Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Artigo: Violência nossa de cada dia

Expositor Cristão/Pra. Maria Lúcia Paprotzki



A violência que verificamos no mundo, em suas mais variadas formas, não é algo recente. Foi uma das razões do dilúvio sobre a terra no tempo de Noé. "A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência" (Gn 6.11). É tão antiga quanto o próprio homem. O primeiro ato de violência na Bíblia é o de Caim contra seu irmão Abel (Gn 4.8).

Diariamente são registrados assassinatos, assaltos, roubos, sequestros, chacinas e latrocínios em nosso país. Há causas sociais, políticas, físicas, psicológicas, emocionais e espirituais para o problema da violência. Nesse ambiente de desesperança, falta de perspectiva e desemprego, rompem-se os frágeis sentimentos de solidariedade e cumprimento de leis no tecido social.

O Brasil tem altos índices de violência, principalmente nas grandes cidades onde vidas são ceifadas, literalmente, por motivos fúteis. Precisamos ter sensibilidade para ouvir o clamor do povo que padece. Precisamos também estar disponíveis para agir e trabalhar pela paz.

Infelizmente, mesmo diante de um clamor grotescamente audível, muitas pessoas fingem não ouvir e desprovidas de qualquer sentimento de moralidade, ignoram o sofrimento alheio. Não podemos esquecer que em meio aos dramas e aflições de um mundo marcado pela violência e guerras em todos os níveis, está inserida a criação de Deus - o ser humano.

Neste sentido, somos convocados/as a refletir. Somos chama­-
dos/as a promover maior comprometimento e resposta ao clamor do desafio urbano (ênfase 6 do Plano Nacional Missionário). Como cumprimento da missão, cabe ao povo de Deus a tarefa de anunciar a mensagem de paz, alegria e esperança que só Cristo concede.

A Igreja é um instrumento privilegiado para agir no mundo. Jesus é exemplo de profunda consciência da sua missão, obediência a Deus e amor pelo ser humano. Temos o compromisso em dar seguimento à tarefa que o Senhor Jesus iniciou, isto é, expandir o Reino de Deus amando pessoas.

Faz-se necessário educar a visão e a audição para identificarmos e sensibilizarmos as pessoas que clamam e gritam em nosso país, em nossa cidade, em nossa vizinhança. A Igreja é uma agência do Reino e ela precisa ser vista como tal, tornando-se uma comunidade de cuidado para transformação de vidas.

Que nossas ações ampliem os valores do Reino de Deus na terra, por meio da justiça e da paz. Eu e você fomos chamados/as para servir na grande comissão. O silêncio e a omissão não trazem transformação.


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Redação Metodista

Expositor Cristão Março

    2023 inaugura um novo período eclesiástico nacional de cinco anos na Igreja Metodista do Brasil e a primeira edição do Expositor Cristão do ano mostra a nova organização geográfica da Igreja Metodista brasileira, com o repasse de Campos Missionários às Regiões Eclesiásticas.  

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição. As redes sociais ganharam seu espaço. Lideranças clérigas e não clérigas foram para a internet assistir ou fazer as lives. Baixe gratuitamente a edição para ler sobre esse e outros assuntos. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir

Com quase 500 anos, os princípios da Reforma Protestante permanecem urgentes e precisam ser revisitados pela Igreja.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de setembro: Igreja e Meio Ambiente

Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade. 

Expositor Cristão, Social, por José Geraldo Magalhães

Albergue metodista acolhe população em situação de rua

Projeto é desenvolvido pela Catedral Metodista de São Paulo em parceria com a Prefeitura e acolhe 150 homens por dia. foto: Fábio Mendes.

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Meio ambiente: papel intransferível da Igreja

Mesmo quem não mora na cidade de São Paulo/SP, sente-se também preocupado/a com a diminuição contínua dos níveis de água dos reservatórios que abastecem a maior cidade brasileira. Não é somente o risco de racionamento que perturba a muitos de nós, mas acima de tudo, as causas da falta de água. fonte: Pr. Levy da Costa Bastos / 

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Filme NOÉ: crítica e reflexão

Fica claro que o filme não é fiel à narrativa bíblica de Noé. Todavia, também é muito claro que os diretores não possuem nenhum compromisso em expor as Escrituras com fidelidade

Expositor Cristão, Pastoral do Combate ao Racismo, Geral, por José Geraldo Magalhães

Denúncia contra o Racismo

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gálatas 5.1