Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 05/09/2012

União entre 5ª e 6ª Regiões almeja autonomia de Mato Grosso do Sul

O 19º Concílio Geral decidiu: cada estado brasileiro será uma Região Eclesiástica. Parcerias foram propostas para dinamizar este processo nos próximos 15 anos. O que estava no papel, começa a ganhar corpo. Lideranças da 5a e 6a Regiões se reuniram e definiram ações estratégicas para promover a autonomia de Mato Grosso do Sul.

No primeiro momento, famílias de obreiros leigos da 6ª Região serão enviadas para o município de Maracaju, que tem cerca de 37 mil habitantes. De acordo com o planejamento, a estratégia – chamada “transplante de famílias”, acontecerá em no máximo dois anos. Serão desafiadas pessoas com expe­riência em discipulado e evangelismo. Elas serão supervisionadas por pastores metodistas de cidades próximas.

“Estamos muito animados! Temos experiências positivas na 6a Região com abertura de pontos missionários e com transplante de famílias! Cremos que este é um projeto extremamente viável”, compartilha o rev. Heder de Medeiros Rodrigues (6ª Região).

Outro município escolhido para a abertura de um ponto missionário é Naviraí, com cerca de 47 mil habitantes. Lá, já existe família metodista. Os pastores Ismael Machado Correa e Luciano Rocha Frota, ambos da 6a Região, darão apoio para início do projeto. Cultos com participantes do Paraná e Mato Grosso do Sul devem começar no fim deste mês de setembro.

Parceria
“Este primeiro contato entre as lideranças das duas Regiões foi muito importante. O ambiente de unidade e cooperação diante do grande desafio missionário aprovado no último Concílio Geral é uma evidência de que queremos avançar para a glória de Deus”, declara o rev. Edney Joaquim (6ª Região). 

Outras aproximações entre as 5a e 6a Regiões estão previstas. Líderes envolvidos serão capacitados e acompanhados pelo Centro Metodista de Ensino e Treinamento da 6a Região. Para auxiliar a expansão, foi decidido que as próximas quatro edições do projeto missionário Uma Semana Pra Jesus, da 5a Região, será em Mato Grosso do Sul. A 6a Região dará apoio especial no pós-projeto.

Diagnóstico
Atualmente Mato Grosso do Sul tem 13 igrejas, quatro congregações e oito campos missionários. São cerca de 1,6 mil membros. De acordo com o Superintendente Distrital, rev. Paulo Amêndola, ainda é preciso intensificar o crescimento da Igreja Metodista no estado. “Hoje, se as cotas orçamentárias enviadas pelas igrejas, fossem revertidas para sustento dos campos missionários regionais e de uma Sede Regional, o recurso arrecadado seria insuficiente”, explica o rev. Paulo.

Para viabilizar a emancipação do estado de Mato Grosso do Sul nos próximos 15 anos, foram traçados objetivos, como a autonomia dos campos missionários regionais e distritais e também a emancipação de pontos missionários, no prazo de três a cinco anos. O projeto do distrito é abrir igrejas em outras cidades com apoio da 6ª Região.

A reunião entre as lideranças das 5a e 6a Regiões foi no dia 21 de julho em Arapongas-PR. Os bispos João Carlos Lopes e Adonias Pereira do Lago estavam presentes. “Foi uma alegria perceber durante a apresentação de mapas, estatísticas e desafios, o entusiasmo e a disposição em partilhar recursos, dons e obreiros. Somente observando o princípio da conexidade e unidade é que poderemos cumprir os desafios que Deus colocou nos corações dos metodistas no 19º Concílio Geral”, acrescenta o rev. Luis Carlos Lima Araújo, referência nacional de Expansão Missionária da Igreja Metodista.

Avanço
As ações propostas pelas 5ª e 6ª Regiões são resultado do último Concílio Geral, que aconteceu em julho do ano passado. O conclave aprovou por unanimidade a proposta que prevê a criação de uma Região Eclesiástica em cada estado do país. Atualmente o metodismo brasileiro tem seis Regiões Eclesiásticas e duas Missionárias.

Sob orientação do Colégio Episcopal, outras Regiões vão trabalhar em parceria em prol da expansão missionária. As 5ª e 4ª Regiões trabalharão para consolidar Minas Gerais como uma Região Eclesiástica. Da mesma forma, 2ª e 6ª Regiões estarão unidas para promover o estado de Santa Catarina. As 3ª e 5ª Regiões vão trabalhar para que todo o estado de São Paulo se torne autônomo. As 1ª e 4ª Regiões firmarão parcerias para que o estado do Espírito Santo venha a ser uma Região Eclesiástica.

                                           CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA!

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Material de apoio - Celebre o dia das Sociedades Metodistas de Homens

Você, homem metodista, já está conectado com a Sociedade Metodista de Homens da sua Igreja Local, e com a Federação Metodista de Homens da sua Região? Sabe qual é a importância de fazer parte desse movimento? Confira abaixo o conteúdo que a Confederação Metodista de Homens preparou para que você saiba mais sobre a origem e trabalho desses grupos, e para que você se conecte hoje mesmo com esse trabalho. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães