Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação, Mídia, Expositor Cristão, Entrevistas - 01/07/2014

Brasil assume pela primeira vez a presidência mundial da educação metodista

Marcelo Ramiro / 
O reitor da Universidade Metodista de São Paulo, professor doutor Marcio de Moraes, foi eleito presidente da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (IAMSCU), durante a 7ª Conferência da entidade realizada entre os dias 24 e 28 de maio, em ­Hiroshima, no Japão. 
 
“Essa conquista só foi possível devido ao apoio da Igreja Metodista e também do Conselho Superior de Administração (Consad) aqui no Brasil”, reconhece. Marcio de Moraes estará à frente da nova diretoria para o mandato até 2017. Ele já era membro do Conselho da Associação e atuava como vice-presidente. Seu nome foi consenso na comissão de indicação e também no plenário durante a votação.
 
Como presidente da IAMSCU, o metodista brasileiro lidera 775 Instituições de Ensino ligadas à Igreja Metodista espalhadas em 70 países, somando 1.1 milhão de estudantes. “Educação faz parte da nossa visão missionária”, explica Marcio de Moraes. “Temos um aspecto que é inegociável: a qualidade. Por meio de uma educação de qualidade, nós formamos pessoas para a construção da paz, reconciliação, perdão e dos direitos humanos”, salienta o professor.
 
Ted Brown, ex-presidente da Associação e da Martin Methodist College nos Estados Unidos, explicou que foi exatamente por esse motivo que o local escolhido para a 7ª Conferência foi Hiroshima, no Japão. “Um país com 18 instituições de ensino relacionadas com o metodismo e uma história de reflexão sobre o sentido da paz, da reconciliação e direitos humanos. Não há nenhuma causa mais essencial para a missão da Igreja Metodista do que a educação”, argumenta Ted Brown.

 
A IAMSCU tem como visão desenvolver uma rede mundial de instituições, com o objetivo de preparar uma nova geração de líderes cristãos. Marcio de Moraes reforça que os estudantes da rede mundial metodista terão cada vez mais a oportunidade de fazer intercâmbios com Universidades ao redor do mundo. “Temos instituições de ponta, como a Duke University, nos Estados Unidos, por exemplo, que iniciou as pesquisas do exoesqueleto usado na abertura da Copa do Mundo”, ressalta Marcio.
 
A Conferência que elegeu o novo presidente, também homenageou o brasileiro Almir Maia pelos serviços prestados à educação. Ele recebeu o Prêmio Ken Yamada para Lideranças Notáveis que foi criado pela ­IAMSCU e pela Associação Nacional de Escolas, Faculdades e Universidades da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos (NASCUMC) como reconhecimento e valorização de educadores/as excepcionais, que tenham contribuições significativas para a missão metodista ao redor do mundo (veja os detalhes na entrevista abaixo).
 
“Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, para a educação metodista e para a Igreja Metodista em nosso país. Os países irmãos e suas lideranças, olham para nós e veem aqui uma possibilidade de liderança e contribuição para a condução da história da educação metodista no mundo”, avalia o secretário executivo do Cogeime, pr. Luis Cardoso.
 
 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista, educação


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de dezembro: Natal, Deus conosco!

Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16). Não se trata de uma data. Natal significa comunhão com Cristo no cotidiano. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?

É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Folha de S. Paulo: "Da carvoaria do pai à reitoria da Unimep" sobre a vida do professor Almir de Souza Maia

A infância humilde e o trabalho na carvoaria do pai, carregando a carroça da família com a lenha que seria transformada em carvão, serviram de estímulo para Almir de Souza Maia investir nos livros.

Geral, Mídia, Vídeos, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Metodistas norte-americanos em missão no Brasil

Grupo com 15 voluntários/as trabalhou na reforma de templo metodista em Mogi das Cruzes/SP. Confira os detalhes!

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Filme NOÉ: crítica e reflexão

Fica claro que o filme não é fiel à narrativa bíblica de Noé. Todavia, também é muito claro que os diretores não possuem nenhum compromisso em expor as Escrituras com fidelidade