Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 30/10/2013

30 de outubro de 2013

Coro na abertura da 10ª Assembleia. Foto de Joanna Lindén-Montes-WCC
Coro na abertura de oracao. Foto Joanna Lindén-Montes-WCC

Cerca de 5 mil cristãos representando mais de 300 igrejas de mais de 100 países - incluindo 2,5 mil cristãos coreanos - estão reunidos a partir de hoje em Busan, na Coreia do Sul, para a 10ª Assembleia Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Em uma mensagem de vídeo mostrada na abertura do evento, Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, pediu aos cristãos para "orar pela paz de todo o mundo e para a unidade de todos ". Os pedidos de orações também se estenderam para a "reunificação pacífica da península coreana" e pelas lutas do povo por "justiça e da paz no Oriente Médio".

Bartolomeu I (foto ao lado) disse que o tema da Assembléia, informa a nossa responsabilidade e prestação de contas aos problemas críticos de importância global, como a economia e a ecologia. "Não podemos permanecer espectadores ociosos em um mundo permeado pela injustiça social e atormentado pelo sofrimento e opressão ".

Na oração: "Deus da vida, levam-nos à justiça e à paz, devemos renovar nosso compromisso com a visão essencial do Conselho Mundial de Igrejas para confessar o Senhor Jesus Cristo e glorificar o único Deus, Pai, Filho, e Espírito Santo ", disse ele.

Participação metodista - A delegação da Igreja Metodista no Brasil para a Assembleia de Busan está composta pelos bispos Adonias Pereira do Lago, Stanley da Silva Moraes e Magali do Nascimento Cunha. Outros/as metodistas do Brasil servirão à Assembleia do CMI: o jovem Alexandre Quintino, da Igreja Metodista em Vila Mariana foi selecionado para participar como parte do staff ("steawards") que atuará nos serviços de apoio da assembleia; as Revdas. Rosângela Soares de Oliveira e Nancy Cardoso Pereira atuarão na Pré-Assembleia de Mulheres, nos estudos bíblicos e plenários temáticos. O jovem Lucas Pereira do Lago se inscreveu e foi selecionado como participante subsidiado pelo CMI para o Trem da Paz e será também o assessor da presidência.