Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

terremoto no Peru

Os irmãos peruanos Rebeca e César nos enviaram informações sobre a situação atual da população e das famílias metodistas atingidas pela catástrofe

Queridos irmãos(ãs) da Igreja Metodista do Brasil

Nestes trágicos lmomentos e neste período de confusão, recordamos as palavras do Apóstolo Paulo aos Coríntios, quando disse: "de maneira que se um membro do corpo padece, todos os membros sofrem com ele: e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam" (I Cor 12.26).

Um devastador terremoto de 7,9 graus na escala Richter ocorreu na quarta, dia 15 de agosto, no Peru e com epicentro na região de Ica, a uns 300 km ao sudeste de Lima, capital peruana, e sobre a costa do Pacífico.

A Igreja Metodista ante esta situação estabeleceu a "Comissão de Emergência e Solidariedade", para ajudar a nossos irmãos(ãs). Esta comissão, presidida pelo Bispo Jorge Bravo, informou que na zona de Ica nossos irmãos(ãs) metodistas cujas casas foram afetadas pelo terremoto chegam a 18. Na Igreja Metodista de Juárez o tempolo foi afetado em 15% e a casa pastoral destruída. No distrito de Guadalupe o templo tem rachaduras em 10% da construção.

A situação da Igreja de Pisco ainda não foi relatada, porém se sabe que o estado geral das casas e igrejas é gravíssimo. A maioria foi destruída.

Na província de Chincha noticiou-se que 20 residências de irmãos e irmãs foram destruídas; por outro lado não se tem notícia da situação de templos metodistas. Neste lugar encontram-se as Igrejas Metodistas de Chincha, Pueblo Nuevo, Dos Puentes, Lomo Largo, Sunampe, o Acampamento em Tambo de Mora (Cruz Verde) e o Colégio Metodista  John Wesley.

A comissão informou que se necessita, urgentemente, de alimentos, medicamentos, roupas, lanternas, pilhas alcalinas, colchões ou sacos de dormir, cobertos etc. Nas cidades de Ica e Pisco a população está sem energia elétrica e água. O panorama registrado até agora é de mais de 80% das casas destruídas; os mortes ultrapassam os 500 e os feridos mais de 2500 pessoas.

A nível nacional os diferentes Distritos Eclesiais  vem se organizando para ajudar às famílias, por meio de voluntários. Dentro deste contexto estão nossas igrejas metodistas em Chincha e no Distrito Eclesial Sul.

Como Igreja Metodista do Peru, estamos organizando os diferentes Distritos Eclesiais para arrecadar e distribuir os materiais necessários. Também se elaborou um "Projeto de Emergência e Solidariedade" da Igreja Metodista do Peru, destinado a nossos irmãos do sul afetados pelo terremoto. Seus objetivos são:

* canalizar as oportunidades de ajuda a nível nacional e internacional às famílias danificadas das igrejas metodistas e de seu entorno do distrito Costa Sul, afetado pelo desastre.

* atender às necessidades materiais relacionadas à saúde, abrigo e alimentação das famílias, assim como as necessidades espirituais geradas pelo terremoto.

As Instituições Educativas não têm estado à margem destes atos de solidariedade, prova disso é o grande número de doações de víveres e artigos de primeira necessidade que foi coletado por alunos do Colégio América, com o objetivo de enviá-los diretamente à província de Chincha. A Campanha foi lançada pelo Conselho Estudantil e a resposta dos alunos foi imediata. A primeira entrega se realizou no dia 23 de agosto. Um veículo do colégio partiu da província, concentrando-se no Colégio Metodista Daniel Alcides Carrión, do distrito Pueblo Nuevo, distribuindo a ajuda a lugares onde o Estado ainda não havia chegado.

Bendiciones,

En el amor de Cristo

Rebeca Luza e Cesar Bravo.

VEJA TAMBÉM

As ações brasileiras em solidariedade aos irmãos e irmãs peruanos.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães