Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 18/09/2015
Rumo ao 20º Concílio Geral
Falta pouco menos de um ano para a realização do 20º Concílio Geral e estamos em meio a muitas atividades na preparação. Atividades que envolvem a Secretaria Executiva, a Comissão Assessora nomeada para Organizar o Concílio, os/as Executivos/as e Equipes da Sede Nacional, o Colégio Episcopal, a Cogeam e outros órgãos e departamentos nacionais; envolvem também as Igrejas Locais, os Distritos e as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista.
O 20º Concílio Geral da Igreja Metodista será realizado nos dias 3 a 10 de julho de 2016, na Escola de Missões em Teresópolis/RJ, sob a graça, bênção e direção de nosso Deus e Pai, o Senhor da Igreja. Dentre os vários desafios no processo de preparação deste importante conclave de nossa Igreja Metodista, apresentamos alguns destaques:
Composição do Concílio - Estima-se um quorum de 224 delegados e delegadas votantes (sujeito a alteração com base na atualização das estatísticas até 31/12/2015); mais 20 suplentes de delegados e delegadas das oito Regiões Eclesiásticas e duas Regiões Missionárias (já considerada a criação da 7ª e 8ª REs); mais os membros não votantes, em torno de 40 pessoas (sujeito a alteração com base na composição de delegados/as leigos/as e clérigos/as das Regiões, caso algum/a membro/a não votante seja eleito/a delegado/a de sua Região Eclesiástica ou Missionária).
Estima-se em 284 o número de membros do 20º Concílio Geral. Na composição do Concílio Geral é observado o princípio da paridade entre os/as delegados/as leigos/as e delegados/as clérigos/as. A Composição é estabelecida conforme o Art. 105 dos Cânones de 2012 e Ato Complementar 01/2014, publicado em 16 de julho de 2014, disponível em: http://goo.gl/jUkndD
Eleição das Delegações Regionais - Será feita nos Concílios Regionais de cada Região Eclesiástica e Missionária, entre o dia 26 de setembro e 6 de dezembro de 2015, conforme as convocações já divulgadas.
Avaliação Nacional - Após intenso trabalho do Grupo de Trabalho nomeado para a tarefa, sob orientação e apoio dos Executivos Nacionais e da Secretaria Executiva do 20º Concílio Geral, mediante aprovação da metodologia, cronograma e instrumentos pelo Colégio Episcopal e Cogeam, foi realizada a Pesquisa através de sistema on-line, agora em fase de tabulação e análise de dados para a composição do relatório final.
A Pesquisa envolveu: no Nível Básico, a participação das Coordenações Locais de Ação Missionária (Clam), de três Igrejas Locais em cada Distrito das Regiões Eclesiásticas e Missionárias – 285 Formulários disponibilizados; no Nível Intermediário, a participação de Pastores e Pastoras Titulares das mesmas Igrejas Locais em cada Distrito – 285 Formulários disponibilizados; no Nível Superior, a participação de Segmentos Nacionais: Colégio Episcopal, Cogeam, Consad, Conec, Conet, Federações e o Departamento de Música e Arte – 12 Formulários disponibilizados – Total de 582 Formulários em fase de tabulação e análise para a elaboração do relatório da Avaliação Nacional.
A Avaliação Nacional oferecerá subsídios para a elaboração do anteprojeto do Plano Nacional Missionário e outros documentos a serem submetidos a apreciação do 20º Concílio Geral.
Eleições Episcopais - Seguindo a normativa canônica, foi estabelecido que a composição da lista tríplice de cada Região Eclesiástica ou Missionária será iniciada com a eleição de três presbíteros ou presbíteras, a partir de relação fornecida pela Sede Regional de cada Região Eclesiástica e Missionária, no dia 30 de agosto de 2015, e acontecerá simultaneamente em todas as Igrejas Locais no Brasil, em Concílio Local; a lista de cada Igreja Local será submetida ao respectivo Concílio Distrital a que cada Igreja Local pertence, no dia 3 de outubro de 2015, em um mesmo horário fixado por cada Região Eclesiástica ou Missionária, para a eleição de três nomes; a lista de cada Distrito será submetida ao respectivo Concílio Regional para a escolha de três nomes que, junto com o nome do bispo ou bispa Presidente que desejar concorrer à Eleição, será submetida ao voto do 20º Concílio Geral para a eleição dos Bispos e/ou Bispas da Igreja Metodista para o próximo período eclesiástico nacional.
Escola de Missões - Localizada em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, sob a direção do pastor Cesar dos Santos Silva, está em plena atividade de preparação e ajustes para receber o 20º Concílio Geral.
Sugestões de Matérias - Até o início dos Concílios Regionais, serão encaminhadas orientações sobre a metodologia para acolhimento de sugestões de matérias e propostas a serem submetidas ao 20º Concílio Geral.
Com a graça e bondade de nosso Deus, seguimos com os trabalhos de organização do 20º Concílio Geral, contando com as orações e colaboração das pessoas e órgãos diretamente envolvidos, como também de toda a membresia e os diversos segmentos da Igreja Metodista em solo brasileiro.
Fonte: Pr. Jonadab Domingues de Almeida | Expositor Cristão
Secretário Executivo do
20º Concílio Geral
Tags: 20º CG, Destaques Nacionais, Concílios Regionais, Avaliação Nacional, Eleições Episcopais, Liderança
Posts relacionados
Agenda Nacional 2020
Confira a nossa agenda abaixo e na área de eventos do nosso site com mais informações de locais, links para inscrição e muito mais. Você pode adicionar o calendário completo na sua conta Google para receber notificações de cada evento.
Inscrições para o Treina Jovem 2015 estão abertas!
A imperdível capacitação nacional para líderes de jovens acontece de 4 a 6 de junho na cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.
Discipulado é o tema do Expositor Cristão de setembro
Conheça as bases do discipulado na Igreja Metodista e saiba como esse modo de ser igreja tem fortalecido relacionamentos e ajudado a consolidar o processo de expansão missionária!
Palavra Episcopal: Expositor Cristão para todos/as
Vivemos num tempo de grandes avanços nas formas de comunicação. Apesar da crença de que livros, revistas e jornais em papel acabariam, provavelmente essa realidade está longe de acontecer. Obviamente, ocorreu a diminuição de material impresso, devido aos desafios ecológicos e à possibilidade de termos o mesmo conteúdo eletronicamente ou em dispositivos de fácil manejo. fonte: Bispo Adonias Pereira do Lago