Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação, Mídia, Expositor Cristão, Entrevistas - 01/07/2014
Brasil assume pela primeira vez a presidência mundial da educação metodista
O reitor da Universidade Metodista de São Paulo, professor doutor Marcio de Moraes, foi eleito presidente da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (IAMSCU), durante a 7ª Conferência da entidade realizada entre os dias 24 e 28 de maio, em Hiroshima, no Japão.
“Essa conquista só foi possível devido ao apoio da Igreja Metodista e também do Conselho Superior de Administração (Consad) aqui no Brasil”, reconhece. Marcio de Moraes estará à frente da nova diretoria para o mandato até 2017. Ele já era membro do Conselho da Associação e atuava como vice-presidente. Seu nome foi consenso na comissão de indicação e também no plenário durante a votação.
Como presidente da IAMSCU, o metodista brasileiro lidera 775 Instituições de Ensino ligadas à Igreja Metodista espalhadas em 70 países, somando 1.1 milhão de estudantes. “Educação faz parte da nossa visão missionária”, explica Marcio de Moraes. “Temos um aspecto que é inegociável: a qualidade. Por meio de uma educação de qualidade, nós formamos pessoas para a construção da paz, reconciliação, perdão e dos direitos humanos”, salienta o professor.
Ted Brown, ex-presidente da Associação e da Martin Methodist College nos Estados Unidos, explicou que foi exatamente por esse motivo que o local escolhido para a 7ª Conferência foi Hiroshima, no Japão. “Um país com 18 instituições de ensino relacionadas com o metodismo e uma história de reflexão sobre o sentido da paz, da reconciliação e direitos humanos. Não há nenhuma causa mais essencial para a missão da Igreja Metodista do que a educação”, argumenta Ted Brown.
A IAMSCU tem como visão desenvolver uma rede mundial de instituições, com o objetivo de preparar uma nova geração de líderes cristãos. Marcio de Moraes reforça que os estudantes da rede mundial metodista terão cada vez mais a oportunidade de fazer intercâmbios com Universidades ao redor do mundo. “Temos instituições de ponta, como a Duke University, nos Estados Unidos, por exemplo, que iniciou as pesquisas do exoesqueleto usado na abertura da Copa do Mundo”, ressalta Marcio.
A Conferência que elegeu o novo presidente, também homenageou o brasileiro Almir Maia pelos serviços prestados à educação. Ele recebeu o Prêmio Ken Yamada para Lideranças Notáveis que foi criado pela IAMSCU e pela Associação Nacional de Escolas, Faculdades e Universidades da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos (NASCUMC) como reconhecimento e valorização de educadores/as excepcionais, que tenham contribuições significativas para a missão metodista ao redor do mundo (veja os detalhes na entrevista abaixo).
“Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, para a educação metodista e para a Igreja Metodista em nosso país. Os países irmãos e suas lideranças, olham para nós e veem aqui uma possibilidade de liderança e contribuição para a condução da história da educação metodista no mundo”, avalia o secretário executivo do Cogeime, pr. Luis Cardoso.
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF
Leia online
Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista, educação
Posts relacionados
EC de dezembro: Natal, Deus conosco!
Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16). Não se trata de uma data. Natal significa comunhão com Cristo no cotidiano.
Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?
É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.
Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo
Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
Folha de S. Paulo: "Da carvoaria do pai à reitoria da Unimep" sobre a vida do professor Almir de Souza Maia
A infância humilde e o trabalho na carvoaria do pai, carregando a carroça da família com a lenha que seria transformada em carvão, serviram de estímulo para Almir de Souza Maia investir nos livros.
Metodistas norte-americanos em missão no Brasil
Grupo com 15 voluntários/as trabalhou na reforma de templo metodista em Mogi das Cruzes/SP. Confira os detalhes!
Filme NOÉ: crítica e reflexão
Fica claro que o filme não é fiel à narrativa bíblica de Noé. Todavia, também é muito claro que os diretores não possuem nenhum compromisso em expor as Escrituras com fidelidade