Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Um tesouro na bagagem

 

A Igreja Metodista Unida, dos Estados Unidos, realizou o seu Concílio Geral entre os dias 23 de abril e 2 de maio. Três brasileiros participaram do evento, como delegados (com direito a voz e sem direito a voto): a pastora Joana D´Arc, o bispo Stanley Moraes e a leiga Ana Cláudia Lyra Fernandes.  E eles voltaram dos Estados Unidos com um tesouro na bagagem: uma bola de basquete que vale  milhares de dólares. Mas o que tem essa bola de basquete de tão especial? Tem a solidariedade que pode salvar muitas vidas. Essa bola de basquete foi arrematada em um "leilão" para arrecadar fundos para uma campanha de prevenção à malária nos países africanos.

A malária ainda é a principal causa de mortes de crianças na África. A campanha para salvar essas crianças começou quando um colunista da revista de esportes Sports Illustrated desafiou seus leitores a doar dez dólares para a compra de uma rede (mosquiteiro) anti-malária.  Milhares de pessoas engajaram-se na campanha. A Igreja Metodista Unida, junto com a revista, a NBA (a liga americana de basquete), a Fundação das Nações Unidas e várias outras organizações, estão, agora, levantando fundos para comprar esses mosquiteiros que, tratados com um inseticida, protegem as crianças à noite e matam os insetos que neles pousam.

No dia 25 de abril, Dia Mundial da Malária, o Bispo Thomas Bickerton desafiou os 992 delegados durante o Concílio Geral da Igreja Metodista Unida a doarem o dinheiro que eles gastariam com o almoço daquele dia, para a campanha anti-malária. Este desafio levantou $15.000 em poucos minutos. Com um resultado tão positivo, pensou-se em leiloar a bola de basquete que tinha a assinatura de todos/as os/as bispos/as da Igreja Metodista Unida. Durante o Concílio Geral, várias Conferências (Regiões) deram seus lances, e a soma de todos os lances atingiu a incrível marca de US$430.00.  O lance vencedor, $80.000, foi dado pela Conferência de West Ohio. Todos que deram seus lances foram convidados a manter a oferta, e cada uma das Conferências que participou do leilão, recebeu uma outra bola (também assinada pelos/as bispos/as) que simboliza a Campanha.

A conferência da Virgínia fez sua oferta à Igreja Metodista de Moçambique e do Brasil e também deram seu lance. Por isso, essas conferências agora compartilham da bola fica no Brasil até o mês de julho, quando volta para a Virgínia e depois será enviada para Moçambique.

Além de prestar assistência social , educacional e teológica à África, a Igreja Metodista Unida tomou muitas outras decisões em seu Concílio Geral. Desenvolver liderança cristã, criar novas congregações, revitalizar igrejas atuais, envolver-se em questões sociais e ambientais são algumas das ações que compõem o plano de atuação da igreja para os próximos quatro anos. Os temas evangelização, justiça e inclusão tiveram presença muito forte nos grandes debates do Concílio,

            O Concílio aprovou retomar parcerias mais profundas com a América Latina, recobrando um compromisso histórico que tinha deixado de ser prioritário. A delegação da América Latina, composta de aproximadamente 40 pessoas,  manteve um diálogo profundo no Concílio, o que resultou na aprovação de projetos de parceria entre as Igrejas do Sul e as do Norte.

Exercer seu papel educativo e formativo é uma preocupação bastante presente. O Concílio determinou que se publique no site da Igreja ( www.umc.org.) recursos educacionais a respeito das pesquisas com células-tronco. A resolução encoraja pastores e pastoras a usar os recursos para se informarem melhor sobre o tema e oferecer esses recursos para estudo nas igrejas locais. Essa é, também, uma preocupação do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil, que nessa edição publica uma Carta Pastoral sobre Bioética, incentivando igrejas e pastores(as) a estudarem melhor o tema.


Posts relacionados