Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
temperança 25 de outubro
Dia Mundial da Temperança - 25 de outubro
Luiz B. Pimenta
Dia 25 de outubro passado foi o Dia Mundial da Temperança. Mas, o que é temperança? Segundo o dicionário Aurélio é "qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetite e paixões; sobriedade, moderação, comedimento."
Nos bons e saudosos tempos em que as revistas da Escola Dominical da Igreja Metodista eram preparadas pela Confederação Evangélica Brasileira, as lições tinham datas determinadas. Então, nos dias especiais, elas falavam a respeito do tema
E agora?
Procurei em sites da Igreja, li as revistas e jornais das Regiões, examinei a Circular do Gabinete Episcopal da 1ª. R.E. e nada! Apenas a Voz Missionária mencionava este dia entre as datas importantes de outubro. Somente isto.
Temperança, pois, para nossa Igreja, parece coisa de um passado distante.
Mas a Bíblia, em três trechos, diz que devemos ser temperantes:
-
-
- Finalmente, em Tito 2:2 - "Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância."
No primeiro texto Paulo fala sobre as qualidades que um bispo deve ter. No segundo, refere-se às mulheres. E no terceiro reporta-se aos idosos. No entanto, estas recomendações são perfeitamente válidas para todos os cristãos, homens e mulheres, velhos e moços, em todos os tempos.
No Dia Mundial da Temperança costumava-se falar sobre vícios, especialmente a bebida. Há várias denominações evangélicas que não proíbem a bebida alcoólica, mas dizem que seus seguidores devem ser temperantes ao beber, isto é, numa expressão bem moderna: "Aprecie com moderação", seja temperante ao beber. Nas leis metodistas é dito que "os metodistas são abstêmios do álcool como bebida." São mesmo? Se não são, deveriam ao menos ser temperantes.
Porém, temperança - parece-me - não se restringe à bebida alcoólica. Devemos ser moderados
Tenho um amigo que não deixa de assistir a um único filme ou peça teatral. Nos tempos da censura, várias vezes viajou para os Estados Unidos, a Europa ou Buenos Ayres para ver filmes e peças que aqui eram proibidas. E uma jovem que conheci, que de manhã à noite vivia tomando Coca-Cola? E um primo, estudante de física, que tinha um pequeno laboratório
Acho que até no terreno religioso precisamos ser temperantes, pois senão poderemos ser levados ao fanatismo, a excessos nas manifestações e a falsos julgamentos de nosso próximo e a uma visão bitolada do que é a vida.
Para terminar, gostaria de repetir o que escrevi no Jornal da Vila de 22.10.2000:
"Todos nós somos alcançados diariamente por torrentes de propaganda: são bingos, loterias, bebidas de todo o tipo, cigarros. Nosso contra-ataque é tímido ou nenhum. Nossos jovens e juvenis carecem cada vez mais de atenção especial. E também nós mais velhos, não somente para dar o exemplo, mas porque também estamos debaixo da mesma propaganda e sujeitos às tentações do dia-a-dia. Que nesta semana que se comemora o Dia Mundial da Temperança façamos valer nossas mais ricas tradições de oposição a tudo que escraviza e degrada o ser humano, a tudo o que promete alegria e felicidade, mas nos leva a destinos opostos. Que isto comece por mim, depois continue com você e, finalmente, contagie a todos os metodistas."