Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/07/2012
Remne cresce 11,8% em 2011
A partir desta edição (julho/agosto) o Compartilhar Pastoral publica a primeira de uma série de três reportagens sobre o método PDCA, sua aplicação e resultados no contexto da Remne. Os textos e gráficos resultam de um intenso trabalho de monitoramento de ações, acompanhados com muita atenção e zelo pelo consultor da Região no projeto PDCA, o irmão Sebastião Castro, da 1ª Região Eclesiástica. Utilize as informações para entender melhor o processo e ficar bem informado/a acerca desse modelo de gestão que pretende dar um salto no autosustento, autogoverno e autoproclamação da Palavra em terras nordestinas.
“São três pilares de sucesso que a Remne têm buscado: liderança, conhecimento gerencial e conhecimento eclesiástico”. Foi com estas palavras que o irmão Sebastião Castro definiu o que motivou o maior crescimento da Remne nos últimos anos: 11,8%, conforme mostra o gráfico abaixo, divulgado pela Secretaria Regional de Estatística:
Por Sebastião Castro
Projeto de Gestão Estratégica Missionária – PGEM
Nossa Visão:
Cada metodista um/a missionário/a, cada lar uma igreja
Nossa Missão:
Participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo, particularmente o povo do Nordeste.
Nosso Desafio de Crescimento nos próximos 10 anos:
Atingir 25.000 metodistas em 2021 a partir de 5.400.
Daí a pergunta. Como?
Iniciamos em janeiro deste ano a arrancada para alcançar este objetivo. O trabalho de gestão junto à administração da REMNE com base na metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Action) está sendo implantado desde outubro de 2009. Atualmente estamos preparando a base para disseminar por toda a Região esta metodologia que nos permitirá junto com Pastores, Líderes e Membros de nossas Igrejas alcançar estes desafios de crescimento do Reino de Deus no Nordeste.
Trata-se da inserção no dia a dia da gestão da Região de nova forma de Gestão Organizacional que juntamente com a Líderança atuante e o Conhecimento Técnico existente e a adquirir, concorrerão para a Região atingir este desafio. Temos uma previsão de alcançarmos no biênio 2012/2013 a marca de 6750 membros na Região.
Aparentemente atingir 25000 membros em 10 anos é uma marca difícil de ser alcançada. Entretanto, vejam bem, se conseguirmos transformar cada membro metodista num discipulador ou seja formarmos 5400 discipuladores, cumpridores do IDE de Jesus, facilmente alcançaremos a marca do 25000, visto que bastará a cada metodista discipular 1 não crente a cada 4 anos, alcançaremos em 10 anos a marca de 31900 membros, ou seja mais que 25% acima da meta definida para o PGEM 2012-2021.
O desafio passa então a fazer discipuladores entre os membros e montar toda a estratégia para que os avanços conseguidos sejam mantidos, ou seja criar um processo de melhoria contínua.
Mas como fazer tudo isso acontecer?
Respondemos da seguinte forma: Deixando de lado uma gestão com padronização mínima e controle sem foco em resultados e implantando na Região um Modelo de Gestão baseado numa Visão Sistêmica e suportado por um método para atingir os Resultados desejados com a utilização de ferramentas estatísticas e recursos tecnológicos atuais e adequados e investimento de impacto na formação, capacitação e treinamento de Pastores, Líderes e Colaboradores.
A metodologia PDCA em implantação irá contribuir de forma direta para o alcance destes objetivos.
A figura abaixo mostra a Igreja sob o ponto de vista de um Sistema constituído de processos Fins e de Apoio.
Utilizando a metodologia PDCA (PLAN-Planejar, DO-Fazer, CHECK-Verificar, ACT- Agir, na fase inicial Planejamento, primeiramente partimos para a definição de metas e a seguir a elaboração dos Planos que, uma vez executados , permitirão alcançar as metas.
Os gráficos abaixo ilustram o estabelecimento destas metas ao longo dos próximos 10 anos observando que o crescimento deverá ocorrer de forma geométrica (exponencial) considerando que a implantação do Discipulado deverá ocorrer como um efeito multiplicador, ou seja quem ontem não era Crente em Jesus, hoje é um Discipulo ( foi alcançado) e amanhã será Discipulador (irá alcançar um não crente).
As metas devem ser atingidas pelo esforço de toda a equipe. Daí devem ser desdobradas até o nível da Igreja Local. As metas definidas foram as estratégicas. Torna-se necessário que estas sejam desdobradas. Por que isso?
Explicamos abaixo:
Numa organização existem as atividades operacionais e as de melhoria. As atividades operacionais são geridas pelo sistema de gerenciamento da rotina do dia a dia que depende fundamentalmente da padronização dos processos e da orçamentação. Os resultados da organização acontecem através este sistema.
As atividade de melhoria são de longo prazo e anuais e integram o sistema de gestão estratégica da organização que tem como objetivo traçar os rumos futuros da organização. É sobre essa base que a organização deverá criar novas políticas, novos projetos e metas anuais. A partir daí deve-se desdobrar as metas para todos os níveis, até que todos tenham suas metas anuais.
É um processo bastante trabalhoso e que demanda muito treinamento, disciplina e perseverança, daí exigir muito da Liderança participar ativamente demonstrando para a organização a necessidade, priorização e sentido de urgência.
O que é um sistema de gestão? Como foram definidas as metas e os desdobramentos pelos seis distritos da Remne? A resposta a estas e outras perguntas você confere na segunda reportagem especial sobre o método PDCA e sua aplicação na Remne. Não perca... é na próxima edição do Compartilhar Pastoral.