Publicado por José Geraldo Magalhães em Administração, Geral - 13/09/2013

5ª Ênfase Missionária da Igreja Metodista

5ª Ênfase:

Implementar ações que

envolvam a Igreja no

cuidado e preservação

do Meio Ambiente.


Considerando as atuais condições de vida no planeta Terra - como a devastação das áreas verdes, a escassez de água, o acúmulo de lixo, etc. - a atuação missionária, em sua vertente social, também deve "apoiar, incentivar e participar das iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente" (PVMI).
Trata-se de denunciar os pecados cometidos contra o meio ambiente e de defender a natureza como parte da criação de Deus (Gênesis1). Deve-se, portanto, como Igreja, apoiar e promover ações no sentido da valorização da biodiversidade e da implementação do desenvolvimento sustentável em nosso país.

Objetivos

o Criar pauta de discussão a partir da Palavra de Deus e da Herança Wesleyana que fortaleça a consciência ambiental e gere responsabilidade pessoal e comunitária. Apoiar todas as organizações que estejam voltadas a programas de sustentabilidade, bem como todas as iniciativas educativas em favor do planeta.
Desafiar o homem e a mulher a exercerem o seu papel de mordomo da criação à luz do desafio bíblico: "Ao Senhor pertence a terra e tudo que nela se contém o mundo e os que nele habitam" (Salmo 24.1).
Enfatizar nos documentos da Igreja, revistas da Escola Dominical e estudos bíblicos que o projeto de Deus não é individualista, mas coletivo, envolvendo toda a criação.
Conscientizar cada metodista do compromisso com o meio ambiente.
Alertar o povo metodista sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Canalizar para o foco educacional a preservação ambiental e da vida.
Promover a evangelização na perspectiva de denúncia contra a exploração da natureza.
Implementar ações práticas que podem ser trabalhadas no Plano Missionário da Igreja tanto em nível nacional, regional, distrital e local para atender à demanda ecológica.

Ações afirmativas

Durante o novo período eclesiástico, a Igreja Metodista dará atenção especial à produção de materiais que digam respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta.
De igual modo ações pastorais serão focadas junto às Igrejas Locais para que as mesmas incorporem projetos de sustentabilidade como redução do consumo de água, energia e reciclagem de itens.
Elaboração de estudos bíblicos e estudos para escola dominical para todas as faixas etárias, como forma de colocar na pauta da Igreja uma consciência ambiental que possa gerar responsabilidade pessoal e comunitária.


Posts relacionados