Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 09/08/2014

Reflexão especial sobre o Dia dos Pais!

Na religião cristã, a Oração do Pai Nosso, especificamente em Mateus capítulo 6, versículo 11, contribuiu, de certo modo, para determinar o pensamento de que cabe aos pais a tarefa tão somente de ser o provedor do “pão de cada dia”. Isso continua muito presente, ainda que, em muitas situações, a mulher enquanto mãe coopera também com as obrigações financeiras na família atuando profissionalmente no mercado de trabalho. 
 
É verdade que ser provedor é uma tarefa de grande responsabilidade, principalmente na maioria das famílias brasileiras, quando os recursos financeiros são poucos para suprir tantos compromissos. Como solução o que se vê são pessoas acumulando cargas excessivas de trabalho prejudicando em muito o convívio familiar ideal.
 
Mais do que ser provedor do “pão de cada dia” e das demais necessidades básicas na manutenção da casa, o pai tem a obrigação de ser amigo, e isso exige estar mais próximo dos/as filhos/as, desenvolvendo neles/as a confiança e a devida segurança em todos os momentos da vida. A ausência do pai e também da mãe, quase sempre justificadas em decorrência dos compromissos profissionais que lhes possibilite dar maior conforto aos/às filhos/as, tem contribuído muito mais para a sua instabilidade emocional, gerando neles/as inseguranças e comportamentos agressivos, nem sempre compreendidos pelos pais.
 
Devido a essas questões, no meu entender, três situações são relevantes e carecem de maior atenção por parte principalmente dos pais no relacionamento com os/as filhos/as, são elas:
 
Processo Educativo: Ação que permite ao pai perceber que seu/a filho/a será pai/mãe dos/as seus/as netos/as. Mais do que a intuição divina que recebemos de Deus, o estar presente nas várias fases da formação dos/as filhos/as é uma obrigação fundamental que o/a ajudará a compreender o cuidado especial que deverá ter quando tiver que assumir o mesmo papel. 
 
Processo Afetivo: Ação imprescindível que permite ao pai perceber que seu/a filho/a é um ser que precisa ser amado, respeitado e protegido. A visão equivocada do processo educativo que apenas pune, geralmente muito praticada, precisa ser revista. Quanto mais presente na vida do/a filho/a, menor será a necessidade de castigá-lo/a. 
 
Processo Familiar: Ação que permite ao pai perceber que seu/a filho/a é parte de si mesmo. Precisamos ensiná-lo/a a valorizar e respeitar a seus pais e irmãos/ãs. Mostrar a ele/a que sozinhos/as, seremos sempre fracos/as e incapazes, mas quando unidos/as com pessoas merecedoras da nossa confiança, seremos fortes para superar todas as adversidades.
 
Constatar a existência de crianças, adolescentes e jovens com transtornos psicológicos por causa de comportamentos irregulares na família, tem sido a grande preocupação das instituições sociais, principalmente da Igreja e da Escola. Que essa missão de ser pai, desperte em todos a consciência de que ser provedor é muito mais do que suprir de bens materiais, mas dar condições ideais aos/às nossos/as filhos/as no sentido de que recebam da nossa parte todas as condições para terem uma vida emocional equilibrada e sensata, contribuindo assim, com o maior projeto de Deus que é a família. 
 
Pr. Rogério da Silva Oliveira
Pastor da Igreja Metodista Central em 
Macaé/RJ 
 
Veja também:
 

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista,


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?

É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de janeiro: a importância vital da unidade cristã

Em 2020 a Igreja Metodista em terras brasileiras trabalhará o tema da unidade. Já disponibilizamos na edição de dezembro o logo e todas as informações a respeito do tema. Nesta edição, abordamos a importância do Corpo de Cristo estar unido. Uma reflexão do Pastor Hernandes Dias Lopes a respeito da temática ajuda a ampliar os olhares ainda mais nesse sentido.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Bispo Paulo Lockmann emite nota sobre encontro com Papa

No mês de abril, o presidente do Concílio Mundial da Igreja Metodista se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Jornal Expositor Cristão: finalista do Prêmio Areté

O Expositor Cristão é finalista do Prêmio Areté, o mais importante do mercado editorial religioso brasileiro. “Areté” é uma palavra grega que significa excelência.

Escola Dominical, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Caminhando com as crianças: uma conversa com pais e educadores!

"Crianças aprendem mais com nosso exemplo do que por aquilo que falamos a elas". Confira a reflexão da coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão terá 30 mil exemplares em junho

Jornal também vai ganhar novo visual e melhor distribuição pelo Brasil