Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical, Liturgia - 05/06/2019

Sugestão de Liturgia para o PENTECOSTES

Sugestão de Liturgia para o PENTECOSTES
Baixe em PDF

 

Sopra e enche-nos do Espírito Santo

Acolhida

Somos testemunhas do Teu poder, da Tua sensibilidade e do Teu amor. [...]
Somos comunidade do caminho, do compromisso e da solidariedade.
Teu fogo, como chama viva,
Se espalha, nos compromete, nos faz comunidade.
Teu Santo Espírito está sobre nós.

(Rev. Obed Vizcaino)

 


ADORAÇÃO

Leitura Bíblica

E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar Joel 2.28-32.

Cântico: Descerá sobre ti
Letra: https://www.letras.mus.br/comunidade-de-nilopolis/189943/ 

 

Oração de adoração comunitária

CONFISSÃO

Leitura Bíblica

naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus...
–  Efésios 2.12-19.

[No Pentecostes, o Espírito não separa nem segrega, ao contrário, ele une e agrega. Onde há unidade do povo de Deus há Pentecostes. As pessoas de outras nações os ouviam falar em sua própria língua, assim diferentemente de Babel, não há confusão e sim reconciliação. Peçamos perdão a Deus pelo partidarismo, divisão, facção e por atitudes que ao invés de nos unir nos afasta. Sem reconciliação não há Pentecostes.]

Oração comunitária

Deus de bondade do fundo dos nossos pensamentos, fazemos subir a nossa confissão: Preferimos construir centros de poder a tecer redes de solidariedade. Confundimos missão com dominação e nos esquecemos de teu envio como vivência de fraternidade. Nos fascinamos pelo controle e nos alegramos pouco com a partilha. Edificamos cercas, mas não plantamos jardins. Nossos olhos enxergam vorazes a lama, contudo não conseguem contemplar a beleza da flor de lótus. Preferimos punhos cerrados a mãos que se estendem. Defendemos nossas verdades, todavia nos esquecemos de que a tua verdade é o despertamento para o amor. Acolhe-nos e perdoa-nos, tu, cuja presença é relação, cuja boa nova é reconciliação e cujo o nome é misericórdia e compaixão. Que teu Espírito sopre em nós a brisa da tua paz. Para que nossos ossos secos, ressequidos pela indiferença, ergam-se como uma comunidade solidária. Por Cristo, o verbo que dá poesia à vida. Amém!

(Luciano José de Lima

 Anuário Litúrgico da Igreja Metodista – 2012)

 

Meditação: O construtor de pontes

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.
— Estou procurando trabalho, disse ele. Talvez você tenha algum serviço para mim.
— Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

— Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
— Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.
Mas as surpresas não pararam aí. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:
— Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.
— Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.
E o carpinteiro respondeu:
— Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...

 

Palavra de Esperança

“a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”  – 2 Coríntios 5.19.

 

LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

Aleluia! Cantai ao Senhor um novo cântico e o seu louvor, na assembleia dos santosSalmos 149.1.

[Sugestões de cânticos de louvor e invocação do Espírito Santo:

Cântico: O Espírito de Deus está aqui
Cifra: www.cifraclub.com.br/fernandinho/o-espirito-de-deus-esta-aqui/)

Cântico: Há um doce Espírito aqui
Cifra: https://www.letras.mus.br/kaytha-marcelino/1919582/)

Cântico:Vem Espírito Divino, Hinário Evangélico 65:
Letra: http://www.hinarioevangelico.com/2009/04/065-vem-espirito-divino.html

 

EDIFICAÇÃO

Mensagem baseada em Atos 2.1-13.

[Enfatizar a unidade que o Espírito Santo produz aproximando as pessoas de Deus e umas das outras.]

DEDICAÇÃO

[Intercessão pela unidade e pela tolerância. Por um mundo sem divisões.]
 

Cheios do Espírito Santo

Pode lá fora estar escuro
E termos medo do futuro
Que dentro de nós nasce uma luz
Quando reconhecemos Jesus.

Ele que nos dá a sua paz
E torna o nosso coração capaz
De, nos sinais de vida sofrida,
Ver a morte vencida.

Ele que nos ama com tanto encanto
Sopra e enche-nos do Espírito Santo
E ensina-nos, como irmãos e irmãs, a perdoar
E nos invade com o dom de só amar.

(José Antonio Carneiro)

Oração final

Bênção

Que o Deus da paz nos abençoe;
Que o Cristo que carregou a nossa cruz com bondade infinita e amor profundo nos abençoe;
Que o Espírito Santo, vento que sopra aonde quer, sopre suave sobre nós, dando-nos alento renovado, com ternura e alegria, hoje e sempre. Amém!

(Liséte Espíndola)

 

Liturgia elaborada por Amélia Tavares
(Revista Voz Missionária – 3° bimestre/2019)

 

>>> Veja também: Em tempos de Babel, o desafio de dialogar como em Pentecostes


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Mês da Escola Dominical 2022 | Sugestões de celebração

Celebrar a Escola Dominical é celebrar a Palavra, o Verbo Vivo que desceu do céu e que uniu, como ninguém, teoria e prática. Jesus andou por toda parte ensinando e fazendo o bem. Este é o tema que nos inspira na celebração de 2022. Confira as sugestões preparadas para este ano.  

Escola Dominical, por Sara de Paula

Como incluir as pessoas autistas ao cotidiano da igreja?

A pedagoga Telma Cezar, do Departamento Nacional de Escola Dominical (DNED), concedeu entrevista para a Revista Comunhão com o tema "Como incluir as pessoas autistas ao cotidiano da igreja?". O conteúdo da revista publicado no dia 14 de julho, destaca o curso promovido pelo DNED e Igreja Metodista sobre o Autismo na Igreja, que conta com os Glauco Ferreira e Angelica Freitas como professor e professora. 

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia | Dia das mães 2021

 Celebre o Dia das Mães. Organizamos uma coletânea dos programas e liturgias para celebrar o Dia das Mães, publicados em anos anteriores. No final, você encontrará os links de cada ano com breves informações do conteúdo.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestões de celebração para o Ciclo Pascal

Em tempos de pandemia nós estamos reinventando a nossa forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. Por isso, propomos para essa semana uma série de reflexões referentes ao período pascal para que você possa celebrar em sua casa, com as pessoas com quem convive. Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã.