Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/11/2011

Rema realiza o 3º Concílio Regional

Um culto a Deus. Assim foi o Concílio da Rema

O III Concílio da Região Missionária da Amazônia (Rema) realizado nas instalações do Centro de Treinamento da Emater, na cidade de Ouro Preto, RO, entre os dias 26 e 30 de outubro, marcou a posição missionária com a ênfase no discipulado, alicerçada pelas vertentes da santidade e do serviço cristão.

O conclave foi presidido pelo Bispo da Rema, Adolfo Evaristo de Souza, também contou com a presença do Secretário Executivo do Colégio Episcopal, Bispo Stanley da Silva Moraes, que representou a Área Geral da Igreja Metodista.

O pastor da Sexta Região Eclesiástica, Adriano Siqueira da Silva, ministrou no eventou enfatizando a tônica do Discipulado e Crescimento. Esteve presente também, o pastor e professor da Faculdade de Teologia (Fateo), Nicanor Lopes, que falou sobre a perspectiva docente para a missão metodista brasileira.

Segundo comentários dos participantes, aconteceu um verdadeiro culto a Deus, pela comunhão, alegria, louvor e adoração ao Senhor em todo o tempo. Na abertura procedeu-se a homenagem aos 40 anos do ministério feminino na Igreja Metodista, com a lembrança da reverenda Zeni de Lima Soares, a primeira presbítera.

A direção do culto convocou todas as presbíteras e pastoras metodistas para a Mesa do Altar, quando foi homenageada a primeira presbítera da Rema, reverenda Marinice Hifran.  O preletor da noite foi o pastor Edson Sardinha, que pregou sobre a importância das mulheres no ministério de Jesus.

O pastor Emanuel Adriano, da Igreja em Mandaguari, PR, trabalhou com excelência a temática do discipulado com crescimento, destacando, sobretudo, os desafios que a ação discipular gera. Ele enfatizou que estes desafios promovem frutos de crescimento sadio e fortalecido na vida da Igreja.

O Bispo Stanley explicou com detalhes as ações da Sede Nacional e tratou no Concílio do tema sobre Discipulado, Santificação e Serviço. A participação do Bispo Stanley foi muito importante e a sua contribuição para os clérigos e leigos no Concílio, abençoou grandemente a Rema.

No dia 30 de outubro, dia do encerramento, foram ordenados os/as seguintes presbíteros/as: Adalberto Alves da Silva, Cidelci Ferreira, Deise Peres Coimbra e Nilda Amorim dos Santos. Este Culto final aconteceu no templo da Igreja em Ouro Preto, com uma unção de alegria, paz e firmeza missionária. O Bispo Adolfo trouxe uma reflexão baseada em Ezequiel 17, sobre a parábola das duas águias e da videira, cheio de vigor e ânimo, radiante transbordante de esperança sobre a videira e seus ramos, sobre o cedro excelente, sobre a missão de Deus para a Rema nos próximos dois anos. Ao encerrar seu sermão, o Bispo Adolfo estava alegre e feliz pelo III Concílio ter acontecido como foi até ali: uma bênção.

Ao retornar para casa naquela tarde, os conciliares, a Rema e toda a Igreja Metodista no Brasil foi informada de que o Bispo Adolfo falecera. Foi indescritível o que aconteceu, inesperada a morte do Bispo e até hoje a Rema lamenta o ocorrido, mas encurvada diante do propósito de Deus nisto tudo. Estava eu e o bispo quando ele morria na minha frente de um fulminante infarto, com as suas últimas palavras que não esqueço jamais: "A minha vida está nas mãos de Deus". O efeito missionária que esta morte causou, tem gerado muitas novidades na Rema, algo novo está acontecendo por aqui, onde durante quase 10 anos ouvimos o Bispo Adolfo discipular sobre a santidade de coração e vida e o discipulado cristão.

Luiz Rodrigues Barbosa Neto, pastor na Rema


Posts relacionados