Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 10/02/2012

Reunião da Confederação de Mulheres 1 e 2 de fevereiro de 2012

Dois dias de intenso trabalho foram vividos pelas componentes da Confederação, depois de três meses distantes, pois as festas de fim de ano e as férias foram aproveitadas por algumas, num momento de curtir família. Chegou então o momento de revermos nossas companheiras de trabalho e conhecer de perto as novas presidentes, e juntas traçarmos planos para mais um ano de realizações, com a ajuda de nosso Pai.

    

No primeiro dia tivemos a oportunidade de participar da devocional na Capela da Sede Nacional, onde a palavra foi ministrada pela irmã Miriam Magalhães, Secretária Correspondente da Confederação.

Em seguida recebemos a visita da Teca Greathouse, Agente Nacional do Projeto “Sombra e Água Fresca”, e também da Rosicler Ribeiro dos Passos, Secretária Executiva, que tiveram a oportunidade de contar de suas experiências neste Projeto, quando todas nós pudemos entender que  “O Projeto Sombra e Água Fresca é uma rede de projetos da Igreja Metodista no Brasil, desenvolvidos pelas Igrejas locais e instituições para atender crianças e adolescentes  de 6 a 14 anos.”Sombra e Água Fresca” significa espaço para vivência das coisas de Deus, de seu Reino de direitos e de coisas boas: lugar de acolhimento, cidadania e educação integral.”  Diversas áreas da Igreja estão envolvidas, como: Ação Social; Educação Cristã; Administrativa; Expansão Missionária; Departamento de Trabalho com Crianças e agora também firmou uma parceria com a Confederação de Mulheres. Atualmente 63 projetos estão sendo desenvolvidos em sete regiões, atendendo assim, 2713 crianças. Apenas a segunda região não tem.

Logo depois recebemos a visita das Pastoras Suely Xavier e Margarida Ribeiro, que vieram acertar os detalhes para o V EAD, que terá como Tema “Nossas raízes e nosso cotidiano”, e também para o Encontro presencial que acontecerá de 15 a 17 de junho na UMESP.

Parávamos apenas para fazermos nossas refeições.

Na parte da tarde, a Coordenadora Nacional do Departamento de Escola Dominical, revda. Andréa Fernandes saudou a Confederação de Mulheres e falou sobre as revistas que serão usadas pelos diversos segmentos da Escola Dominical. Também tivemos o privilégio de ouvir a revda Joana D’Arc Meireles, Secretária para a Vida e Missão da Igreja Metodista.

As novas presidentes: Vera Elaine da 2ª Região; Lucimar Vieira da 5ª Região; Sonia Alves da 6ª Região puderam falar de seus anseios e de suas expectativas para o trabalho em suas Federações. 

Muitos assuntos foram discutidos, principalmente a questão da violência contra a mulher, um assunto que vem sendo trabalhado já há algum tempo pelas federações e Confederação, e cada vez mais se percebe que é um problema vivido por mulheres inclusive da igreja. Com isso a Bispa Marisa propõe que no próximo congresso nacional este assunto seja colocado e uma pessoa especializada seja convidada para fazer uma palestra. Bispa Marisa também propõe que uma palestra sobre “o sentimento das mulheres em processo de separação”, seja realizada.

A presidente Sonia do Nascimento pede que as Federações trabalhem a prevenção e conscientização do câncer.

A vice-presidente de área da CMMALC, Leila Barbosa transmite a saudação enviada pela presidente Ivonne Pereira Diaz.

  

Recebemos também a visita do Conselheiro Nacional dos Juvenis, Luiz Alceu Zapparoli, da Caroline Vargas, presidente da Federação de Juvenis da Rema e da Rosiclea Oliveira, Secretária do Distrito Sul na Rema, que falaram sobre o Calijú (Capacitação de liderança juvenil), que aconteceu no final da semana nas dependências da FATEO, em São Bernardo do Campo, reunindo 230 juvenis, e sobre a Juname (Juvenília Nacional Metodista), que acontecerá nos dias 25 a 29 de julho na Estância Árvore da Vida, onde pretendem reunir 2000 juvenis. E para isso ele está pedindo ajuda das mulheres, pois a taxa da JUNAME é R$ 420,00 e muitos não podem. Então, quem sabe em nossa Sociedade ou Federação, algum movimento financeiro pode ser feito e assim poderíamos apadrinhar algum juvenil. Com certeza vale à pena! Fica aqui o recado...

No final do segundo dia de reunião, muitos regalitos foram distribuídos pelas presidentes. Também a presidente da Confederação, ofereceu a cada participante um livro cujo título é “Preocupação” um hábito que pode ser quebrado, de Elizabeth George.

   

E assim, em meio a muita alegria pelo início de mais um ano de trabalho e oportunidades, a reunião foi encerrada.

Leila de Jesus Barbosa
Vice Presidente

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães