Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Semana de Direitos Humanos recebe autoridades

Na foto abaixo da esquerda para a direita: professor Claudio Ribeiro, professora Vera Maria Candaú, prefeito Luiz Marinho, professor Salomón Lerner Febres, professor Lauri Wirth, bispo metodista Adriel de Souza Maia, professor Enrique Dussel, professora Roseli Fischmann e ministro Paulo Vannucchi (foto Mônica Rodrigues).

Nesta segunda-feira, 16/08, aconteceu a abertura da 1ª Semana de Educação em Direitos Humanos. O destaque do evento foi a presença do ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi.

Antes do acontecimento, os palestrantes do Seminário, o professor e pesquisador Enrique Dussel, o ex-presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru, professor Salomón Lerner Febres, e a pioneira no tema de Educação e Direitos Humanos na América Latina, professora Vera Maria Candaú, foram recepcionados por pró-reitores e diretores da Instituição.

Durante o evento foi traçado um breve resumo do que será a Semana. “Explicarei a fundamentação, e o mais interessante: de onde surgem os novos Direitos Humanos. Eles nunca vêm de graça, isso sempre acontece com muita luta” explicou Dussel. Já a professora Vera Candaú defendeu que as universidades são um espaço para troca de ideias. “A reflexão conjunta é muito importante. Meu tema será o nascimento e o desenvolvimento dos Direitos Humanos e Educação no Brasil’. O professor Lerner salientou o direcionamento da Semana. “A participação dos jovens  é essencial”.

A cerimônia contou com apresentações culturais, organizadas pelo Núcleo de Artes (NAC) e pela Prefeitura de São Bernardo, e com a participação do prefeito do município, Luiz Marinho. “Educação e Religião na América Latina: Memória, Justiça e Libertação” também abriga o 1º Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, a 1ª Mostra de Educação em Direitos Humanos, o Ciclo de Conferências Hugo Assmann, e uma disciplina para estudantes de cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, nas áreas de Ciências da Religião e Educação, de instituições reconhecidas pela CAPES. “Esta Universidade é palco de democracia, prova disse é a ocorrência deste evento. A nossa historia é marcada por dominação e luta, foi assim a construção de “Nuestra” América”, ressaltou o ministro.

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães