Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Reforço escolar

PSICOPEDGOGIA- SUPORTE PARA O REFORÇO ESCOLAR

A Psicopedagogia é sustentada por referenciasis teóricos, ou seja, ela é uma praxis psicopedagógica. Por meios de teses, publicações e reuniões cientificas organizadas, passa a ser reconhecida academicamente. Os amantes e simpatizantes deste assunto, podem participar e, consequentemente obter informações em cursos de especialização em diversas instituições de ensino superior.

A psicopedagogia tem contribuído para a integralização de crianças , adolescentes e adultos. Atualmente, ela é entendida como um campo de atuação que se encontra entre a pedagogia e a psicologia ou a psicanálise.
É um campo de atuação voltado para a aprendizagem de um  modo geral, mas surgiu a partir da necessidade de um atendimento mais abrangente a crianças e adolescentes que apresentam dificuldade no aprendizado escolar. Mas o fato da psicopedagogia atuar nas escolas, não impede que intervenções psicopedagogas ocorra fora do contexto escolar, como hospitais, empresas,Igrejas ou instituições, por exemplo.

O insucesso escolar, tem sido objeto de estudo e interesse científico há bastante tempo no Brasil. O número de crianças com dificuldades no aprendizado, tem chamado atenção de professores e pedagogos e as razões que podem levar ao fracasso de uma criança, vem sendo pesquisado individualmente e também em grupos de alunos. Alguns possíveis motivos do fracasso escolar passam a ser analisados. A tendência contemporânea, nos leva a considerar este fracasso como sintoma social e não como uma patologia do aluno. Neste aspecto mostrar que a contribuição social e cientifica é de suma importância para uma identificação não apenas teórica, mas principalmente uma atuação prática que forneça resultados abrangentes que possam explicar e fornecer dados positivos que promovam mudanças na criança e adolescentes. Neste início de ano letivo, certamente receberemos crianças e adolescentes que mostrarão as suas dificuldades e nós precisamos identificar QUEM é a criança que nos procura? QUAIS as suas carências e necessidades? COMO poderá ser a nossa atuação para que o nosso objetivo seja alcançado?

Para o sucesso do nosso trabalho é fundamental AMAR a criança que até mesmo de forma inconsciente, venha a nos pedir socorro para não fracassar.
Que a ternura de Deus esteja sobre a vida de cada homem e mulher, comprometido(a), direta ou indiretamente, com a educação de cada criança e adolescente e que possamos saber amar, sabe falar e saber como atuar.
Que sejamos verdadeiros  agentes de transformação!


Rosinete Siqueira.


Posts relacionados

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o dia dos pais 2017

Confra a sugestão de programação e liturgia para celebração do Dia dos Pais, que acontece em 13 de agosto, segundo domingo do mês.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães