Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Sim, nós podemos

Em Deus, faremos proezas! Salmos 60.12a

O assunto dos últimos dias é a posse de Barack Obama, novo presidente dos Estados Unidos. Numa celebração capaz de emocionar ex-agentes da KGB, um negro assumiu o posto de maior destaque no cenário mundial, carregando sobre si a esperança da humanidade, ouso afirmar. Tenho a impressão de que o sentimento de torcida por este homem tomou conta de todos nós, tanto por seu carisma inegável, como pela repulsa a tudo o que representou para o mundo o governo Bush.

Mas o que gostaria de destacar com você, meu irmão e minha irmã, é o mote da campanha de Obama, que neste momento transforma-se em símbolo deste novo tempo. O mote diz:

- Sim, nós podemos!

Não sem motivo, esta frase emblemática resume uma série de mensagens. Mas algo que me parece significativo é que em meio a uma crise econômica parecida com aquela da década de 30, numa névoa de pessimismos e incertezas, o novo presidente assume repelindo o discurso derrotista, apresentando-se como líder que encoraja e vai à frente. Mesmo diante das mazelas resultantes da crise, este homem nos faz lembrar que é possível mudar o mundo, de que vale a pena a busca da felicidade, para si e para todos. É possível!

Os modelos e as práticas que nos fizeram negar nossa humanidade são vulneráveis à ternura e plenamente substituíveis por outros que nos façam lembrar da face que tínhamos antes de algo se perder no turbilhão da história. Nunca o momento foi tão propício à redescoberta do que nos faz humanos.

No descortinar de um novo ano eclesiástico, este evento histórico nos faz perceber que o mundo está mudando e que a Igreja Cristã faz parte deste processo de transformação positiva. A humanidade precisa da mensagem de Cristo Jesus e por isso, mais do que testemunhas deste momento, somos convidados a ser agentes da história, aqueles/as que trabalham pela paz, pelo entendimento e pela esperança, onde estivermos, incluindo a cidade, a família e a igreja.

É tempo de olhar para o futuro com um sorriso, desejando fazer parte do melhor que há no mundo. Se o seu olhar sobre o entorno é de incredulidade, quero te afirmar com toda minha fé:

- Sim, nós podemos! Em Jesus nós podemos! Nele e por Ele mudaremos nosso mundo!

O que é o mundo para você? Comece por aí.

Rev. Jonatas Cavalheiro

Pastor na Igreja Metodista do Ipiranga - 3ª RE


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Mudanças e permanências nas ações de cuidado pastoral. Sinais de nossos tempo - Economia Divina: crescer ou decrescer?

Leia o artigo do professor dr. Ronaldo Sathler Rosa sobre as "Mudanças e permanências nas ações de cuidado pastoral". Acesse e saiba mais!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães