Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Escola Dominical - 27/02/2019
Sugestão de liturgia para celebrar o Dia Internacional da Mulher
Sugestão de Celebração para o Dia Internacional da Mulher - 2019
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LITURGIA EM PDF)
Eu sou pobre e necessitada, porém o Senhor cuida de mim; Tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu! - Salmo 40.17
Imagem produzida pelo artista Sadao Watanabe
[Celebrar o Dia Internacional é um dia de renovação da luta das mulheres pela sua dignidade, pelo seu espaço e pela sua vida. Falar de mulher é falar de fortalezas, fragilidades, limites, avanços e vulnerabilidades. E é em meio a todos esses dilemas da vida humana e da sociedade, que as mulheres existem e resistem e, de forma especial, são capazes de unir suas forças para adorar, denunciar o pecado, reclamar o direito, cuidar, amparar, sustentar e transformar vidas e a história.]
Mulheres unidas adoram ao Senhor
- Leitura Bíblica: Êxodo 15.20-21
“A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”.
- Frases de Adoração
[Miriã exalta o poder de Deus, seu braço forte, sua misericórdia e seu favor amoroso. E as mulheres unidas a ela celebravam ao Senhor com seus tamborins e danças. Convide mulheres e homens da comunidade para expressar, por meio de frases curtas, sua adoração ao Senhor].
- Cântico: Bondoso amigo – 386 – HE
Mulheres unidas não obedecem ao pecado
- Chamado à confissão: Êxodo 1.15–17:
“O rei do Egito ordenou às parteiras hebreias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá, dizendo: Quando servirdes de parteira às hebreias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos”.
[As mulheres diante de uma proposta que significava colaborar com a morte, assumiram os riscos de colaborar com a vida, ainda que isso significasse colocar em xeque o seu conforto e sua segurança. Quantas vezes a omissão diante dos sinais de morte tem sido o caminho mais fácil que nós como indivíduos e também a igreja, como corpo de Cristo nesta terra, tem assumido? É hora de confessarmos nossos pecados individuais e coletivos diante de tudo que tem representado a morte na nossa vida, igreja e sociedade].
- Oração silenciosa
- Oração audível
- Palavra de Esperança: Êxodo 1.21 15. 20-21
“E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte. E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família”.
[Enquanto cuidamos umas das outras, enquanto cuidamos uns dos outros, enquanto levamos em conta o interesse de pessoas menos favorecidas, Deus cuida de mim e de você, vamos cantar o cuidado do nosso Deus].
- Cântico. Sugestões: Deus cuida de mim. Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/eyshila/deus-cuida-de-mim/
Mulheres unidas alcançam o favor de Deus
- Leitura bíblica: Números 27.7,8
“As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha”.
[Alcançar o favor de Deus é algo maravilhoso, as filhas de Zelofeade, diante das dificuldades não se acovardam, antes unidas, corajosamente chegaram até Moisés para pedir o que necessitavam. Moisés leva o clamor delas diante de Deus, que responde não segundo as tradições da época, mas estabelecendo uma lei justa que beneficiaria elas e outras mulheres. Todos os dias somos alvos do cuidado e do favor de Deus, todos os dias podemos e devemos nos unir em oração e em ações para pedir transformação a Deus. Ouçamos agora testemunhos dos milagres que Deus tem operado na vida das mulheres – convide previamente duas ou três mulheres para que compartilhem seus testemunhos de algum favor concedido por Deus].
- Oração de gratidão
- Cânticos de adoração
- Abraço da paz [apresentação das pessoas visitantes e confraternização da igreja].
- Ofertório
Mulheres unidas anunciam a ressurreição
[No ano em que enfatizamos o cuidado com a criação: Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente. Somos desafiadas/os a relembrar a história de mulheres da Bíblia que cuidaram e lutaram pela preservação da vida, que suas histórias sejam fonte de inspiração do cuidado para com a vida].
- Sugestão de texto bíblico: Lucas 24. 9-11.
“E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas”.
Uma ideia para a reflexão: As mulheres, discípulas de Jesus, uniram-se na sua dor e foram ao túmulo para cuidar do corpo de Jesus, levando os aromas que haviam preparado. A atitude dessas mulheres mostra que a dor não impede que o cuidado se manifeste. Ao encontrarem a pedra removida, descobriram a notícia que mudaria suas vidas para sempre: Jesus estava vivo. O que elas fazem? Vão anunciar a ressurreição. Mesmo havendo quem não acreditasse nelas, isso não foi impeditivo para que elas se calassem. As mulheres unidas, seguiam falando, anunciando o maior milagre para a história da redenção da humanidade: Jesus está vivo! Ele ressuscitou. Essas mulheres nos inspiram a seguir fazendo a mesma coisa: anunciando a ressurreição do nosso Mestre.
Miriã e suas irmãs no deserto; as parteiras Sifrá e Puá no Egito; as filhas de Zelofeade e as discípulas de Jesus são exemplos de mulheres solidárias, mulheres que cuidam e lutam, que manifestam alegria pelo milagre divino e comprovam que a fé, não é algo a ser vivido de forma solitária.
A nossa fé cristã nos leva a viver de forma solidária, em comunidade. Por isso, devemos unir nossas vozes, ações, palavras em favor de todas as mulheres, especialmente as que sofrem violência, discriminação e luta pela vida e justiça. Assim como as parteiras, cuidaram das mães e protegeram as crianças. As mulheres devem se unir para cuidar umas das outras, desta forma, presenciarão a salvação do Senhor, a preservação da vida, a justiça sendo conquistada e a salvação anunciada. Para isso, precisam ser portadoras de palavras de vida, de palavras de salvação, crendo que Deus nos dá coragem e nos chama para isso.
Mulheres unidas se comprometem a cuidar umas das outras
- Leitura Bíblica: Atos 9.39b
“e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas”.
[As mulheres colocam diante do apóstolo Pedro sua dor. Afinal, elas perderam uma mulher solidária e cuidadora. Seu choro e união alcançou um milagre. Aquela que cuidava, Dorcas, foi cuidada por Deus e reviveu para continuar a servir. Nós mulheres sabemos o que significa cuidar, desde muito cedo somos educadas para isso. A palavra cuidar traz em si muitos desafios, mas nesse culto, especialmente nesse tempo de dedicação e envio, somos convidadas a cuidarmos umas das outras, uns dos outros].
- Dramatização [veja sugestão em anexo].
- Apresentação do vídeo com a fala das bispas Marisa de Freitas Ferreira e Hideíde A. G. de Brito Torres. Disponível em: http://www.metodista.org.br/video-dia-internacional-das-mulheres-2019/
- Compromisso com a transformação: litania
Dirigente: Senhor, reconhecemos o teu amor e misericórdia para conosco, tornando-nos parte da tua Igreja Militante.
Mulheres: Usa-nos, Senhor!
Dirigente: Usa-nos, Senhor, no meio de uma geração apressada, sem tempo, de um povo de coração endurecido e distante de ti.
Mulheres: Usa-nos, Senhor, em face ao desespero em que se debatem as famílias ante o iminente risco de dissolução.
Dirigente: Usa-nos, Senhor, na limitação de nossa potencialidade , aumentando em nós o amor.
Mulheres: Usa-nos, Senhor, como fonte de encaminhamento a esperança ao ser humano solitário e sem esperança.
Dirigente: Usa-nos, Senhor, a fim de que nossas ações contribuam para incentivar os pequeninos e jovens a desenvolverem padrões éticos e de justiça dignos da imagem e semelhança do Deus Criador.
Mulheres: Usa-nos, Senhor, como instrumento vivo do teu querer, refletindo o Teu amor e cuidado junto às mulheres e no mundo. Que o amor e o cuidado sejam fontes inesgotável em nossas vidas.
- Bênção
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Hagar;
a bênção do Filho, nascido de Maria;
a bênção do Santo Espírito de amor,
que cuida com carinho, qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém.
[Letra e melodia: Pablo Sosa. Tradução: Jacy C. Marschin. Disponível: http://www.luteranos.com.br/conteudo/a-bencao-do-Deus]
Dramatização
- Uma mulher ler em voz alta (sem aparecer):
Disse o SENHOR A Caim: Onde está Abel teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso sou eu tutor de meu irmão- Gênesis 4.9.
- Outras mulheres se levantam na igreja e perguntam por mulheres que foram vítimas de violência e feminicídio [busque na internet o nome das vítimas desse ano de 2019], veja os exemplos:
Onde está Rosineide Bernado de Andrade?
Onde está Kamila Oliveira?
Onde está Vanilma dos Santos?
Onde está Juliana Landin Simão?
Onde está Tamires Blanco?
Onde está Efigênia Dinalva de Souza?
- Uma mulher (sem aparecer) responde em voz alta: Não sei; acaso, sou eu tutora da minha irmã?
- Dirigente: A falta de cuidado não é prerrogativa do nosso tempo. Deus pergunta a Caim do seu irmão, que ele havia assassinado. A pergunta de Deus ecoa nas páginas da Bíblia, e, em nosso tempo, já se tornou um grito cheio de lamento pelo descuido, desamor e indiferença. Momentos de reflexão sobre nossa omissão e conivência com a morte de tantas mulheres.
- Leitura de alguns dados sobre a violência:
O pesquisador Jefferson Nascimento, doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), fez um levantamento para contabilizar e mapear casos de feminicídios que ocorreram em 2019. E encontrou 21 mortes e 11 tentativas de assassinatos noticiados na imprensa até o dia 6 de janeiro. Os números estão em constante atualização. (site Brasil de Fato, 8/01/2019).
Fórum de Segurança Pública, 2018:
Ano de 2017: 60.018 estupros no Brasil; 1133 feminicídios; 221.238 registros de violência doméstica que corresponde a 606 casos por dia; 4.539 mulheres vítimas de homicídio. Fonte: http://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2018/08/FBSP_Anuario_Brasileiro_Seguranca_Publica_Infogr%C3%A1fico_2018.pdf
o Ligue 180 registrou 27 feminicídios, 51 homicídios, 547 tentativas de feminicídios e 118 tentativas de homicídios. No mesmo período, os relatos de violência chegaram a 79.661, sendo os maiores números referentes à violência física (37.396) e violência psicológica (26.527). Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Presidência da República. Fonte: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2018/agosto/ligue-180-recebe-e-encaminha-denuncias-de-violencia-contra-as-mulheres
- As mulheres serão chamadas ao altar para que a igreja ore por elas, e deverão receber um pedaço de fita de cetim lilás, lembrando que a luta continua.
- Oração pelas mulheres.
- Cântico. Sugestão: Cantos Para Viver (Letra: Simei Monteiro / Música: Flávio Irala e Tércio Junker)
Cantos pra viver,
Forças pra cantar,
Espalhar sementes /
Sobre nosso chão.
Amparar [n]a dor,
Não cortar a flor,
Crer que a primavera
Sempre voltará.
Vendo essa gente que dança e ri,
Que não desiste mas vai lutar
Renascemos pra esperança,
renascemos pra viver.
Vendo a Jesus que sofreu por nós,
Que fez da morte ressurreição
Renascemos pra esperança,
renascemos pra viver.
Liturgia elaborada pelas pastoras Amélia Tavares C. Neves e Andreia Fernandes, fevereiro de 2019.