afirmar que filhos/as são imagem e semelhança física dos/as pais/mães; porém o mesmo não se dá quanto ao caráter de filhos/as em relação a pais/mães (biológicos ou adotivos). Aparência física é determinada, porém caráter e valores são aprendidos e/ou escolhidos.

 

 

I - Imagem e semelhança com Deus.

A Bíblia afirma que Deus criou a humanidade com esta marca: imagem e semelhança com Ele. Mas quando se olha para ela, pergunta-se: em que se parece com Deus? Em aparência física não há como. Seria, então, em quê?

Estudando a Bíblia Wesley afirma: esta semelhança é Natural  (Deus criou a todos/as para terem a mesma natureza Dele: livre, com capacidade de escolhas) ; Política (com capacidade de conviver em grupo e organizar-se beneficamente nesta convivência); Moral (com capacidade de ter o caráter Dele: ser bom, ser misericordioso, ser justo...). Porém, as escolhas que o ser humano faz, desde o paraíso, confirmam que estabeleceu-se uma aliança com a rebeldia, desobediência e negação do caráter de Deus.Usando a gíria da moçada, de "sangue bom" a humanidade passa a ser "sangue ruim" -porque opta pela sedução do pecado (que é caminho largo e de auto promoção). Só por ser criatura de Deus o ser humano já não demonstra ser " a cara de Deus". Às vezes o que se vê é "a cara do Diabo".

E agora? Tem jeito?

II - Só com transfusão

Tem jeito, mas só com um recurso extremo: transfusão de sangue. É preciso retirar este, "sangue ruim" (ódio, idolatria, egoísmo - Gl.5:16 a21) e receber um sangue "bom" a ponto de descontaminar a humanidade de todo o caos do pecado!

Bem que Deus tentou medidas mais amenas: a vocação do povo de Israel, os/asjuízes/as e os/as profetas/isas. Não adiantou. Então o Pai radicalizou: resolveu vir Ele mesmo à terra e purificar a raça humana com seu sangue justificador. Jesus, Deus na terra, entregou-se para salvar o mundo.

III - Qual a função do sangue?

Na verdade são muitas e há tratados de medicina sobre elas, mas destaca-se aqui:

1 - O sangue é fornecedor de alimento para o corpo inteiro. Composto de células vermelhas, de células brancas e de plasma, o sangue carrega todo este alimento: Oxigênio, aminoácidos ( os" ingredientes das proteínas"), nitrogênio, sódio ( ingrediente do sal), potássio, cálcio, magnésio, açucar, lipídios e colesterol (gorduras que são fonte de energia, desde que na dosagem correta), hormônios ( como os da tireóide, os dos ovários, o hormônio adrenalina, etc) . Todo este alimento tem que chegar a cada uma das cem trilhões de casas do corpo humano (as células).

2 - O sangue é o responsável pela defesa do organismo.

As células brancas, ou linfócitos, circulam junto com o sangue e sua função é defender o organismo de tudo quequeira atacá-lo. Estas células vão de "soldado raso" à tropas de elite. Quando algum inimigo entra no corpo humano( vírus, bactéria, corpo estranho) estas células cercam o mesmo, tocam a "trombeta", o corpo fica todo em estado de alerta e convoca todas as forças de segurança. Só cessam ser trabalho quando vencem o inimigo ou quando são vencidos por ele. E tem também as plaquetas, que são o batalhão que impede os sangramentos - estas defendem o corpo de esvair-se em sangue quando há um corte ou um machucado. Para isto eles oferecem suas vidas como barreira para salvar todas as outras células do sangue.

3 - Purificação - O sangue é coletor e transportador de lixo para as usinas de reciclagem.: fígado, baço, pulmão e rins. Depois que aquelas cem trilhões de casas ( céls) são alimentadas, o sangue recolhe o "lixo": gás carbônico(Co2), metabólitos (restos de alimentos não usados ou transformados) hemácias "velhas" (células vermelhas que precisam se aposentar ou que já faleceram). Purificação e eliminação:

Pulmões - fazem a troca de CO2 por O2 , quando inspiramos ( enchemos o peito de ar) e expiramos (esvaziamos os pulmões).

Rins: filtram o sangue, separando o açúcar, os sais e eliminandoos metabólitos (uréia, ácido úrico, e outros via urina). É o que podemos chamar de "lavar no sangue".

Fígado e baço -’desmontam" as células vermelhas (hemácias) velhas, mantém o ferro e o leva à medula dos ossos ("tutano"), que produzirá novas hemácias - são estas células que transportam oxigênio e gás carbônico. Enfim, cada célula em cada corpo vive pela misericórdia do sangue. SANGUE É VIDA!

IV - O sangue de Cristo que nos nutre, defende e purifica.

Comparando as funções do sangue de Cristo, Cordeiro de Deus (João 1:29), aprendemos que:

1. Nutre - A vida de Cristo, sua obediência a Deus, suas escolhas são o que Ele chama de seu CORPO e seu SANGUE. E afirma: "Quem não beber do meu sangue e comer da minha carne não terá vida eterna. (João 6:53 -58)."A minha comida e a minha bebida é fazer a vontade do Pai"- disse Ele. Portanto, quando estamos com fome e sede de Deus, só podemos saciá-las se comermos da mesma comida que Cristo comeu. Cristo foi obediente a Deus até a morte - não cedeu ao pecado. Em conseqüência sua vida foi sacrificada numa cruz, o seu sangue foi derramado mas também PARTILHADO. Cristo deu da sua vida eterna a nós. Como o feijão que, enterrado, morre para que brote um pé de feijão inteiro e dê muito e muito fruto (feijão). Morrendo em obediência, Cristo alimenta-nos com esta mesma OBEDIÊNCIA.Se por um feijão (Adão) toda a plantação foi contaminada, também por um feijão, puro e limpo, toda a plantação foi salva.

Cristo é o pão que alcança cada habitante e cada lar de todo este planeta- o sangue dele (Sua vida em obediência) alimenta a todos/as.

2. Defesa - Ora, o pecado foi, e é , uma doença tão poderosa que o sangue humano não consegue defender-se dela . Ele mata com o ódio, ira, abusos, exploração, escravidão de mulheres, homens e crianças, descrença, e .... Como então salvar esta humanidade? Ora, com a vacina e soro, que estas doenças produziram no sangue de Cristo.

Vacinas - injeta-se no ser humano o próprio causador da doença (vírus ou bactérias), só que enfraquecido ou morto em laboratório. Quando é injetado no sangue humano, permite que as células de defesa criem resistência à doença. O próprio corpo humano produz a cura (anti-corpos), que são uma tropa de elite contra aquele/a inimigo. Num caso de urgência ou de risco de vida com a vacina ( ou até impossibilidade de desenvolver a vacina) usa-se o soro ( tal como contra mordida de cobra). Aplica-se já o remédio pronto. Então a pessoa não vence a doença "por sua própria vitalidade ou resistência mas pelo resultado de uma batalha que já acontecera dentro do corpo de outra pessoa".¹ Foi o que Cristo fez por nós: "Cristo, tornou-se perfeito mediante o sofrimento... "(Hb.2:10) "Porque tendo em vista o que Ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles/as que estão sendo tentados..." Hb2:18

Aleluia! O Sangue de um doente vencedor (Cristo) salvou todos/as os doentes perdedores/as.

3. Purificação - Por ação do Espírito Santo (João 16:5 a 11) o ser humano é convencido do quanto encontra-se deformado em sua semelhança e imagem para com Deus.O Espírito Santo faz isto confrontando a vida de Cristo com a vida do/a pecador/a. Chega-se ao arrependimento - este é o processo pelo qual cada célula ( ser humano) é purificada de suas toxinas (pecado). O símbolo de todo este processo é o trabalho de sangue humanoque "lava" o mesmo de todo o mal: nos pulmões, no fígado, no baço e nos rins. O sangue de Cristo sobre nós (a vida Dele) possibilita que o nosso sangue alcance a reciclagem. Ele mesmo disse: Mt. 26:28 -"Isto é o meu sangue da aliança que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados" (leia Hb.9:11 a 14). A vida de Cristo (seu sangue) permite que nos submetamos a Deus e a seu Espírito, trazendo luz às nossas trevas (pecados). A palavra de Deus (bíblia) é luz para os caminhos (Sl.119:105). Por meio da oração ouve-se a Deus. Por meio do jejum alimenta-se da submissão a Deus. Enfim, por meio de Cristo, e de todos os meios de Graça que Ele nos concede, passamos pelo filtro da purificação e da santificação.

CONCLUSÃO

Sem sangue não há vida. Sem a vida de Cristo não há vida eterna. Sem deixar-se lavar pelo sangue de Cristo não há salvação dos pecados. Louvado seja Deus, porque Cristo, vendo-nos moribundos/as em nossos pecados, transfunde-nos o seu sangue e nos dá vida.

Um doador de sangue salvou a minha vida. E a sua?

Episcopisa Marisa Ferreira - médica, teóloga e episcopisa da Região Missionária do Nordeste


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães