Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 02/03/2012

Região Missionária da Amazônia realiza ministerial entre os dias 28 e 1º de março

A Rema - Região Missionária da Amazônia realizou entre os dias 28 e 1º de março, o primeiro Ministerial Regional pós 19º Concílio Geral. Missionários dos seis estados da Amazônia se reuniram no Rancho dos Profetas, em Porto Velho, onde o bispo Carlos Alberto presidiu o encontro com o tema: "Uma só visão, uma só missão: Participar da ação de Deus para salvar o mundo".

Em 2012, o primeiro ano de execução do novo PNM - Plano Nacional Missionário e do cumprimento da nova Carta Pastoral Discípulas e Discípulos nos Caminhos da Missão, a Rema se posicionou ativamente missionária. Pastoras e pastores decidiram trabalhar, sob a unção do Espírito Santo, na perspectiva apresentada pelo bispo Carlos Alberto: criar até 2016, três regiões missionárias nas jurisdições metodistas de Rondônia e Acre, Amazonas e Roraima e Pará e Amapá.

A proposta acolhida pelos Ministerial inclui como meta para 2021, o surgimento na Amazônia de seis regiões missionárias ou seis estados eclesiásticos. A proposição de parcerias missionárias como instrumentos e ferramentas de avanço metodista no norte brasileiro, constituiu-se como a mola mestra dos tempos de conquistas. Igrejas nas demais regiões eclesiásticas investindo em parcerias e igrejas de sustento próprio na Rema trabalhando a semeadura missionária com as co-irmãs.

Na abertura do Ministerial o bispo Carlos Alberto tratou sobre "a restauração dos sonhos", no dia seguinte enfocou a temática "olhando para o futuro" e no último dia durante a pregação bíblica destacou a ação do Espírito Santo como "um poderoso vento", segundo João 3.8. O pastor Marco Antônio Julião trabalhou "os fundamentos do discipulado", cabendo ao pastor Pedro Magalhães discernir no dia do encerramento sobre "os caminhos do discipulado".

O bispo Carlos Alberto explicou que o discipulado não é uma opção ou voluntariedade metodista, mas o ministério metodista. "O discipulado é o Ministério", disse enfaticamente o bispo, que testemunhou sobre as experiências ao longo dos anos com a ação discipular eficiente. Diante de toda essa caminhada que exerceu na 1ª Região Eclesiástica, o bispo Carlos Alberto ganhou a confiança que frutifica e está disponibilizando todo o arcabouço desta realidade abençoadora, razão pela qual também é em todo o Brasil o bispo-orientador do Discipulado.

Pastoras e pastores em unidade, em comunhão, seguindo numa só direção, foram as expressões e declarações que ouvimos durante todo o Ministerial. No encerramento o bispo Carlos Alberto ministrou a Ceia do Senhor e foi rodeado pelo corpo pastoral da Rema, numa oração de aliança e unidade. Há uma grande expectativa missionária pulsando o coração ministerial metodista, uma esperançosa ação de que Deus está realizando coisas maravilhosas e grandes na Rema. Começaram os novos dias e a sinalização do Senhor é que serão dias frutíferos, abundantes e recheados se sinais, milagres, curas e ação discipular, muito discipulado na Rema da Deus.

Missionário Luiz Rodrigues Barbosa Neto - pastor

"Todo cristão deve estar pronto para morrer,  ou para pregar."  João Wesley


Posts relacionados

Pastoral Indigenista, Geral, por Sara de Paula

Blues da piedade em versão Guarani-caiuá

A Missão Metodista Tapeporã sugere a leitura do texto de Fernando Gabeira para o Dia Nacional dos Povos Indígenas

Geral, por José Geraldo Magalhães

As Delegações do 20º Concílio Geral se reúnem São Paulo

Representantes das delegações regionais que irão ao 20º Concílio Geral (20ºCG) da Igreja Metodista em julho, conclave que acontece a cada cinco anos, estão reunidos na Sede Nacional da Igreja Metodista neste sábado, dia 23, em São Paulo/SP. O encontro entre pastores/as e leigos/as eleitos/as nos concílios regionais em 2015 irá discutir vários assuntos, dentre eles, o cronograma e agenda do 20ºCG, relatórios e formulários para sugestões de propostas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães