Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Vigília Nacional pela Criança 2009

"Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis,
porque dos tais é o reino de Deus."

Lucas 18.16b

 

A Vigília Nacional pela Criança é um momento especial de oração pela vida de cada criança do nosso imenso Brasil a ser vivenciado por toda a comunidade.

A proposta é que o lançamento da Vigília aconteça no mês de julho, mês de férias, a fim de que, como igreja, sinalizemos uma ação junto as famílias da comunidade de fé e as que vivem ao redor.

Um número crescente de notícias divulgadas aponta que os maus tratos e a violência contra a criança acontecem dentro do próprio lar ou junto a pessoas próximas e de sua confiança:

 

 

"GENEBRA - O primeiro estudo global sobre violência infantil realizado pela ONU revela que a cada ano 275 milhões de crianças são testemunhas de atos violentos em suas famílias, 126 milhões trabalham em atividades consideradas de risco e entre 100 e 140 milhões de meninas e adolescentes sofreram mutilação genital.
..."na maior parte do tempo, a violência exercida sobre as crianças permanece escondida", afirmou o responsável pelo estudo, o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, especialista da ONU sobre o tema.
O relatório revela que existem formas de violência "escondidas" ou "invisíveis" contra as crianças e que ocorrem, sobretudo dentro da família ou nas instituições que, paradoxalmente, têm a incumbência de protegê-las e sobre as quais existem poucas estatísticas". (março 2008)


Não podemos, enquanto igreja e participantes do Reino de Deus, nos conformar com esta situação, mas é preciso agir, reagir e transformar com urgência a realidade de nossas crianças para que vivam a Paz, a Justiça e o Amor.

Por meio da oração comunitária e individual buscamos orientação e fortalecimento a fim de sermos instrumentos de Deus para transformar a voz de choro, a tristeza e a dor de muitos pequeninos e pequeninas em uma vida plena e abundante, sorrisos de alegria.

Apresentar o Reino de Deus às crianças é mostrar que elas não estão sós, e que em nossa comunidade elas podem encontrar muitos abraços, sorrisos, palavras de vida, carinho e proteção.

Que nesse momento oportuno possamos atentar nosso olhar para as crianças com cuidado e amor, ensinando-lhes o caminho: Jesus.

Assim como Cristo acolhe as crianças e garantes-lhe a sua participação no Reino, que nós discípulos e discípulas possamos fazer o mesmo, para que elas continuem sendo nutridas e fortalecidas na fé.

Que este tempo de vigília nos sensibilize e toque outras vidas para, com compromisso, cuidar e zelar pela vida das crianças.

Que Deus abençoe as crianças e suas famílias em todo o Brasil!

Elci Lima
Coordenadora Nacional de Trabalho com Crianças

 

Downloads
 

clique aqui para baixar o Caderno de lançamento da Vigília 2009 (PDF)

clique aqui para baixar o Caderno da Vigília 2009 (PDF)




Veja também:

  Vigília Nacional pela Criança 2008
 
Vigília Nacional pela Criança 2007


Músicas para a Vigília


 

1

 Eu sou criança
CD aventureiros em missão - download

 2

Em todo o tempo e lugar
CD Pelas mãos de uma criança - download

 3

Festa diferente
CD Aventureiros em Missão - download

 4

Salmo 146
CD Missão: Uma aventura possível - download

 5

Nossa Oferta
CD Todas as crianças são nossas crianças - download

 6

 Benção
CD Pelas mãos de uma criança - download

 7

 Oração e Trabalho
CD Evangelho: Convite para a paz - download

 8

 Oração de Jabez
CD Todas as crianças são nossas crianças - download

 9

Muito Melhor
CD Evangelho: Convite para a paz - download

 10

 Oração para acordar / Oração para dormir
CD Missão: Uma aventura possível - download

 11

 Vinde Crianças
Produção Independente - download


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Campanha Nacional de Oferta para Ação Social 2024

  Faça parte da Festa da Família Metodista. A Campanha Nacional de Oferta para Ação Social deste ano espera por você. Quanto mais você doa, mais você abençoa.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães