Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Semana de Direitos Humanos recebe autoridades

Na foto abaixo da esquerda para a direita: professor Claudio Ribeiro, professora Vera Maria Candaú, prefeito Luiz Marinho, professor Salomón Lerner Febres, professor Lauri Wirth, bispo metodista Adriel de Souza Maia, professor Enrique Dussel, professora Roseli Fischmann e ministro Paulo Vannucchi (foto Mônica Rodrigues).

Nesta segunda-feira, 16/08, aconteceu a abertura da 1ª Semana de Educação em Direitos Humanos. O destaque do evento foi a presença do ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi.

Antes do acontecimento, os palestrantes do Seminário, o professor e pesquisador Enrique Dussel, o ex-presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru, professor Salomón Lerner Febres, e a pioneira no tema de Educação e Direitos Humanos na América Latina, professora Vera Maria Candaú, foram recepcionados por pró-reitores e diretores da Instituição.

Durante o evento foi traçado um breve resumo do que será a Semana. “Explicarei a fundamentação, e o mais interessante: de onde surgem os novos Direitos Humanos. Eles nunca vêm de graça, isso sempre acontece com muita luta” explicou Dussel. Já a professora Vera Candaú defendeu que as universidades são um espaço para troca de ideias. “A reflexão conjunta é muito importante. Meu tema será o nascimento e o desenvolvimento dos Direitos Humanos e Educação no Brasil’. O professor Lerner salientou o direcionamento da Semana. “A participação dos jovens  é essencial”.

A cerimônia contou com apresentações culturais, organizadas pelo Núcleo de Artes (NAC) e pela Prefeitura de São Bernardo, e com a participação do prefeito do município, Luiz Marinho. “Educação e Religião na América Latina: Memória, Justiça e Libertação” também abriga o 1º Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, a 1ª Mostra de Educação em Direitos Humanos, o Ciclo de Conferências Hugo Assmann, e uma disciplina para estudantes de cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, nas áreas de Ciências da Religião e Educação, de instituições reconhecidas pela CAPES. “Esta Universidade é palco de democracia, prova disse é a ocorrência deste evento. A nossa historia é marcada por dominação e luta, foi assim a construção de “Nuestra” América”, ressaltou o ministro.

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães