Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
Reforço escolar
PSICOPEDGOGIA- SUPORTE PARA O REFORÇO ESCOLAR
A Psicopedagogia é sustentada por referenciasis teóricos, ou seja, ela é uma praxis psicopedagógica. Por meios de teses, publicações e reuniões cientificas organizadas, passa a ser reconhecida academicamente. Os amantes e simpatizantes deste assunto, podem participar e, consequentemente obter informações em cursos de especialização em diversas instituições de ensino superior.
A psicopedagogia tem contribuído para a integralização de crianças , adolescentes e adultos. Atualmente, ela é entendida como um campo de atuação que se encontra entre a pedagogia e a psicologia ou a psicanálise.
É um campo de atuação voltado para a aprendizagem de um modo geral, mas surgiu a partir da necessidade de um atendimento mais abrangente a crianças e adolescentes que apresentam dificuldade no aprendizado escolar. Mas o fato da psicopedagogia atuar nas escolas, não impede que intervenções psicopedagogas ocorra fora do contexto escolar, como hospitais, empresas,Igrejas ou instituições, por exemplo.
O insucesso escolar, tem sido objeto de estudo e interesse científico há bastante tempo no Brasil. O número de crianças com dificuldades no aprendizado, tem chamado atenção de professores e pedagogos e as razões que podem levar ao fracasso de uma criança, vem sendo pesquisado individualmente e também em grupos de alunos. Alguns possíveis motivos do fracasso escolar passam a ser analisados. A tendência contemporânea, nos leva a considerar este fracasso como sintoma social e não como uma patologia do aluno. Neste aspecto mostrar que a contribuição social e cientifica é de suma importância para uma identificação não apenas teórica, mas principalmente uma atuação prática que forneça resultados abrangentes que possam explicar e fornecer dados positivos que promovam mudanças na criança e adolescentes. Neste início de ano letivo, certamente receberemos crianças e adolescentes que mostrarão as suas dificuldades e nós precisamos identificar QUEM é a criança que nos procura? QUAIS as suas carências e necessidades? COMO poderá ser a nossa atuação para que o nosso objetivo seja alcançado?
Para o sucesso do nosso trabalho é fundamental AMAR a criança que até mesmo de forma inconsciente, venha a nos pedir socorro para não fracassar.
Que a ternura de Deus esteja sobre a vida de cada homem e mulher, comprometido(a), direta ou indiretamente, com a educação de cada criança e adolescente e que possamos saber amar, sabe falar e saber como atuar.
Que sejamos verdadeiros agentes de transformação!
Rosinete Siqueira.