Publicado por Comunicação em Liturgia, Escola Dominical - 04/12/2023
Sugestão de Liturgia para o Dia da Bíblia
Liturgia para o Dia da Bíblia
Histórico: O Dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro como uma data muito importante para o Cristianismo. O primeiro registro desta celebração é de 1549, pelo bispo Cranmer da Grã Bretanha, que incluiu a data no livro de orações do rei Eduardo VI. Desde o ano 1850 esta data é comemorada pelos evangélicos no Brasil e a partir de 2001, a Lei Federal 10.335, instituiu o segundo domingo de dezembro oficialmente como Dia da Bíblia.
Observação: o roteiro abaixo pode ser adaptado para usar na devocional de abertura da Escola dominical ou encaixado em alguma parte da liturgia do culto, dividindo por partes e podendo ser inclusive o momento de Edificação, conforme a necessidade de cada igreja.
Louvores sugeridos:
Eu amo a Bíblia (crianças) https://www.youtube.com/watch?v=MHY9zAeThl0
140 Hinário Evangélico – A Palavra da vida: https://www.youtube.com/watch?v=DGVABsMsri0
Oferta agradável: https://www.youtube.com/watch?v=07dYxNY7jPk
Símbolos da Bíblia para nossas vidas:
Sugerimos usar objetos ou imagens dos símbolos a seguir para ilustrar, entrando com eles para o altar e cada pessoa lê os textos indicados abaixo.
O que é a Bíblia?
Vamos comparar a Bíblia com alguns símbolos que revelam sua importância e significado para cada um de nós.
A Bíblia é PÃO
“Eu sou o pão da vida. Os pais de vocês comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.” João 6.48-50
A Bíblia é comparada ao Pão porque a Palavra de Deus é o alimento espiritual que nos sustenta e fortalece. Como o Maná que caía todos os dias para o povo de Deus no deserto, todos os dias precisamos buscar este pão que vem do céu, através da vida devocional, de leitura bíblica com oração.
A Bíblia é LUZ
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmo 119.105
A Palavra de Deus nos ilumina e conduz nossas vidas pelo caminho certo, em nossas escolhas e desafios que enfrentamos, com a certeza de sempre buscar a vontade do Senhor. Toda vez que temos uma dúvida ou necessidade de orientação, podemos orar e ler a Bíblia pedindo a Deus nos ilumine e direcione.
A Bíblia é MEL
“Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!” Salmo 119.103
A Palavra de Deus é como mel porque traz doçura para nossas vidas. O mel também é remédio, assim como o ensino das Escrituras que nos cura e fortalece para não sermos contaminados pelo mal e perigos deste mundo. O mel é valioso e muito agradável, assim como o ensino das Escrituras.
A Bíblia é FOGO e MARTELO
“Não é a minha palavra fogo, diz o senhor, e martelo que esmiuça a penha?” Jeremias 23.29
O símbolo do fogo e do martelo se remetem ao trabalho, como formas de transformar objetos em novos modelos para utilidades diversas. O fogo é usado para preparar alimentos e também derreter metais. O martelo é uma das principais ferramentas de trabalho, usado para pregar, assim como deve ser pregada a Palavra de Deus, que também nos queima com o fogo do Espírito Santo.
A Bíblia é SEMENTE
“[...] a semente é a Palavra de Deus.” Lucas 8.11b
A semente representa algo vivo, que nasce, cresce, floresce e frutifica. O ensina da Palavra de Deus deve ser semeado nos corações. Somos semeadores do Evangelhos e devemos plantar o Fruto do Espírito por onde passarmos.
Mais sugestões para o Dia da Bíblia:
https://www.metodista.org.br/celebre-o-dia-da-biblia