Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

X Encontro Regional da Federação da 1ª RE 26/03/2011

Num dia de céu azul e muito sol, caravanas se dirigiram para Xerém, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, para o X Encontro Regional de Mulheres, reunindo 2050 pessoas, inclusive alguns homens jovens, juvenis e crianças. Era uma alegria e entusiasmo contagiantes, pois além de participar de um dia com uma programação toda especial, era também uma oportunidade de encontros, de rever amigas e de conhecer tantas pessoas.
A presidente da Federação, Denize Ornellas saudou a todas com muita alegria e abriu a programação com oração, louvores e apresentação do Ministério de Louvor da Igreja de Duque de Caxias. O Tema do Encontro: “MULHERES METODISTAS EM MISSÃO, PROCLAMANDO A PLENITUDE DA VIDA”.
A jovem Bianca (Uma menina de 21 anos que teve uma participação brilhante no Encontro) fez uma meditação no livro de I Reis capítulo 17 afirmando que Deus manda provisão quando nos dispomos a proclamar a Plenitude da Vida. Quando Deus nos chama, Ele provê, Ele faz aparecer água no deserto... O Deus que chama é o Deus que sustenta. E disse ainda: “Deixa Deus te usar para que sejas um canal de bênçãos nas mãos Dele”.
Momentos de apresentações da Confederação do Brasil e também América Latina, homenagens e participação linda do grupo de coreografia “Mães de Sara” da Igreja de Nilópolis.
Ainda na parte da manhã a pastora Andréia Fernandes fez uma palestra sobre o Tema, falando primeiro sobre o mês da Mulher, projetando a foto de uma rosa, simbolizando assim, a rosa que ela queria ofertar a todas as mulheres presentes. Mulheres tímidas; mulheres que têm sua boca calada por um homem; mulheres ridicularizadas até no volante; mulheres que escutam piadas machistas; mulheres que têm as mãos calejadas e não são valorizadas. E disse ainda: “Celebrar com a Rosa e não perder as dimensões dos espinhos.” Quantas de nós são espetadas pelo espinho de um marido, por um chefe e outras que estão sendo feridas e isso inclui a nós mesmas. É mais fácil e prazeroso olhar para as rosas, mas fomos convidadas a enxergar os espinhos e arrancá-los, mas para isso é preciso coragem e muitas vezes reinventar a vida. Coragem não se compra e não se vende. Coragem se adquire...
Usando o texto de Marcos 14: 3 a 9, onde fala a respeito da mulher que ungiu a Jesus, explicou: Por que este texto? Por que esta mulher? Porque esta mulher teve coragem. Esta mulher estava vivendo a Plenitude de Vida. Plenitude que só sabemos verdadeiramente o que é, quando vivemos fora dela. A gente só da valor porque a gente sabe o que é não estar tão bem. Essa mulher viveu a Plenitude a ponto de proclamar a Plenitude. Podemos viver em Plenitude mesmo quando o ambiente não é propício. Proclamar é viver esta vida. Se eu vivo essa Plenitude eu posso proclamá-la. Plenitude é saber viver apesar de... É ser profeta e solidário. O gesto dessa mulher foi profético e solidário. A mulher foi um exemplo de quem vive e proclama a plenitude de vida. O perfume era valioso, mas o mais importante foi usá-lo, pois assim se tornou mais valioso ainda.
Muito linda também foi a apresentação do coral “Transforma Soul” da Igreja de Parque Fluminense. Os pastores e pastoras presentes foram homenageados com uma coreografia feita por jovens da Igreja de Caxias. E ainda momentos de descontração com dinâmica feita pela Régia Teixeira acompanhada de outras jovens do Distrito.
O Culto de Encerramento foi dirigido pela Federação e a palavra ministrada pelo Bispo Paulo Lockmann.
Enfim chegou à hora da despedida, depois de um dia muito alegre e abençoado na presença de tantas irmãs e principalmente na presença de Deus. E o local foi tomado por uma multidão à procura de seus ônibus, e eram muiiiiiitos, a ponto de causar um engarrafamento até que todos conseguissem sair com suas caravanas. E na realidade a Federação de Mulheres da Primeira Região está encontrando dificuldades em conseguir um lugar que comporte cada vez mais mulheres, pois a cada Encontro esse número aumenta, para a Glória de Deus.

Leila de Jesus Barbosa
Vice presidente da Confederação de Mulheres

• clique aqui e veja o álbum de fotos •


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por Sara de Paula

Metodistas arrecadam doações para vítimas de alagamentos no Rio de Janeiro

A 1° região se mobiliza para ajudar moradores das cidades mais atingidas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães