Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral, Educação - 26/11/2013

Saiba como celebrar o período do Advento


O ponto de partida do Calendário Litúrgico, em que a Igreja celebra os principais eventos da história da salvação, foi a Páscoa. No domingo pascal cristãos/cristãs celebravam a ressurreição de Jesus! Esta festa exigia preparação adequada, daí surgiu a Quaresma. Da mesma, forma cristãos/cristãs sentiram a necessidade de preparação para o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, o Nazareno. A preparação para o Natal é o Advento.
 
O SIGNIFICADO DO ADVENTO
A palavra “advento” vem do latim e significa “vinda”, “espera”. Para cristãos/cristãs em todo mundo é o tempo de preparação para a vinda do Senhor. Por isso, quanto ao seu significado não há dúvida: o Advento surge como período de preparação para celebração do Natal, ou seja, a Igreja se prepara para o nascimento de Jesus Cristo, partilhando a fé e a esperança do povo nas promessas de Deus; e ao mesmo tempo aguarda o Seu retorno.

Advento tem, portanto, dois significados:
1.    Juntamo-nos ao pequeno povo de Deus que aguardava a aparição do Messias;
2.    e à Igreja em todos os tempos que aguarda o retorno de Seu Senhor. James White (2005: 54) expressa bem essa duplicidade: “O Advento é tempo tanto de agradecimento pela dádiva de Cristo a nós no passado quanto de expectativa de sua segunda vinda”.
Advento é esperança e expectativa.
 
A IMPORTÂNCIA DO ADVENTO
A importância do Advento, como festa de preparação para a vinda do Senhor, reside em sua espiritualidade.

A espiritualidade do Advento é marcada pela esperança e pelo aguardo do Messias prometido; a fé na concretização da promessa; o amor que se demonstra com a chegada do Messias e a paz por Ele anunciada e plenificada (COLÉGIO EPISCOPAL, 2006, p.28). Deus vem em nosso favor! Deus vem entre nós, e conosco. Como lemos:

“Para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (Isaías 9.1).

   “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.14).

  “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2Coríntios 5.18-19).
 
COMO CELEBRAR O ADVENTO
O Advento começa quatro domingos antes do Natal. Nos dois primeiros domingos a ênfase está no Advento Escatológico, ou seja, na Segunda Vinda de Jesus Cristo. Os dois últimos são preparação para Seu nascimento, a Encarnação. Os quatro domingos podem ser resumidos da seguinte forma:

1º Domingo: vinda do Senhor, a Igreja vigilante.
2º Domingo: o precursor do Messias.
3º Domingo: convite a tomar parte na alegria.
4º Domingo: preparação para o nascimento do Senhor.

Leituras sugeridas para o Advento:

A ESPERANÇA A REALIZAÇÃO A EXORTAÇÃO
Isaías 9.1-7 Mateus 1.18-25 Mateus 24.32-44
Isaías 11.1-10Isaías 11.1-10 Lucas 1.5-7 Mateus 24.45-51
Isaías 12.1-6 Lucas 1.8-25 Mateus 25.1-13
Isaías 35.1-10 Lucas 1.26-38 Mateus 25.14-30
Isaías 40.1-11 Lucas 1.39-56 Mateus 25.31-46
Isaías 52.1-12 Lucas 1.57-66 Marcos 13.24-37
Isaías 55.1-13 Lucas 1.67-80 Lucas 21.29-36
Isaías 61.1-11 Lucas 2.1-7 Romanos 13.11-14
Isaías 65.17-25 João 1.1-14 Romanos 16.25-27
Jeremias 33.14-26   1Tessalonicenses5.1-11
Miqueias 5.2-5ª   Tiago 5.7-11
Sofonias 3.14-18   2Pedro 3.1-18

SÍMBOLOS E CORES DO ADVENTO
O Colégio Episcopal sugere os seguintes símbolos para ambientação litúrgica no período do Advento: Coroa do Advento: simbolizando a realeza de Cristo; Velas: simbolizando a chegada de Cristo como a luz do mundo; Luzes: símbolo da luz que ilumina nas trevas, o próprio Cristo (2006, p.30).

Portanto, o principal símbolo do Advento é a coroa. Messias Valverde(1996, p.57)identifica seus elementos:

A forma circular da coroa representa o tempo que compreende do período da criação ao desfecho escatológico. Os demais complementam o sentido desse tempo como espaço da realização de Deus. O verde simboliza a vida em meio a uma realidade de desesperança; a fita vermelha mostra as diversas alianças de Deus com o povo; as velas, que são acesas a cada sábado nos lares, e a cada domingo no Templo, relembram quatro momentos de forte iluminação de Deus no mundo.

A cor litúrgica desse tempo é o roxo lilás, símbolo da espera, ansiedade e expectativa.
 
CONCLUSÃO
O comércio já está preparado para as vendas de Natal! A expectativa é o recorde de vendas. A igreja deve preparar-se para a vinda do Rei, seja na esperança do Seu retorno, seja na celebração de Seu nascimento. Hoje é, diante do que mercado que se impõe, urgente recolocar o Natal em seu lugar. Isto significa retomar sua importância na história da salvação. Para tanto, é imprescindível uma preparação adequada.

Ao nos prepararmos para o Natal não devemos esperar o Messias que queremos, e sim aquele que Deus nos envia. Os judeus esperavam um rei-messias, aquele que libertaria Israel do poder do Império Romano. A confissão de fé cristã afirma que Jesus é o messias de Deus, e desde o início dos evangelhos, Mateus e Lucas demonstram como em Jesus se cumpriram as promessas de Deus.

Em certo sentido Natal e Páscoa estão intimamente ligados: “... A Encarnação como acontecimento histórico é o começo de nossa Redenção e a garantia de sua consumação na segunda vinda de Cristo” (ADAM, 1982, p.130).

No presente a Igreja vive a ansiosa expectativa do retorno do Seu Senhor. Oramos dominicalmente como o Senhor nos ensinou “Pai nosso... Venha a nós o teu reino...”. Nesse intervalo em que vivemos a Igreja ora continuamente: “Maranata!” Esta palavra é expressão litúrgica que quer dizer “vem, nosso Senhor”. (1Coríntios 16.22;Apocalipse 22.20).

_______________________

BIBLIOGRAFIA

ADAM, Adolf. O ano litúrgico: sua história e significado segundo a renovação litúrgica. Trad. Mateus R. Rocha. 2.ed. São Paulo: Paulinas, 1982. (Liturgia e Teologia—6).
ALLMEN, J.J. von. O culto cristão: teologia e prática. Trad. Dírson G. V. dos Santos. 2.ed. São Paulo: ASTE, 2006.
BROWN, Raymond E. Um Cristo que vem no Advento: ensaios sobre as narrativas evangélicas em preparação para o nascimento de Jesus (Mateus 1 e Lucas 1). Trad. Suely M. Brazão. São Paulo: Ave-Maria, 1996.
EPISCOPAL, Colégio. O culto da igreja em missão. São Paulo: Cedro, 2006. (Biblioteca Vida e Missão — Pastorais).
VALVERDE, Messias. Liturgia e pregação: celebrações sobre o culto cristão. São Paulo: Exodus, 1996.
WHITE, James F. introdução ao culto cristão. Trad. Walter O. Schlupp. 2.ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Igreja Metodista Central em Goiânia realiza Campanha de leitura da Bíblia no mês de maio

Líderanças de pequenos grupos e ministérios se revezam em turno de duas horas para ler a Palavra de Deus no altar.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães