Publicado por Julyana Rodrigues em Social - 09/07/2015

Conheça o projeto de ação social: Fundação Metodista de Ação Cultural e Social

Fundação Metodista de Ação Cultural e Social
voltar para página anterior

A Fundação Metodista de ação Social e Cultural em parceria com o projeto Sombra e Água Fresca desenvolve suas atividades com sucesso em seus respectivos núcleos atendendo crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. O atendimento socioeducativo  realizado no São Gabriel atende 110 crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos de segunda a sexta-feira  no horário de  7:30 às 11:30hs  e 13:00 as com 17:00h com oficinas alimentação. As oficinas de educação cristã, acompanhamento escolar, literatura, inglês, informática, desenho, dança, esporte, jogos de mesa, violão, flauta, taekwondo e dança, são oferecidas durante a semana em grupos e proporcionam um desenvolvimento integral da criança e dos adolescentes.

 

Os 28 adolescentes entre 15 a 18 anos são assistidos na sexta a noite e aos sábados a tarde com oficinas e palestras com diversos temas. Os  80 idosos são assistidos através de visitas domiciliares e nas terças-feiras com reflexão espiritual e oficinas de conversação, expressão corporal, costura e pintura em tecido.

 

A parceria com a PUC, universidade do são Gabriel e Coração Eucarístico, oferece atendimento psicológico através de estágio profissionalizante em psicologia social comunitária, psicologia e plantão psicológico e mediação de conflitos com estagiários do curso de Direito.

 

Tivemos várias visitas e entre elas a dos missionários da JOCUM com oficina de dança e teatro. Colégio Magnum com equipe, na ocasião organizou várias brincadeiras e doou brindes e uma cesta de basquete para o projeto. Visitas das Mães contra o crak  onde apresentou  palestras para os adolescentes e pais. A visita de agentes da Sociedade bíblica que fez doações de calçados Crooks para crianças e adolescentes, bíblia com letra gigante para os idosos  e pequenas porções bíblicas (serão utilizadas nas reuniões de pais) e livros de histórias bíblicas para a biblioteca.

 

O projeto de coleta seletiva implantado desde o ano de 2012 tem sido um sucesso em vários aspectos e entre eles a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Este projeto tem impactado o bairro mobilizando as famílias e envolvendo funcionários e acomunidade. Recolhemos plástico duro, garrafas pet e latinha.

 

Destacamos a participação da oficina de dança daqui do São Gabriel e Liberdade, em um campeonato realizado pela academia de dança Som e Luz em Pirassununga onde ficamos em 3º lugar.

 

Em datas comemorativas temos atividades especiais e de dois em dois meses temos reunião com os pais.

 

Projeto em Santa Luzia- Núcleo São Benedito - Devido a invasão do espaço no bairro Palmital, o projeto ficou parado um semestre. Mediante contato com o pastor Roberto Queiroz da Igreja Metodista Betel em Santa Luzia e reunião com os membros, as portas da igreja foram abertas para realização desse trabalho e em Agosto iniciamos as atividades com 25 crianças em cada período totalizando 50 atendidos, manhã e tarde na segunda, quarta e sexta. Com o apoio da Marli, membro da igreja Betel e mais duas voluntárias, Nayara e Elizangela e uma assistente social Genésia, foi possível a atuação. Tivemos apoio em forma de verba para aquisição de alguns materias e pagamento de oficineiros.

 

Projeto em Ribeirão das Neves- Núcleo Liberdade- Atendimento a 60 crianças e adolescentes, manhã e tarde oferecendo oficinas, alimentação proporciona aos atendidos um lugar seguro, ambiente confiável com educadores capacitados para um trabalho com a educação integral.

 

Apesar do convenio com a prefeitura ser suspenso devido a falta de cumprimento da contrapartida por ceder o espaço as atividades propostas foram desenvolvidas apesar das dificuldades. O convenio está sendo repensado pela diretoria.

 

No segundo semestre deu início ao curso de informática, manutenção e academia de taekwondo aberto a comunidade.

 

Projeto Social em Caratinga- Atendimento a 50 crianças e adolescentes que desenvolve suas atividades através de valores humanos, filme e cultura, pintura, educação cristã, esporte e lazer, intervenções, jogos, recreação e artesanato  proporcionando um desenvolvimento integral aos participantes.

 

Núcleo Nova Almeida –ES - A foto acima é do Acampamento Metodista onde acontece o projeto durante a semana. Após um tempo parado o projeto reinicia com a gerência da Marlene que aos poucos est providenciando toda documentação para uma possível parceria com a prefeitura.

 

Em todos os projetos o encerramento é feito com diversas apresentações pelos próprios atendidos e o convite é aberto as famílias e comunidade.

 

Mais informações são encontradas pelo  site - http://fundacao.metodista.org.br ou  pelo  Facebook - Fundação Metodista.

 

Até aqui nos ajudou o Senhor!!!

 

Galeria de fotos:

{album}24{/album}

 

 

Posts relacionados

Geral, Social, por Comunicação

Campanha Nacional de Ação Social 2023

  Inicia-se hoje a Campanha Nacional de Ação Social. Saiba mais e faça parte desse projeto de disseminação do evangelho, através de atos de piedade e misericórdia!

Social, por Julyana Rodrigues

Conheça as atividades do projeto em Alto da Bondade - Olinda/PE

Este projeto é parte de um projeto maior que está sendo desenvolvido na comunidade no Alto da Bondade em Olinda, estado de Pernambuco na área de eduação e criação de cultura de paz.