Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
todo dia era dia de índio
Foto Conny
Mas hoje ele só tem o dia 19 DE ABRIL....Ficamos imaginando como era o Brasil no dia 21 de abril de mil e quinhentos e nos dia anteriores... Dizem que era "um paraíso bonito, lugar onde era possível ser feliz e ter amigos."Onde viviam muitos povos, com certeza mais de 200, com línguas e costumes diferentes. Alguns historiadores falam de 5 a 6 milhões de indígenas, outros chegam a afirmar que se aproximava dos 10 milhões. Hoje as estimativas mais otimistas falam em torno de 450 mil, alguns chegam a 600 mil, incluindo os índios desaldeados (que moram na cidade). O que será que aconteceu???
ENTENDENDO COMO TUDO COMEÇOU...Uma paródia do "descobrimento" do Brasil. E se acontecesse com você??
Num dia qualquer, pode ser 22 de abril, você está tranqüilamente no aconchego de seu lar e de repente, não mais que de repente, alguém bate na sua porta, toc, toc, toooooc,- Quem será??Ah!! Pode ser o carteiro!! Mas a estas horas? Então deve ser Tapyr que veio jogar vídeo game... Enquanto você fica absolvido tentando adivinhar quem está batendo à porta, sua mãe grita:- - Uirá!! Vai ver quem está batendo!
Ao abrir a porta, você se depara com um ilustre desconhecido, que já vai lhe perguntando: - Seu pai está? E você sem responder, grita mãeee... Tem gente!!! Sua mãe vem atender e o estranho pergunta: -Seu marido está? Não, mas no que posso ajudá-lo? (responde ela).
Então o estranho se apresenta: - O meu nome é Pedro e estava passando aqui pela avenida Brasil e me deparei com esta casa bonita (a sua casa é claro!!) e como estou com idéia de mudar-me para cá, pensei!! Esta é uma casa bonita para se morar, vou ver se os donos não querem vender. Mas antes dele completar a frase sua mãe responde: -Não senhor, ela não está a venda; ela é herança dos nossos antepassados. Mas o seu Pedro é insistente e diz: - Mas quem sabe se vocês tivessem tempo para pensar melhor e mudar de idéia. - Bem,(responde a sua mãe) - não posso decidir sozinha,tenho que falar com o meu marido. E seu Pedro na maior cara de pau diz: - Não tem problema, eu espero. E já vai entrando e se sentando como se a casa já fosse dele.
E algumas horas depois, já quase a noite, seu pai, chega. E a sua mãe diz: - Olha, Guaracy este é o seu Pedro, ele está interessado em comprar a nossa casa!!! E o seu marido surpreso responde: - Ué!! Mas a nossa casa não está a venda!!! E o seu Pedro interrompe e explica: - Muito prazer seu Guaracy, é que eu venho de muito longe e estou querendo fixar residência aqui por estes lados, e logo que vi esta casa pensei "aqui se plantando tudo dá", e resolvi me apossar desta casa, ou melhor, comprar...
- Olha! Seu Pedro, não estamos interessados em vender a nossa casa, ela é herança de família, muitas gerações de nossa família foram criados aqui...Mas quem sabe, uma boa proposta!!1 Insiste o seu Pedro, e o marido responde:- Nem pensar!!
Mas o seu Pedro é insistente, e diz: - Bem, de qualquer maneira eu gostaria de insistir; quem sabe, amanhã! Com a cabeça mais fria... e por falar em amanhã, o senhor não poderia me indicar um lugar para passar a noite? No que ele responde: Já é tarde, se senhor quiser ficar, temos um quarto de hóspede, será um prazer hospedá-lo. Com a desculpa de estar esperando uma resposta o senhor Pedro, vai ficando... Ficando...
Um dia quando você volta da escola, tem uma surpresa, um monte de gente desconhecida, e a sua mãe explica meio sem graça: - É... Parentes de seu Pedro, que vão ficar aqui em casa até conseguirem uma casa pra eles... Agora a casa que era grande e confortável para você e a sua família, está apertada e vocês já não tem mais espaço. Além de você ter que se "comportar" por causa das "visitas".
Um outro dia quando você volta de um passeio, vê que o clima não está muito amistoso e vê o seu pai discutindo com o seu Pedro e seus parentes. Resultado: Seu Pedro decidiu, "ouvindo" o seu pai, que vocês teriam que se mudar para a edícula, lá no fundo pois a casa já estava muito apertada, e aquela era a melhor "reserva" para vocês morarem mais era só provisório. Era só o tempo de seu Pedro comprar uma casa...
O pior é que nos últimos tempos você tem ouvido um zuzuzummmm de que seu Pedro já está olhando de "olho gordo" para a edícula...
Por Rev. Paulo da Silva Costa e Revda Maria Imaculada Conceição Costa.
Pastores metodistas da Quinta Região Eclesiástica, trabalham na Missão Metodista Tapeporã, com o povo indígena Kaiowá/Guarani, no Mato Grosso do Sul. Conheça mais a Missão Tapeporã clicando aqui.
VEJA TAMBÉM:
Abril Indígena movmentará povos e movimentos sociais. CLIQUE AQUI.
Boa notícia: Projeto Música dos Povos - Jovens indígenas fazem Curso de Capacitação de Técnicos de Áudio. CLIQUE AQUI.